Possibilidades de alfabetização científica no complexo astronômico da Sabina-Escola parque do conhecimento
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123643 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Adriana Pugliese Netto Lamas |
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Possibilidades de alfabetização científica no complexo astronômico da Sabina-Escola parque do conhecimentoALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICADIVULGAÇÃO CIENTÍFICAENSINO DE ASTRONOMIAENSINO DE CIÊNCIASSCIENTIFIC LITERACYSCIENTIFIC COMMUNICATIONASTRONOMY TEACHINGSCIENCE TEACHINGPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Adriana Pugliese Netto LamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2019Compreendemos os museus e centros de ciências como importantes ferramentas de formação de professores e estudantes, sendo um espaço que desperta o interesse por temas relativos às ciências para visitantes espontâneos e público escolar . Assim, um local propício à divulgação científica, produção de conhecimento, reflexões e Alfabetização Científica (AC). Para a realização desta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, na perspectiva de um estudo de caso, na qual se realizou análise do cenário expositivo de espaços museais. Esta pesquisa teve por finalidade analisar as possibilidades de Alfabetização Científica do complexo astronômico da Sabina ¿ Escola Parque do Conhecimento a partir do acervo permanente em seu Laboratório Astronômico, possibilidades interativas nos espaços ao ar livre do Núcleo de Observação do Céu e das apresentações e atividades realizadas no Planetário e Cinedome Johannes Kepler. Buscamos responder a seguinte pergunta "Como o acervo e as atividades realizadas no Complexo Astronômico da Sabina ¿ Escola Parque do Conhecimento podem alfabetizar cientificamente seus visitantes e monitores, contribuindo assim para o seu processo formativo?". As análises dos dados coletados nos espaços são feitas com as ferramentas Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica e Indicadores de AC para ações de educação não formal, disponíveis na literatura específica de ensino de ciências. Em relação aos dados coletados e analisados, a partir dos indicadores e atributos propostos na literatura sobre educação em museus, pode-se entender o espaço físico do complexo astronômico, tendo destaque o Laboratório Astronômico da instituição, como importante meio de Alfabetização Científica, não só de visitantes espontâneos e grupos escolares, mas também para o educador do espaço. Sugere-se o atributo História da Ciência para o indicador Científico de modo que possibilite descrever e explicar aspectos específicos dos espaços de análise, uma vez que se entende do ponto de vista fisico e filosófico que "olhar para o céu é olhar para o passado", nessa perspectiva, discutindo, por exemplo, aspectos de etnoastronomia presentes no Núcleo de Observação do Céu. Por fim, após analisar o acervo expositivo, atividades, equipamentos interativos, sessões do planetário, dentre outros aspectos, que a pesquisa apresenta como resultado que os eixos e indicadores de Alfabetização Científica são contemplados nas instalações, acervo e propostas pedagógicas da Sabina.We understand museums and science centers as important tools for training teachers and students, being a space that arouses interest in science-related topics for spontaneous visitors and the school audience. Thus, a place conducive to scientific dissemination, knowledge production, reflections and Scientific Literacy (AC). In order to carry out this research, the qualitative methodology was used, in the perspective of a case study, in which an analysis of the exhibition scenario of museum spaces was carried out. This research aimed to analyze the possibilities of Scientific Literacy of the astronomical complex of Sabina - Escola Parque do Conhecimento from the permanent collection in its Astronomical Laboratory, interactive possibilities in the open spaces of the Sky Observation Center and the presentations and activities carried out at the Planetarium and Cinedome Johannes Kepler. We seek to answer the following question "How can the collection and activities carried out at the Sabina Astronomical Complex - Parque do Conhecimento School scientifically literate its visitors and monitors, thus contributing to its formative process?". The analyzes of the data collected in the spaces are made with the Structural Axes of Scientific Literacy and AC Indicators tools for non-formal education actions, available in the specific science teaching literature. Regarding the data collected and analyzed, from the indicators and attributes proposed in the literature on education in museums, one can understand the physical space of the astronomical complex, with emphasis on the Astronomical Laboratory of the institution, as an important means of Scientific Literacy, not only spontaneous visitors and school groups, but also for the space educator. The History of Science attribute is suggested for the Scientific indicator so that it is possible to describe and explain specific aspects of the spaces of analysis, since it is understood from the physical and philosophical point of view that "looking at the sky is looking at the past" , in this perspective, discussing, for example, aspects of ethnoastronomy present in the Sky Observation Center. Finally, after analyzing the exhibition collection, activities, interactive equipment, planetarium sessions, among other aspects, that the research presents as a result that axes and indicators of Scientific Literacy are included in Sabina's installations, collection and pedagogical proposals.Lamas, Adriana Pugliese NettoBertozzo, Tania Maria CeratiAlbrecht, EvonirUniversidade Federal do ABCAlvaide, Nathalie De Freitas2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123643http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123643&midiaext=80543http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123643&midiaext=80542Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123643porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T09:39:09Zoai:BDTD:123643Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-09-04T09:39:09Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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