A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Aparecida Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921
Resumo: Orientador: Alexander de Freitas
id UFBC_d2fc16f0ea53afbb4c1a4d87c4dcd9b9
oai_identifier_str oai:BDTD:121921
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred HitchcockENSINO DE FILOSOFIAALFRED HITCHCOCKFILOSOFIA E CINEMAALAIN BADIOUEXPERIÊNCIA FILOSÓFICAPHILOSOPHY TEACHINGPHILOSOPHY AND CINEMAPHILOSOPHICAL EXPERIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIAOrientador: Alexander de FreitasDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, São Bernardo do Campo, 2020.Nesta pesquisa apresento a construção, a execução e os resultados de um projeto elaborado sobre cinema e filosofia, a partir das experiências vivenciadas ministrando aulas de Filosofia na Escola Estadual Cidade de Hiroshima, situada na região metropolitana de São Paulo. A pesquisa disserta e problematiza sobre a produção estética do suspense no cinema de Alfred Hitchcock para pensar o Ensino de Filosofia, considerando o público da segunda série do Ensino Médio. O objetivo principal é produzir experiências cinematográficas capazes de levar à conversão, desnaturalização e/ou transformação da percepção, da sensibilidade e do olhar dos estudantes, bem como da docente responsável pela pesquisa, usando o conceito de cinema como experimentação filosófica de Alain Badiou. A hipótese é que a experimentação filosófica propiciada pelo cinema se dá através de rupturas e de sínteses disjuntivas que são oferecidas pelas pistas e pelos indícios que são apresentados nas obras cinematográficas de Hitchcock. A pesquisa relata as experiências iniciais do uso do cinema em sala de aula como agente de sensibilização e como recurso didático-pedagógico e apresenta a mudança para um novo paradigma, que propõe uma abordagem do cinema através do campo da estética e da linguagem cinematográfica. Dentre os autores que deram subsídios e fundamentações técnicas, históricas, teóricas e metodológicas para a construção da pesquisa, destacam-se: Inácio Araújo, Jacques Aumont, David Bordwell, e François Truffaut. Como resultados da pesquisa, apresento e discuto o material didático que foi elaborado para trabalhar com a produção estética do suspense no cinema de Hitchcock no âmbito do Ensino de Filosofia e as experiências da professora-pesquisadora em sua aplicação junto ao público do Ensino Médio. Por fim, discorro sobre o papel do cinema de Hitchcock para o Ensino de Filosofia, em especial, a partir das pistas e indícios presentes na obra A sombra de uma dúvida (1943), sob a ótica de um paradigma indiciário (Ginzburg).In this research I present the construction, execution and results of a project elaborated on cinema and philosophy, based on the experiences of teaching Philosophy classes at Escola Estadual Cidade de Hiroshima, located in the city of São Paulo. Also aims to discuss the aesthetical production of the suspense in Alfred Hitchcock¿s cinema in order to consider the Teaching of Philosophy, having High School¿s students in the second grade in consideration. The main objective is to produce cinematic experiences capable of leading to the conversion, denaturalization and/or transformation of the perception, sensitivity and regard of the students, as well as that of the teacher responsible for the research, using the concept of cinema as a philosophical experimentation the way it is proposed by Alain Badiou. Our hypothesis is that the philosophical experimentation provided by the cinema occurs through ruptures and disjunctive synthesis that are offered by the clues and the evidence that are presented in Hitchcock's films. The research reports the initial experiences of using cinema in the classroom as an awareness-raising agent and as a didactic-pedagogical resource and presents the change to a new paradigm, which proposes an approach to cinema through the field of aesthetics and cinematic language. Among the authors who provided technical, historical, theoretical and methodological support and foundations for the construction of the research, the following stand out: Inácio Araújo, Jacques Aumont, David Bordwell, and François Truffaut. As result of the research, I present and discuss the didactic material that was elaborated to work with the aesthetical production of the suspense in Hitchcock¿s cinematography in the scope of Philosophy¿s Teaching and the experiences of the teacher/researcher in its application with High School¿s students. Finally, I discuss the role of Hitchcock's cinematography for the Philosophy¿s Teaching from the perspective of an indicative paradigm (Ginzburg) based on the clues and evidence present in The Shadow of a Doubt (1943).Freitas, Alexander deAlmeida, Rogério dePereira, Marinê de SouzaOliveira, Maria Aparecida Souza2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921&midiaext=78804http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921&midiaext=78803Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121921porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-15T09:01:54Zoai:BDTD:121921Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-15T09:01:54Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
title A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
spellingShingle A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
Oliveira, Maria Aparecida Souza
ENSINO DE FILOSOFIA
ALFRED HITCHCOCK
FILOSOFIA E CINEMA
ALAIN BADIOU
EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
PHILOSOPHY TEACHING
PHILOSOPHY AND CINEMA
PHILOSOPHICAL EXPERIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
title_short A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
title_full A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
title_fullStr A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
title_full_unstemmed A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
title_sort A experiência filosófica e o cinema : um ensino de filosofia a partir da estética e da linguagem cinematográfica na obra de Alfred Hitchcock
author Oliveira, Maria Aparecida Souza
author_facet Oliveira, Maria Aparecida Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Alexander de
Almeida, Rogério de
Pereira, Marinê de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Aparecida Souza
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FILOSOFIA
ALFRED HITCHCOCK
FILOSOFIA E CINEMA
ALAIN BADIOU
EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
PHILOSOPHY TEACHING
PHILOSOPHY AND CINEMA
PHILOSOPHICAL EXPERIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
topic ENSINO DE FILOSOFIA
ALFRED HITCHCOCK
FILOSOFIA E CINEMA
ALAIN BADIOU
EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
PHILOSOPHY TEACHING
PHILOSOPHY AND CINEMA
PHILOSOPHICAL EXPERIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA
description Orientador: Alexander de Freitas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921&midiaext=78804
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121921&midiaext=78803
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121921
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502106111180800