Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos Junior, Antonio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Graciella Watanabe
id UFBC_b9a69b8926966c8af8984ec96d915997
oai_identifier_str oai:BDTD:111424
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médioENSINO DE FÍSICANARRATIVASCAPITAL CULTURALTEACHING PHYSICSNARRATIVESCULTURAL CAPITALPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Prof. Dra. Graciella WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2018.Esta Dissertação propõe o uso de narrativas com o objetivo de contribuir para o ensino de física na educação básica. A proposição do texto é, principalmente, fornecer uma seleção de sugestões de músicas e textos literários que têm elementos da física em sua construção e, consequentemente, auxiliem a tornar as práticas pedagógicas produtivas, interdisciplinares, diversificadas e inclusivas. Visando exemplificar a proposta, cada sugestão elencada está organizada em um quadro de análise que contém as características básicas da narrativa interpretada como as mais importantes, tais como: o tipo - se é música, literatura etc., título, autor, conteúdos de física que podem ser explorados, objetivos pedagógicos almejados, recursos didáticos necessários, trecho da obra de maior interesse e finalmente uma microanálise do texto em função de suas potenciais interpretações poéticas/científicas. O produto educacional apresenta, a partir dos resultados da nossa experiência, modos de aplicar tais sugestões nos contextos de sala de aula. Ainda, busca-se discutir o contexto cultural para melhor compreender o potencial das narrativas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, procuramos olhar a bibliografia de Pierre Bourdieu para nos apreendermos de alguns de seus mais importantes conceitos dentro da sociologia da educação, tais como capital cultural, habitus e violência simbólica.This dissertation proposes the use of narratives with the objective of contributing to the teaching of physics in basic education. The purpose of the text is mainly to provide a selection of suggestions of music and literary texts that have elements of physics in their construction and, consequently, help to make pedagogical practices productive, interdisciplinary, diversified and inclusive. In order to exemplify the proposal, each suggestion listed is organized in a framework of analysis that contains the basic characteristics of the narrative interpreted as the most important, such as: the type - whether it is music, literature, etc., title, author, physical contents that can be exploited, desired pedagogical objectives, necessary didactic resources, the most interesting piece of work and finally a microanalysis of the text in function of its potential poetic / scientific interpretations. The educational product presents, from the results of our experience, ways of applying such suggestions in the classroom contexts. Also, we seek to discuss the cultural context in order to better understand the potential of narratives in the teaching and learning process. Thus, we try to look at the bibliography of Pierre Bourdieu in order to learn some of his most important concepts within the sociology of education, such as cultural capital, habitus and symbolic violence.Watanabe, GraciellaCosta, Lúcio CamposMunhoz, Marcelo GameiroDomingos Junior, Antonio2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76677http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76678Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111424porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T09:32:56Zoai:BDTD:111424Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-04-30T09:32:56Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
title Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
spellingShingle Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
Domingos Junior, Antonio
ENSINO DE FÍSICA
NARRATIVAS
CAPITAL CULTURAL
TEACHING PHYSICS
NARRATIVES
CULTURAL CAPITAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
title_full Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
title_fullStr Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
title_full_unstemmed Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
title_sort Trabalhando narrativas para ensinar conhecimentos de física no ensino médio
author Domingos Junior, Antonio
author_facet Domingos Junior, Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Graciella
Costa, Lúcio Campos
Munhoz, Marcelo Gameiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos Junior, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FÍSICA
NARRATIVAS
CAPITAL CULTURAL
TEACHING PHYSICS
NARRATIVES
CULTURAL CAPITAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic ENSINO DE FÍSICA
NARRATIVAS
CAPITAL CULTURAL
TEACHING PHYSICS
NARRATIVES
CULTURAL CAPITAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientadora: Prof. Dra. Graciella Watanabe
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76677
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111424&midiaext=76678
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
179 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263947948621824