Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscila Martins Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Marinê de Souza Pereira.
id UFBC_d4bd3d3792535325fecc4763a3862d29
oai_identifier_str oai:BDTD:122092
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)ENSINO DE FILOSOFIATEATROSARTREBOALPRÁTICA DOCENTEPHILOSOPHY TEACHINGTHEATERTEACHING PRACTICEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Marinê de Souza Pereira.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC. Mestrado Profissional em Filosofia -PROF-FILO , São Bernardo do Campo, 2020.A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar, a partir da elaboração de narrativas calcadas na experiência escolar, pontos de convergência entre o ensino de filosofia associado à linguagem teatral, no contexto do Ensino Médio. Vislumbra-se, por meio da interação entre filosofia e arte, a construção de propostas metodológicas que considerem o texto teatral, junto ao corpo e suas potencialidades performáticas, como sendo mais um modo de suscitar a reflexão filosófica no âmbito da Educação Básica. Para tanto, as aulas de filosofia, que compõem grande parte deste trajeto de pesquisa teórico-prática, são reveladas como ponto de partida e fio condutor para discussões e reflexões sobre o que pode ser ensinar e aprender em filosofia, ensejando o delineamento de caminhos metodológicos que partam de uma ação docente e considerem os desdobramentos de uma prática singular de ensino, resgatados de experiências vivenciadas por uma professora de filosofia da rede pública do estado de São Paulo, para então repensá-las como objeto de pesquisa. Portanto, a tarefa maior se justifica em voltar-se ao ato de lecionar a fim de perceber as relações existentes entre os conteúdos ensinados e o modo de ensinar, buscando identificar os momentos em que uma concepção de filosofia, ainda que não concluída, pode revelar, por meio da ação, os aspectos norteadores de um tipo de ensino que, apesar de singular e particular, também pode encontrar aberturas para diálogos e compartilhamentos. Neste sentido e ao longo desta dissertação, busca-se compreender uma concepção de filosofia considerando o seu desvelamento enquanto prática de ensino, bem como procura-se apresentar as implicações que existem ao assumir a literatura engajada e a filosofia sartriana na sala de aula, a partir da discussão sobre as obras de ficção e não ficção do autor, assim como também se trata de expor as contribuições do método de Augusto Boal para a construção das aulas, o qual, sendo o aporte metodológico para o desenvolvimento de estratégias didáticas, fulgura a intenção de ampliar o campo de linguagens para a comunicação e expressão do pensamento. Por isso, o projeto aqui realizado, desenha-se à luz da peça teatral Entre quatro paredes, do filósofo francês Jean-Paul Sartre, em conjunto com o método Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal, de modo a conjugar experiências estéticas e filosóficas, oportunizando, a partir deste processo, a elaboração de narrativas junto à construção de um material didático que busca forjar intersecções entre atitude filosófica, ensino de filosofia e experiências teatrais.The main objective of this paper is to explore and present the points of convergence between the teaching of philosophy and the theater language, in the context of and based on High School classroom experiences. The author proposes new methodologies based on the interaction between art and philosophy, that would consider the theatrical piece, its composition and performative potential, as the means to bring up and stimulate philosophic reflection in High School students. For these means, the philosophy classes are taken as the starting point and the basis for the discussion and investigation on what is possible to teach and learn in philosophy, as well as for outlining of the methodologies spurring from the teaching process as a whole and a singular teaching experience in particular. These classes represent the real experience by a philosophy teacher in the public schools in the state of São Paulo and, being the main stage for theoretical and applied research, are the main object of this study. This choice is justified by that it is in the teaching practice that the relationship between the content and the way of teaching is revealed along with the teacher¿s evolving view of philosophy that, by means of action, brings forward the education guidelines, which, in spite of being of a singular and particular type, can still serve as the invitation for dialogue and exchange. In this sense and throughout this dissertation, the author seeks to understand a conception of philosophy considering its unveiling as a teaching practice, while trying to present the implications that exist when assuming engaged literature and Sartrian philosophy, based on the discussion about the author's fiction and nonfiction works. The contributions of Augusto Boal's method for the class preparation are also explored in the light of how the choice of the theater as the methodological add-on to the didactic strategies supports the goal of expanding the field of languages used for communication and expression of thought. For this reason, in order to combine aesthetic and philosophical experiences, the present project is designed in the light of the play No Exit, by the French philosopher Jean-Paul Sartre, together with the use of the Theater of the Oppressed method by the theater writer Augusto Boal, thus allowing the development of narratives and didactic material that seek to reinforce intersections between philosophical attitude, philosophy teaching and theatrical experiences.Pereira, Marinê de SouzaLa Salvia, André LuisNoyama, SamonSilva, Priscila Martins Ferreira2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf186 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092&midiaext=79129http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092&midiaext=79130Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122092porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:49:21Zoai:BDTD:122092Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-22T13:49:21Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
title Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
spellingShingle Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
Silva, Priscila Martins Ferreira
ENSINO DE FILOSOFIA
TEATRO
SARTRE
BOAL
PRÁTICA DOCENTE
PHILOSOPHY TEACHING
THEATER
TEACHING PRACTICE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC
title_short Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
title_full Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
title_fullStr Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
title_full_unstemmed Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
title_sort Filosofia em ato : poéticas da experiência escolar (por uma professora-coringa entre quatro paredes da sala de aula)
author Silva, Priscila Martins Ferreira
author_facet Silva, Priscila Martins Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Marinê de Souza
La Salvia, André Luis
Noyama, Samon
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscila Martins Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FILOSOFIA
TEATRO
SARTRE
BOAL
PRÁTICA DOCENTE
PHILOSOPHY TEACHING
THEATER
TEACHING PRACTICE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC
topic ENSINO DE FILOSOFIA
TEATRO
SARTRE
BOAL
PRÁTICA DOCENTE
PHILOSOPHY TEACHING
THEATER
TEACHING PRACTICE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Marinê de Souza Pereira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092&midiaext=79129
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122092&midiaext=79130
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
186 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263955631538176