Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Clayton Dantas de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Laura Paulucci Marinho
id UFBC_966e68ab1c5d8e981d3a677de2d6a1de
oai_identifier_str oai:BDTD:109212
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino MédioFÍSICA - ESTUDO E ENSINOJOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENSJOGOSPHYSICS EDUCATIONGAMESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Prof. Dra. Laura Paulucci MarinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2017.Jogos de interpretação de personagens, da sigla em inglês role-playing game (RPG), tornaram-se populares na década de 1980, sendo uma atividade mais colaborativa entre jogadores do que competitiva. Desta forma, seu uso torna-se bastante interessante do ponto de vista educacional. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de um jogo de RPG que pudesse ser aplicado a situações de ensino, em particular a tópicos associados ao ensino de física. Foi dada atenção a colocar regras que mantivessem os alunos engajados ao longo do jogo, introduzindo um sistema de pontos que os permitissem testar seus conhecimentos sobre o assunto de modo a avançar na história. Acompanhando este sistema, foi desenvolvida uma aventura sobre uma viagem futurística no sistema solar, o que permitiu tratar de tópicos como leis do movimento orbital e geração da energia nas estrelas. Este produto foi aplicado junto a três turmas de ensino médio na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos na cidade de Diadema, na grande São Paulo, num total de 50 alunos. O assunto abordado na aventura foi apresentado previamente aos alunos através de uma UEPS (unidade de ensino potencialmente significativa). A atividade se desenvolveu de maneira bastante produtiva e com participação ativa dos alunos. O questionário avaliativo aplicado indicou que a atividade foi recebida de forma positiva pelos alunos e que 87% deles gostariam que mais tópicos fossem vistos desta maneira. Os resultados mostram que a introdução do ensino a partir de atividades lúdicas é bem recebido pelos alunos e aumenta a interação professor-estudante em sala de aula. Nesse sentido, a introdução de jogos, em particular do RPG, pode auxiliar bastante a prática pedagógica do professor em sala de aula.Role-playing games (RPG) became popular in the 1980¿s being an activity with a more colaborative than competitive aspect. In this way, its use in a classroom environment becomes interesting from the educational perspective. The main goal of this work was to develop a RPG system that could be used under a teaching perspective, in particular to physics teaching topics. Special attention was given to stablish rules that could keep students engajed during the game by introducing a point system that allowed them to test their knowledgement on the subject as means to advance the story. Together with the RPG system developed, an adventure concerning a mission in the solar system taking place in the future was also created, which allowed to discuss topics such as laws of orbital motion and energy generation in stars. The resulting product was tested with three different high school for young adults teaching groups in the city of Diadema, great São Paulo, with a total of 50 students. The topics treated in the adventure had already been presented to the students using a UEPS (from the Portuguese, potentialy significative teaching unit). The activity was developed in a very productive way and with an active student participation. The evaluating questionary indicated that the activity was well evaluated by the students and that 87% of them would like more topics to be developed this way in the classroom. The results show that teaching from playful activities is well received by students and increases the teacher-student interaction in the classroom. In this sense, the introduction of games, in particular of RPG, may auxiliate the pedagogic practise of teachers in the classroom.Studart Filho, NelsonMarinho, Laura PaulucciCarvalho Neto, João Teles deSá, Clayton Dantas de2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75762http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75761Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109212porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:01:32Zoai:BDTD:109212Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:01:32Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
title Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
spellingShingle Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
Sá, Clayton Dantas de
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENS
JOGOS
PHYSICS EDUCATION
GAMES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
title_full Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
title_fullStr Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
title_sort Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de física para alunos do Ensino Médio
author Sá, Clayton Dantas de
author_facet Sá, Clayton Dantas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Studart Filho, Nelson
Marinho, Laura Paulucci
Carvalho Neto, João Teles de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Clayton Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENS
JOGOS
PHYSICS EDUCATION
GAMES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGENS
JOGOS
PHYSICS EDUCATION
GAMES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientadora: Prof. Dra. Laura Paulucci Marinho
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75762
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109212&midiaext=75761
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
116 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263944705376256