Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Thiago Fernandes Maximo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nelson Studart
id UFBC_94d2b7462abc654376359467424c6466
oai_identifier_str oai:BDTD:108475
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino MédioGAMIFICAÇÃOGRAVIDADEJOGOS DE COMPUTADORGAMIFICATIONGAMESGRAVITATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Nelson StudartDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2017.Atualmente, o ensino de física no Brasil se apresenta focado nos conteúdos de vestibulares e metodologias de ensinotradicionais em queo professor, detentor do conhecimento, baseia a sua aula na exposição de conteúdos e resolução de exercícios. Na perspectiva de mudança, o produtoeducacional apresentado nessa dissertação tem como objetivoutilizar uma metodologia ativa e inovadora, no caso a gamificação, que visa estimular o engajamento, compartilhar experiências e promover a aprendizagem,usando elementos do design e da mecânica dos games. O produto consiste em uma sequência didática para ensinar conceitos de gravitação para alunos do Ensino Médio. Na realização das atividades, tendo os alunos como foco principal do processo de ensino e aprendizagem, são empregados objetos educacionais digitais como vídeos,simulações e games bem como textos significativos de física e filmes comerciais de ficção científica. Esta dissertação descreve a concepção, aplicação do produto, os resultados obtidos e traz todo o material usado em sua aplicação, além de pesquisa de satisfação dos alunos envolvidos.The current Physics teaching in Brazil is mostly focused on the student¿s preparation to accessing higher education institutions. It is used the traditional teaching method in which the teacher, holder of the physical knowledge, bases his instruction on content exposure and resolution of problems. In the perspective of paradigm change, the educational product presented in this dissertation introduces an innovative active methodology, in this case the gamification process, which intends to stimulate engagement, share experiences and promote learning, using elements of game design and mechanics. The product consists of a didactic sequence to teach gravitation concepts to high school students. By carrying out the activities, with the students as the focus of the teaching-learning process, digital educational objects such as videos, simulations and games as well as significant texts of physics and commercial science fiction films are employed. This dissertation describes the design, application of the product in the classroom; the results obtained and bring all the material used in its application, as well as a satisfaction survey of the students involved.Studart Filho, NelsonPietrocola, Maurício, 1961-Pires, Marcelo Oliveira da CostaTeixeira, Thiago Fernandes Maximo2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf152 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475&midiaext=75220http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475&midiaext=75219Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108475porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:05:07Zoai:BDTD:108475Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:05:07Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
title Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
spellingShingle Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
Teixeira, Thiago Fernandes Maximo
GAMIFICAÇÃO
GRAVIDADE
JOGOS DE COMPUTADOR
GAMIFICATION
GAMES
GRAVITATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
title_full Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
title_fullStr Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
title_full_unstemmed Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
title_sort Gamificação, uma estratégia para promover o ensino e aprendizagem de gravitação no Ensino Médio
author Teixeira, Thiago Fernandes Maximo
author_facet Teixeira, Thiago Fernandes Maximo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Studart Filho, Nelson
Pietrocola, Maurício, 1961-
Pires, Marcelo Oliveira da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Thiago Fernandes Maximo
dc.subject.por.fl_str_mv GAMIFICAÇÃO
GRAVIDADE
JOGOS DE COMPUTADOR
GAMIFICATION
GAMES
GRAVITATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic GAMIFICAÇÃO
GRAVIDADE
JOGOS DE COMPUTADOR
GAMIFICATION
GAMES
GRAVITATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Nelson Studart
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475&midiaext=75220
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108475&midiaext=75219
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
152 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502100290535424