O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Jose Roberto Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-07032023-212151/
Resumo: Sempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os estudantes mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas têm o potencial de melhorar a experiência de aprendizado dos estudantes, gerando maior interesse e engajamento. No caso do Ensino de Ciências por Investigação e Argumentação, essa metodologia pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica, ao mostrar aos estudantes como a Ciência evolui e como a metodologia científica pode ser aplicada na resolução de problemas, através da pesquisa e da busca racional por evidências. Dessa forma, os alunos podem aprender não apenas os conceitos científicos, mas também a importância da investigação e da argumentação na construção do conhecimento científico. Por outro lado, além do baixo nível de Letramento Científico, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) nos mostra também a baixa proficiência em leitura e compreensão de textos dos estudantes brasileiros. De face com essa realidade nossa proposta é a aplicação de artigos e textos de divulgação científica sobre Astronomia para promover um ganho simultâneo em todos esses quesitos. Nosso trabalho está ancorado na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca oferecer referências teóricas e práticas, ou seja, um conjunto de informações e dados que fundamentam as novas formas de ensinar e aprender utilizando Metodologias Ativas e Ensino de Ciências por Investigação aos professores que se interessarem a ir por esse caminho. Realizamos algumas experiências feitas em sala de aula e forneceremos uma lista de artigos e textos científicos que podem ser utilizados pelos meus colegas de profissão.
id USP_2d088ccda8203aab05aea3f576549fcb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07032023-212151
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científicaThe teaching of Astronomy in the promotion of scientific literacyAlfabetização CientíficaAstronomy TeachingEducação CientíficaEnsino de AstronomiaEnsino de Ciências por InvestigaçãoLetramento CientíficoScience Teaching by InvestigationScientific EducationScientific LiteracySempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os estudantes mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas têm o potencial de melhorar a experiência de aprendizado dos estudantes, gerando maior interesse e engajamento. No caso do Ensino de Ciências por Investigação e Argumentação, essa metodologia pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica, ao mostrar aos estudantes como a Ciência evolui e como a metodologia científica pode ser aplicada na resolução de problemas, através da pesquisa e da busca racional por evidências. Dessa forma, os alunos podem aprender não apenas os conceitos científicos, mas também a importância da investigação e da argumentação na construção do conhecimento científico. Por outro lado, além do baixo nível de Letramento Científico, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) nos mostra também a baixa proficiência em leitura e compreensão de textos dos estudantes brasileiros. De face com essa realidade nossa proposta é a aplicação de artigos e textos de divulgação científica sobre Astronomia para promover um ganho simultâneo em todos esses quesitos. Nosso trabalho está ancorado na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca oferecer referências teóricas e práticas, ou seja, um conjunto de informações e dados que fundamentam as novas formas de ensinar e aprender utilizando Metodologias Ativas e Ensino de Ciências por Investigação aos professores que se interessarem a ir por esse caminho. Realizamos algumas experiências feitas em sala de aula e forneceremos uma lista de artigos e textos científicos que podem ser utilizados pelos meus colegas de profissão.I have always been a content teacher, I love explaining theory and solving exercises, on the other hand since my training I learned the importance that experiences and practical applications, of Physics and Science in general, have in learning. Society has changed, students have changed and the school is becoming unattractive to students, and if some change is not made, this disinterest will only increase. Active Methodologies have the potential to improve students\' learning experience, generating greater interest and engagement. In the case of Science Teaching through Investigation and Argumentation, this methodology can significantly contribute to Scientific Literacy, by showing students how Science evolves and how scientific methodology can be applied in problem solving, through research and the rational search for evidence. In this way, students can learn not only scientific concepts, but also the importance of investigation and argumentation in the construction of scientific knowledge. On the other hand, in addition to the low level of Scientific Literacy, the Programme for International Student Assessment (PISA) also shows the low proficiency in reading and comprehension of texts by Brazilian students. Faced with this reality, our proposal is the application of scientific articles and texts on Astronomy to promote a simultaneous gain in all these aspects. Our work is anchored in the National Common Curricular Base and in the National Curriculum Parameters and seeks to offer theoretical and practical references, that is, a set of information and data that underlie new ways of teaching and learning using Active Methodologies and Science Teaching through Investigation to students. teachers who are interested in going down this path. We carried out some experiments done in the classroom and will provide a list of articles and scientific texts that can be used by my professional colleagues.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeister, Nelson VaniLeal, Jose Roberto Rodrigues2023-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-07032023-212151/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-08T13:19:42Zoai:teses.usp.br:tde-07032023-212151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-08T13:19:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
The teaching of Astronomy in the promotion of scientific literacy
title O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
spellingShingle O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
Leal, Jose Roberto Rodrigues
Alfabetização Científica
Astronomy Teaching
Educação Científica
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Letramento Científico
Science Teaching by Investigation
Scientific Education
Scientific Literacy
title_short O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
title_full O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
title_fullStr O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
title_full_unstemmed O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
title_sort O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica
author Leal, Jose Roberto Rodrigues
author_facet Leal, Jose Roberto Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leister, Nelson Vani
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Jose Roberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Astronomy Teaching
Educação Científica
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Letramento Científico
Science Teaching by Investigation
Scientific Education
Scientific Literacy
topic Alfabetização Científica
Astronomy Teaching
Educação Científica
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Letramento Científico
Science Teaching by Investigation
Scientific Education
Scientific Literacy
description Sempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os estudantes mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas têm o potencial de melhorar a experiência de aprendizado dos estudantes, gerando maior interesse e engajamento. No caso do Ensino de Ciências por Investigação e Argumentação, essa metodologia pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica, ao mostrar aos estudantes como a Ciência evolui e como a metodologia científica pode ser aplicada na resolução de problemas, através da pesquisa e da busca racional por evidências. Dessa forma, os alunos podem aprender não apenas os conceitos científicos, mas também a importância da investigação e da argumentação na construção do conhecimento científico. Por outro lado, além do baixo nível de Letramento Científico, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) nos mostra também a baixa proficiência em leitura e compreensão de textos dos estudantes brasileiros. De face com essa realidade nossa proposta é a aplicação de artigos e textos de divulgação científica sobre Astronomia para promover um ganho simultâneo em todos esses quesitos. Nosso trabalho está ancorado na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca oferecer referências teóricas e práticas, ou seja, um conjunto de informações e dados que fundamentam as novas formas de ensinar e aprender utilizando Metodologias Ativas e Ensino de Ciências por Investigação aos professores que se interessarem a ir por esse caminho. Realizamos algumas experiências feitas em sala de aula e forneceremos uma lista de artigos e textos científicos que podem ser utilizados pelos meus colegas de profissão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-07032023-212151/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-07032023-212151/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256779151376384