Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Ronei Miotto |
id |
UFBC_d4f58cdbc085fae994e42f52a5d7bf53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:126219 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinarCOMPETÊNCIASENSINO INVESTIGATIVOENERGIA SOLARBASE NACIONAL COMUM CURRICULAREFEITO FOTOELÉTRICOEFEITO FOTOVOLTAICOCOMPETENCESINVESTIGATIVE TEACHINGSOLAR ENERGYPHOTOELECTRIC EFFECTPHOTOVOLTAIC EFFECTPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Ronei MiottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2023.A proposta dessa dissertação é apresentar um produto didático baseado na Sequência de Ensino por Investigação (SEI), com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino-aprendizado dos conteúdos ligados a transformações de energia e eletricidade. O produto educacional tem o foco na problematização sobre os tipos de usinas que produzem energia elétrica, quais os impactos nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, e quais tipos de energia poderiam ser substituídos para obtenção da minimização dos impactos negativos nesses aspectos. Essa sequência didática pode ser muito bem trabalhada com outras disciplinas, podendo haver uma integração interdisciplinar dos grupos de professores das turmas, aumentando o incentivo da participação ativa dos alunos, com interações entre grupos, proporcionando a interação com objetos do estudo e atividades experimentais, sendo o professor apenas o incentivador e orientador desse processo. Com isso a problematização inicia-se com discussões, pesquisas, partindo para a parte experimental, coleta e análise de dados, formulação dos conceitos de física relacionados às experimentações e a efetivação dos conhecimentos obtidos de forma argumentativa e científica. O produto educacional, é avaliado a partir da opinião dos alunos, colhendo os dados das avaliações realizadas em todos os momentos do processo da construção do conhecimento. Esta abordagem permite determinar quais pontos podem ser melhorados.The purpose of this dissertation is to present a didactic product based on the Sequence of Teaching by Investigation (STI), based on the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), for the teaching-learning of contents related to energy and electricity transformations. The educational product focuses on questioning the types of plants that produce electricity, what are the impacts on environmental, social and economic aspects, and what types of energy could be substituted to obtain the minimization of negative impacts on these aspects. This didactic sequence can be very well worked with other disciplines, and there may be an interdisciplinary integration of the groups of professors in the classes, increasing the incentive of the active participation of the students, with interactions between groups, providing the interaction with objects of study and experimental activities, being the teacher is just the encourager and guide of this process. With that, the problematization begins with discussions, research, leaving for the experimental part, collection and analysis of data, formulation of the concepts of physics related to the experiments and the effectiveness of the knowledge obtained in an argumentative and scientific way. The educational product is evaluated based on the opinion of the students, collecting data from the evaluations carried out at all times in the knowledge construction process. This approach allows you to determine which points can be improved.Miotto, RoneiSá, Eduardo Peres Novais deTavares, Marcos Roberto da SilvaLeite, Paula Maria Camargo2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219&midiaext=81133Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126219porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T15:44:15Zoai:BDTD:126219Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-02-15T15:44:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar |
title |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar |
spellingShingle |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar Leite, Paula Maria Camargo COMPETÊNCIAS ENSINO INVESTIGATIVO ENERGIA SOLAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EFEITO FOTOELÉTRICO EFEITO FOTOVOLTAICO COMPETENCES INVESTIGATIVE TEACHING SOLAR ENERGY PHOTOELECTRIC EFFECT PHOTOVOLTAIC EFFECT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar |
title_full |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar |
title_fullStr |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar |
title_sort |
Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar |
author |
Leite, Paula Maria Camargo |
author_facet |
Leite, Paula Maria Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miotto, Ronei Sá, Eduardo Peres Novais de Tavares, Marcos Roberto da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Paula Maria Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS ENSINO INVESTIGATIVO ENERGIA SOLAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EFEITO FOTOELÉTRICO EFEITO FOTOVOLTAICO COMPETENCES INVESTIGATIVE TEACHING SOLAR ENERGY PHOTOELECTRIC EFFECT PHOTOVOLTAIC EFFECT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
COMPETÊNCIAS ENSINO INVESTIGATIVO ENERGIA SOLAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EFEITO FOTOELÉTRICO EFEITO FOTOVOLTAICO COMPETENCES INVESTIGATIVE TEACHING SOLAR ENERGY PHOTOELECTRIC EFFECT PHOTOVOLTAIC EFFECT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Ronei Miotto |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219&midiaext=81133 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 172 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502112092258304 |