Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiziotto, Ricardo de Barros Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça Ferreira
id UFBC_d254693c76550c6088b67c6d10ff399f
oai_identifier_str oai:BDTD:120628
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médioGAMIFICAÇÃOMODELOS ATÔMICOSFÍSICA MODERNAENSINO MÉDIOGAMIFICATIONATOMIC MODELSMODERN PHYSICSHIGH SCHOOLPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2019.Este trabalho propõe uma sequência didática que explora os elementos da gamificação e as metodologias ativas para o ensino dos modelos atômicos para o Ensino Médio. A gamificação consiste na utilização de elementos dos games (mecânicas, estratégias, pensamentos) fora do contexto de games, com a finalidade de motivar os indivíduos à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagens. Embora a abordagem proposta contemple a evolução histórica dos modelos atômicos, nosso propósito principal foi avançar na compreensão de um modelo atômico quântico que vai além da quantização da energia, incluindo a natureza dual (onda/partícula) do elétron e o caráter probabilístico da sua localização. A sequência explora as potencialidades das metodologias Sala de Aula Invertida e Ensino Sob Medida, combinando a utilização de Objetos Educacionais Digitais e de Tecnologias de Informação e Comunicação. A sequência foi desenvolvida em uma turma de 27 alunos da 3ª série, concluintes do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio, no município de Barueri, na grande São Paulo. No contexto de uma dinâmica gamificada, foram propostas diferentes atividades, ou missões, que foram realizadas pelos alunos organizados em grupos, as chamadas guildas. Como ferramenta de avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre o tema "átomo", foram analisados os mapas mentais elaborados pelas guildas previamente ao início do desenvolvimento da sequência e ao final. Como produto deste trabalho, apresentamos um guia para o professor com orientações para desenvolver esta sequência gamificada sobre modelos atômicos em sua prática pedagógica.This work proposes a didactic sequence that explores the elements of gamification and active methodologies for the study of atomic models in a High School level. Gamification is the use of game design and mechanisms to motivate student participation and engagement, and to promote learning. Although the proposed contemplates the historical evolution of the atomic models, our main purpose is to advance in the understanding of a quantum atomic model beyond the quantization of the energy, discussing the dual nature (wave/particle) of the electron and the probabilistic character of its localization. The sequence explores the potentialities of the Flipped Classroom and Just-in-time teaching methodologies, combining the use of Digital Educational Objects and Information and Communication. The sequence was developed in a class of 27 seniors students from the technical course of integrated Chemistry to High School in Barueri, located in the great São Paulo. In a gamified approach, student groups, the so-called guilds, realized a number of activities, or missions. As evaluation tool of student knowledge about the atom, we analyzed the mind maps drawn by the guilds previously to the sequence development and at the end. We propose as a product a teacher¿s guide to develop a gamified sequence to teach atomic models.Ferreira, Leticie MendonçaPires, Marcelo Oliveira da CostaVieira, Rui Manoel de BastosFiziotto, Ricardo de Barros Silva2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77988http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77987Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120628porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-06T19:29:04Zoai:BDTD:120628Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2020-02-06T19:29:04Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
title Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
spellingShingle Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
Fiziotto, Ricardo de Barros Silva
GAMIFICAÇÃO
MODELOS ATÔMICOS
FÍSICA MODERNA
ENSINO MÉDIO
GAMIFICATION
ATOMIC MODELS
MODERN PHYSICS
HIGH SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
title_full Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
title_fullStr Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
title_sort Gamificação : uma proposta de abordagem de modelos atômicos para estudantes do ensino médio
author Fiziotto, Ricardo de Barros Silva
author_facet Fiziotto, Ricardo de Barros Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Leticie Mendonça
Pires, Marcelo Oliveira da Costa
Vieira, Rui Manoel de Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiziotto, Ricardo de Barros Silva
dc.subject.por.fl_str_mv GAMIFICAÇÃO
MODELOS ATÔMICOS
FÍSICA MODERNA
ENSINO MÉDIO
GAMIFICATION
ATOMIC MODELS
MODERN PHYSICS
HIGH SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic GAMIFICAÇÃO
MODELOS ATÔMICOS
FÍSICA MODERNA
ENSINO MÉDIO
GAMIFICATION
ATOMIC MODELS
MODERN PHYSICS
HIGH SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Leticie Mendonça Ferreira
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77988
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120628&midiaext=77987
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502104584454144