A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred HitchcockENSINO DE FILOSOFIAALFRED HITCHCOCKFILOSOFIA E CINEMAALAIN BADIOUEXPERIÊNCIA FILOSÓFICAPHILOSOPHY TEACHINGPHILOSOPHY AND CINEMAPHILOSOPHICAL EXPERIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAOrientador: Alexander de FreitasDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, São Bernardo do Campo, 2020.Nesta pesquisa apresento a construção, a execução e os resultados de um projeto elaborado sobre cinema e filosofia, a partir das experiências vivenciadas ministrando aulas de Filosofia na Escola Estadual Cidade de Hiroshima, situada na região metropolitana de São Paulo. A pesquisa disserta e problematiza sobre a produção estética do suspense no cinema de Alfred Hitchcock para pensar o Ensino de Filosofia, considerando o público da segunda série do Ensino Médio. O objetivo principal é produzir experiências cinematográficas capazes de levar à conversão, desnaturalização e/ou transformação da percepção, da sensibilidade e do olhar dos estudantes, bem como da docente responsável pela pesquisa, usando o conceito de cinema como experimentação filosófica de Alain Badiou. A hipótese é que a experimentação filosófica propiciada pelo cinema se dá através de rupturas e de sínteses disjuntivas que são oferecidas pelas pistas e pelos indícios que são apresentados nas obras cinematográficas de Hitchcock. A pesquisa relata as experiências iniciais do uso do cinema em sala de aula como agente de sensibilização e como recurso didático-pedagógico e apresenta a mudança para um novo paradigma, que propõe uma abordagem do cinema através do campo da estética e da linguagem cinematográfica. Dentre os autores que deram subsídios e fundamentações técnicas, históricas, teóricas e metodológicas para a construção da pesquisa, destacam-se: Inácio Araújo, Jacques Aumont, David Bordwell, e François Truffaut. Como resultados da pesquisa, apresento e discuto o material didático que foi elaborado para trabalhar com a produção estética do suspense no cinema de Hitchcock no âmbito do Ensino de Filosofia e as experiências da professora-pesquisadora em sua aplicação junto ao público do Ensino Médio. Por fim, discorro sobre o papel do cinema de Hitchcock para o Ensino de Filosofia, em especial, a partir das pistas e indícios presentes na obra A sombra de uma dúvida (1943), sob a ótica de um paradigma indiciário (Ginzburg).In this research I present the construction, execution and results of a project elaborated on cinema and philosophy, based on the experiences of teaching Philosophy classes at Escola Estadual Cidade de Hiroshima, located in the city of São Paulo. Also aims to discuss the aesthetical production of the suspense in Alfred Hitchcock¿s cinema in order to consider the Teaching of Philosophy, having High School¿s students in the second grade in consideration. The main objective is to produce cinematic experiences capable of leading to the conversion, denaturalization and/or transformation of the perception, sensitivity and regard of the students, as well as that of the teacher responsible for the research, using the concept of cinema as a philosophical experimentation the way it is proposed by Alain Badiou. Our hypothesis is that the philosophical experimentation provided by the cinema occurs through ruptures and disjunctive synthesis that are offered by the clues and the evidence that are presented in Hitchcock's films. The research reports the initial experiences of using cinema in the classroom as an awareness-raising agent and as a didactic-pedagogical resource and presents the change to a new paradigm, which proposes an approach to cinema through the field of aesthetics and cinematic language. Among the authors who provided technical, historical, theoretical and methodological support and foundations for the construction of the research, the following stand out: Inácio Araújo, Jacques Aumont, David Bordwell, and François Truffaut. As result of the research, I present and discuss the didactic material that was elaborated to work with the aesthetical production of the suspense in Hitchcock¿s cinematography in the scope of Philosophy¿s Teaching and the experiences of the teacher/researcher in its application with High School¿s students. Finally, I discuss the role of Hitchcock's cinematography for the Philosophy¿s Teaching from the perspective of an indicative paradigm (Ginzburg) based on the clues and evidence present in The Shadow of a Doubt (1943).Freitas, Alexander deAlmeida, Rogério dePereira, Marinê de SouzaOliveira, Maria Aparecida Souza2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921&midiaext=78804http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921&midiaext=78803Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121921porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-15T09:01:54Zoai:BDTD:121921Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-15T09:01:54Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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