Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça Ferreira |
id |
UFBC_d254693c76550c6088b67c6d10ff399f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:120628 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médioGAMIFICAÇÃOMODELOS ATÔMICOSFÍSICA MODERNAENSINO MÉDIOGAMIFICATIONATOMIC MODELSMODERN PHYSICSHIGH SCHOOLPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2019.Este trabalho propõe uma sequência didática que explora os elementos da gamificação e as metodologias ativas para o ensino dos modelos atômicos para o Ensino Médio. A gamificação consiste na utilização de elementos dos games (mecânicas, estratégias, pensamentos) fora do contexto de games, com a finalidade de motivar os indivíduos à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagens. Embora a abordagem proposta contemple a evolução histórica dos modelos atômicos, nosso propósito principal foi avançar na compreensão de um modelo atômico quântico que vai além da quantização da energia, incluindo a natureza dual (onda/partícula) do elétron e o caráter probabilístico da sua localização. A sequência explora as potencialidades das metodologias Sala de Aula Invertida e Ensino Sob Medida, combinando a utilização de Objetos Educacionais Digitais e de Tecnologias de Informação e Comunicação. A sequência foi desenvolvida em uma turma de 27 alunos da 3ª série, concluintes do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio, no município de Barueri, na grande São Paulo. No contexto de uma dinâmica gamificada, foram propostas diferentes atividades, ou missões, que foram realizadas pelos alunos organizados em grupos, as chamadas guildas. Como ferramenta de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre o tema "átomo", foram analisados os mapas mentais elaborados pelas guildas previamente ao início do desenvolvimento da sequência e ao final. Como produto deste trabalho, apresentamos um guia para o professor com orientações para desenvolver esta sequência gamificada sobre modelos atômicos em sua prática pedagógica.This work proposes a didactic sequence that explores the elements of gamification and active methodologies for the study of atomic models in a High School level. Gamification is the use of game design and mechanisms to motivate student participation and engagement, and to promote learning. Although the proposed contemplates the historical evolution of the atomic models, our main purpose is to advance in the understanding of a quantum atomic model beyond the quantization of the energy, discussing the dual nature (wave/particle) of the electron and the probabilistic character of its localization. The sequence explores the potentialities of the Flipped Classroom and Just-in-time teaching methodologies, combining the use of Digital Educational Objects and Information and Communication. The sequence was developed in a class of 27 seniors students from the technical course of integrated Chemistry to High School in Barueri, located in the great São Paulo. In a gamified approach, student groups, the so-called guilds, realized a number of activities, or missions. As evaluation tool of student knowledge about the atom, we analyzed the mind maps drawn by the guilds previously to the sequence development and at the end. We propose as a product a teacher¿s guide to develop a gamified sequence to teach atomic models.Ferreira, Leticie MendonçaPires, Marcelo Oliveira da CostaVieira, Rui Manoel de BastosFiziotto, Ricardo de Barros Silva2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77988http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77987Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120628porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-06T19:29:04Zoai:BDTD:120628Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2020-02-06T19:29:04Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio |
title |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio Fiziotto, Ricardo de Barros Silva GAMIFICAÇÃO MODELOS ATÔMICOS FÍSICA MODERNA ENSINO MÉDIO GAMIFICATION ATOMIC MODELS MODERN PHYSICS HIGH SCHOOL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio |
title_full |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio |
title_sort |
Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio |
author |
Fiziotto, Ricardo de Barros Silva |
author_facet |
Fiziotto, Ricardo de Barros Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Leticie Mendonça Pires, Marcelo Oliveira da Costa Vieira, Rui Manoel de Bastos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiziotto, Ricardo de Barros Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GAMIFICAÇÃO MODELOS ATÔMICOS FÍSICA MODERNA ENSINO MÉDIO GAMIFICATION ATOMIC MODELS MODERN PHYSICS HIGH SCHOOL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
GAMIFICAÇÃO MODELOS ATÔMICOS FÍSICA MODERNA ENSINO MÉDIO GAMIFICATION ATOMIC MODELS MODERN PHYSICS HIGH SCHOOL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça Ferreira |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77988 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77987 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 165 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502104584454144 |