Kalulu : adaptação e avaliação do jogo digital para a alfabetização e aritmética básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olalla, Camilo Ernesto Subenko
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122271
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Katerina Lukasova
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spelling Kalulu : adaptação e avaliação do jogo digital para a alfabetização e aritmética básicaJOGOS DIGITAISGAMESEDUCAÇÃOALFABETIZAÇÃODIGITAL GAMESEDUCATIONLITERACYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Katerina LukasovaCoorientadora: Profa. Dra. Maria Teresa Carthery-GoulartDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, São Bernardo do Campo, 2019.Com o avanço tecnológico se expandindo cada vez mais, incluindo a internet, a ciência necessita atender demandas sociais, que alicercem avanços futuros. Recentemente os jogos digitais (games) estão sendo usados não apenas para o ensino de conteúdo escolar, mas também para o treino de habilidades específicas. Games de caráter educativo vêm progredindo juntamente com estas demandas, apontando para a possibilidade deste conteúdo treinado ser generalizado para outros saberes e habilidades. Com o público infantil das novas gerações fazendo uso cada mais intenso de tablets, celulares, games e aplicativos, são necessárias alternativas adequadas que respondam a esta exigência, mantendo a característica lúdica. Os games então demonstram ser instrumentos interessantes como resposta a esta questão, já que são ferramentas capazes de manter a motivação das crianças, ao mesmo tempo em que podem ser adequados a um contexto escolar. Uma opção dentro desta perspectiva é o Kalulu. Este game produzido na França tem por objetivo auxiliar na alfabetização de crianças, com a mediação mínima do professor. O objetivo principal do presente trabalho foi a tradução e adaptação do Kalulu para o Português, mas também teve como objetivo aplicar um piloto em uma escola pública, visando avaliar a experiência que os jogadores tiveram durante a intervenção com o game. Participaram 19 crianças de 5 a 6 anos, que jogaram 18 sessões, três vezes na semana, durante quase 2 meses. Foram aplicadas escalas de avaliação de experiência de usuário pré e pós intervenção, uma escala de satisfação em todas as sessões e avaliações de leitura e escrita, também pré e pós aplicação. Os resultados de experiência de usuário mostraram uma avaliação positiva do Kalulu, pela maioria das crianças, tanto no caráter de diversão quanto de jogabilidade. E mesmo com poucas sessões houve diferença no desempenho das crianças nas avaliações de escrita de letras isoladas (p = 0,008), ditado (para letras [p = 0,001] e bigramas[p = 0,029]) e leitura de letras isoladas (p = 0,001). O Kalulu foi aplicado dentro de uma sala de aula fazendo parte da rotina diária, sem modificação do ensino dos conteúdos propostos usualmente. Respostas positivas da professora e da coordenação sinalizaram que a aplicação foi adequada para o contexto escolar, o que é um indicador importante de que os games educativos possam ser incluídos nesta rotina acadêmica de ensino.Kalulu: adaptation and evaluation of the digital game for literacy and basic math. With expansion of technological advance, including the Internet, science needs to respond these social demands, which underpin future advances. Recently, the use of games are growing not only for teaching school content but also for training specific skills. Educational games have been progressing along with these demands, pointing to the possibility of this trained content generalize to other knowledge and skills. With the younger generation increasing the use of tablets, mobile phones, games and applications, appropriate alternatives need to respond this requirement while maintaining the playfulness. Games prove to be an interesting tool to answer this question. They are instruments capable of maintaining children's motivation, and at the same time, they may be appropriate for a school context. One option within this perspective is Kalulu. This game produced in France aims to assist in the literacy of children, with the minimum mediation of the teacher. The objective of the present work was the adaptation of Kalulu to Portuguese and the application in a public school aiming to evaluate the experience that the players had during the intervention. Nineteen children aged 5-6 years participated in 18 sessions, three times a week for almost 2 months. Evaluations included user experience assessment scales (pre and post intervention), a satisfaction scale in all sessions, and pre and post application reading and writing evaluations. The user experience results showed a positive evaluation of Kalulu by most children for both fun and gameplay features. Moreover, even with a few sessions, there was a difference in children's performance in the writing of single letters (p = 0.008), dictation (for letters [p = 0.001] and bigrams [p = 0.029]) and reading of single letters (p = 0.001). Kalulu occurred inside a classroom as part of the daily routine, without intervening in the teaching of usual proposed contents. Positive feedback from the teacher and coordination indicate that the application was appropriate for the school context, which is an important indicator that educational games can be included in this academic teaching routine.Lukasova, KaterinaCarthery-Goulart, Maria TeresaSilva, Mariana Penteado Nucci daAfonso, Priscila BenitezOlalla, Camilo Ernesto Subenko2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122271http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122271&midiaext=79549http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122271&midiaext=79550Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122271porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-01T18:30:21Zoai:BDTD:122271Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-04-01T18:30:21Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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