Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dra. Laura Paulucci Marinho |
id |
UFBC_966e68ab1c5d8e981d3a677de2d6a1de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:109212 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino MédioFÍSICA - ESTUDO E ENSINOJOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENSJOGOSPHYSICS EDUCATIONGAMESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Prof. Dra. Laura Paulucci MarinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2017.Jogos de interpretação de personagens, da sigla em inglês role-playing game (RPG), tornaram-se populares na década de 1980, sendo uma atividade mais colaborativa entre jogadores do que competitiva. Desta forma, seu uso torna-se bastante interessante do ponto de vista educacional. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de um jogo de RPG que pudesse ser aplicado a situações de ensino, em particular a tópicos associados ao ensino de física. Foi dada atenção a colocar regras que mantivessem os alunos engajados ao longo do jogo, introduzindo um sistema de pontos que os permitissem testar seus conhecimentos sobre o assunto de modo a avançar na história. Acompanhando este sistema, foi desenvolvida uma aventura sobre uma viagem futurística no sistema solar, o que permitiu tratar de tópicos como leis do movimento orbital e geração da energia nas estrelas. Este produto foi aplicado junto a três turmas de ensino médio na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos na cidade de Diadema, na grande São Paulo, num total de 50 alunos. O assunto abordado na aventura foi apresentado previamente aos alunos através de uma UEPS (unidade de ensino potencialmente significativa). A atividade se desenvolveu de maneira bastante produtiva e com participação ativa dos alunos. O questionário avaliativo aplicado indicou que a atividade foi recebida de forma positiva pelos alunos e que 87% deles gostariam que mais tópicos fossem vistos desta maneira. Os resultados mostram que a introdução do ensino a partir de atividades lúdicas é bem recebido pelos alunos e aumenta a interação professor-estudante em sala de aula. Nesse sentido, a introdução de jogos, em particular do RPG, pode auxiliar bastante a prática pedagógica do professor em sala de aula.Role-playing games (RPG) became popular in the 1980¿s being an activity with a more colaborative than competitive aspect. In this way, its use in a classroom environment becomes interesting from the educational perspective. The main goal of this work was to develop a RPG system that could be used under a teaching perspective, in particular to physics teaching topics. Special attention was given to stablish rules that could keep students engajed during the game by introducing a point system that allowed them to test their knowledgement on the subject as means to advance the story. Together with the RPG system developed, an adventure concerning a mission in the solar system taking place in the future was also created, which allowed to discuss topics such as laws of orbital motion and energy generation in stars. The resulting product was tested with three different high school for young adults teaching groups in the city of Diadema, great São Paulo, with a total of 50 students. The topics treated in the adventure had already been presented to the students using a UEPS (from the Portuguese, potentialy significative teaching unit). The activity was developed in a very productive way and with an active student participation. The evaluating questionary indicated that the activity was well evaluated by the students and that 87% of them would like more topics to be developed this way in the classroom. The results show that teaching from playful activities is well received by students and increases the teacher-student interaction in the classroom. In this sense, the introduction of games, in particular of RPG, may auxiliate the pedagogic practise of teachers in the classroom.Studart Filho, NelsonMarinho, Laura PaulucciCarvalho Neto, João Teles deSá, Clayton Dantas de2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75762http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75761Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109212porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:01:32Zoai:BDTD:109212Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:01:32Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio |
title |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio Sá, Clayton Dantas de FÍSICA - ESTUDO E ENSINO JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENS JOGOS PHYSICS EDUCATION GAMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio |
title_full |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio |
title_sort |
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio |
author |
Sá, Clayton Dantas de |
author_facet |
Sá, Clayton Dantas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Studart Filho, Nelson Marinho, Laura Paulucci Carvalho Neto, João Teles de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Clayton Dantas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENS JOGOS PHYSICS EDUCATION GAMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENS JOGOS PHYSICS EDUCATION GAMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientadora: Prof. Dra. Laura Paulucci Marinho |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75762 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75761 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 116 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263944705376256 |