Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dra. Graciella Watanabe |
id |
UFBC_b9a69b8926966c8af8984ec96d915997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:111424 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médioENSINO DE FÍSICANARRATIVASCAPITAL CULTURALTEACHING PHYSICSNARRATIVESCULTURAL CAPITALPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Prof. Dra. Graciella WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2018.Esta Dissertação propõe o uso de narrativas com o objetivo de contribuir para o ensino de física na educação básica. A proposição do texto é, principalmente, fornecer uma seleção de sugestões de músicas e textos literários que têm elementos da física em sua construção e, consequentemente, auxiliem a tornar as práticas pedagógicas produtivas, interdisciplinares, diversificadas e inclusivas. Visando exemplificar a proposta, cada sugestão elencada está organizada em um quadro de análise que contém as características básicas da narrativa interpretada como as mais importantes, tais como: o tipo - se é música, literatura etc., título, autor, conteúdos de física que podem ser explorados, objetivos pedagógicos almejados, recursos didáticos necessários, trecho da obra de maior interesse e finalmente uma microanálise do texto em função de suas potenciais interpretações poéticas/científicas. O produto educacional apresenta, a partir dos resultados da nossa experiência, modos de aplicar tais sugestões nos contextos de sala de aula. Ainda, busca-se discutir o contexto cultural para melhor compreender o potencial das narrativas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, procuramos olhar a bibliografia de Pierre Bourdieu para nos apreendermos de alguns de seus mais importantes conceitos dentro da sociologia da educação, tais como capital cultural, habitus e violência simbólica.This dissertation proposes the use of narratives with the objective of contributing to the teaching of physics in basic education. The purpose of the text is mainly to provide a selection of suggestions of music and literary texts that have elements of physics in their construction and, consequently, help to make pedagogical practices productive, interdisciplinary, diversified and inclusive. In order to exemplify the proposal, each suggestion listed is organized in a framework of analysis that contains the basic characteristics of the narrative interpreted as the most important, such as: the type - whether it is music, literature, etc., title, author, physical contents that can be exploited, desired pedagogical objectives, necessary didactic resources, the most interesting piece of work and finally a microanalysis of the text in function of its potential poetic / scientific interpretations. The educational product presents, from the results of our experience, ways of applying such suggestions in the classroom contexts. Also, we seek to discuss the cultural context in order to better understand the potential of narratives in the teaching and learning process. Thus, we try to look at the bibliography of Pierre Bourdieu in order to learn some of his most important concepts within the sociology of education, such as cultural capital, habitus and symbolic violence.Watanabe, GraciellaCosta, Lúcio CamposMunhoz, Marcelo GameiroDomingos Junior, Antonio2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76677http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76678Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111424porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T09:32:56Zoai:BDTD:111424Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-04-30T09:32:56Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio |
title |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio |
spellingShingle |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio Domingos Junior, Antonio ENSINO DE FÍSICA NARRATIVAS CAPITAL CULTURAL TEACHING PHYSICS NARRATIVES CULTURAL CAPITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio |
title_full |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio |
title_fullStr |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio |
title_sort |
Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio |
author |
Domingos Junior, Antonio |
author_facet |
Domingos Junior, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Watanabe, Graciella Costa, Lúcio Campos Munhoz, Marcelo Gameiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos Junior, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE FÍSICA NARRATIVAS CAPITAL CULTURAL TEACHING PHYSICS NARRATIVES CULTURAL CAPITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
ENSINO DE FÍSICA NARRATIVAS CAPITAL CULTURAL TEACHING PHYSICS NARRATIVES CULTURAL CAPITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientadora: Prof. Dra. Graciella Watanabe |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76677 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76678 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 179 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263947948621824 |