Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Rodrigo de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Franzolin
id UFBC_d4bf9674492fe688e9d920004b11d557
oai_identifier_str oai:BDTD:118042
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementaçãoENSINO HÍBRIDOTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMOODLEPRÁTICA DOCENTESALA DE AULA INVERTIDABLENDED LEARNINGTEACHER PRACTICEFLIPPED CLASSROOMINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Fernanda FranzolinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018.As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm causado mudanças no cotidiano das pessoas. Há uma grande gama de possibilidades do uso das TIC na Educação, e, consequentemente, diferentes potencialidades. Contudo, as TIC, por si sós, não garantem esse aprendizado. É preciso incorporá-las no planejamento e na prática docente. O presente trabalho tem cunho qualitativo e apresenta os seguintes objetivos: 1) criar uma lista, baseando-se em informações fornecidas pela literatura e nos dados empíricos desse trabalho, com diretrizes a serem orientadoras em uma sequência didática utilizando TIC, o Moodle como plataforma de Ambiente Virtual; e também o Ensino Híbrido; 2) verificar e problematizar a viabilidade da aplicação das diretrizes recomendadas pela literatura, por meio da análise da prática docente do professor/pesquisador em uma sequência didática envolvendo Ensino Híbrido e o uso da plataforma Moodle. A lista foi criada após diversas leituras em diferentes meios na literatura, para que então fosse possível verificar a viabilidade da aplicação das diretrizes presentes nessa lista por meio da análise da prática docente do professor/pesquisador, tratando-se, portanto de uma Pesquisa-ação. Durante a sequência de ensino, o docente pesquisado utilizou-se do Ensino Híbrido, que se trata de uma tentativa de fornecer os pontos positivos de ambos os contextos, virtual e presencial, combinando as vantagens da educação online com os benefícios da sala de aula presencial. O modelo de Ensino Híbrido utilizado foi o de Sala de Aula Invertida. Após a pesquisa bibliográfica, categorias foram criadas utilizando o método da Análise de Conteúdo, que também serviu na análise dos dados coletados. As coletas foram realizadas no primeiro semestre de 2017, baseando-se na técnica de Amostra por Conveniência, e a experiência didática ocorreu num contexto envolvendo 25 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, dois estagiários, uma coordenadora e um docente de uma escola privada, localizada no município de São Vicente ¿ SP. Os materiais utilizados para a análise foram os instrumentos de avaliação já utilizados pelo professor/pesquisador na instituição em questão, como: vídeos realizados durante as aulas; registros feitos pelo professor, estagiários e pela coordenadora durante as aulas; registros reflexivos do docente; diário de classe contendo o planejamento das aulas; autoavaliação dos alunos e atividades disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A partir da imersão nesses dados emergiram seis categorias contendo diretrizes sugeridas a serem seguidas pelos docentes e que estão relacionadas à formação docente, planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades, além da importância do professor coletivo. Ademais, o pesquisador percebeu a necessidade de elaborar categorias que se relacionavam com as diretrizes encontradas na literatura. Tal análise permitiu verificar que grande parte das diretrizes apontadas pela literatura era possível de ser viabilizada na prática docente, além de fornecer possibilidades de adequação para as que não foram verificadas na prática analisada, já que uma das principais dificuldades encontradas foi a da dedicação extra de tempo do professor pesquisado. Contudo, o contexto no qual o professor/pesquisador se encontra deve ser levado em consideração na aplicação da sequência didática abordada nessa pesquisa.The Information and Communication Technologies (ICT) have been causing changes in people's daily lives. There is a wide range of possibilities about using ICT in Education, and, consequently, different potentialities. However, ICTs by themselves do not guarantee learning; it is necessary to incorporate them in teacher planning and practice. This work has a qualitative approach and has the following aims: a) To create a list with orienting guidelines in a didactic sequence using Moodle as a Virtual Learning Environment (VLE) platform, as well as Blended Learning, based on information provided by the literature and on the empiric data of this research; b) To investigate if the application of the guidelines recommended by the literature is viable through the analysis of the teacher/researcher¿s teaching practices in a didactic sequence that involves Blended Learning and the use of the Moodle platform. The list was created after several readings in various sources in the literature, so that it would be possible to verify the viability of the application of the guidelines that appear on this list through the analysis of the teacher/researcher¿s practices. This way, this research is an Action Research. During the didactic sequence, the teacher subject to this research employed Blended Learning, an attempt to provide the positive aspects of both virtual and on-site contexts, combining the advantages of online education with the benefits of face-to-face classes. The Blended Learning model employed was the Flipped Room. After bibliographic research, categories were created using the Content Analysis method as a reference. These categories were also used in the analysis of the collected data. Data collection was conducted in the first semester of 2017, based on the Convenience Sample technique, and the didactic experience happened in a context involving 25 students of the 8th Year of Elementary Education; two interns; a coordinator and a teacher from a private school located in the municipality of São Vicente, State of São Paulo. Materials used in the analysis were: evaluation instruments already used by the teacher/researcher in the abovementioned school, as well as videos recorded during classes; records made by the teacher, interns and by the coordinator during classes; reflective records by the teacher; lesson planning folder; student self-evaluation; activities made available in the VLE. Six categories resulted from data immersion, containing suggested guidelines to be followed by the teachers that are related with teacher training, activities planning, management and evaluation, as well as the importance of the collective teacher. Also, the researcher realized the necessity of creating categories related with the guidelines found in the literature. Such analysis allowed the researcher to verify that most part of guidelines pointed by the literature were potentially viable in teacher practice. It also suggested possible adjustments for the guidelines that weren¿t verified in the analyzed practice, since one of the main difficulties found relates to the fact that the teacher subject of this research had to dedicate extra time for this project. However, the teacher/researcher¿s context must be taken into consideration when employing the didactic sequence mentioned in this work.Franzolin, FernandaDotta, Sílvia (Sílvia Cristina)Garcia, Paulo SérgioPimenta, Rodrigo de Souza2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf191 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042&midiaext=77346http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042&midiaext=77345Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118042porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:42:14Zoai:BDTD:118042Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T15:42:14Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
title Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
spellingShingle Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
Pimenta, Rodrigo de Souza
ENSINO HÍBRIDO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MOODLE
PRÁTICA DOCENTE
SALA DE AULA INVERTIDA
BLENDED LEARNING
TEACHER PRACTICE
FLIPPED CLASSROOM
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
title_full Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
title_fullStr Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
title_full_unstemmed Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
title_sort Diretrizes para TIC na educação : possibilidades e desafios na implementação
author Pimenta, Rodrigo de Souza
author_facet Pimenta, Rodrigo de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franzolin, Fernanda
Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)
Garcia, Paulo Sérgio
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Rodrigo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO HÍBRIDO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MOODLE
PRÁTICA DOCENTE
SALA DE AULA INVERTIDA
BLENDED LEARNING
TEACHER PRACTICE
FLIPPED CLASSROOM
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic ENSINO HÍBRIDO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MOODLE
PRÁTICA DOCENTE
SALA DE AULA INVERTIDA
BLENDED LEARNING
TEACHER PRACTICE
FLIPPED CLASSROOM
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Franzolin
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042&midiaext=77346
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118042&midiaext=77345
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
191 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502103208722432