Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Paula Maria Camargo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ronei Miotto
id UFBC_d4f58cdbc085fae994e42f52a5d7bf53
oai_identifier_str oai:BDTD:126219
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinarCOMPETÊNCIASENSINO INVESTIGATIVOENERGIA SOLARBASE NACIONAL COMUM CURRICULAREFEITO FOTOELÉTRICOEFEITO FOTOVOLTAICOCOMPETENCESINVESTIGATIVE TEACHINGSOLAR ENERGYPHOTOELECTRIC EFFECTPHOTOVOLTAIC EFFECTPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Ronei MiottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2023.A proposta dessa dissertação é apresentar um produto didático baseado na Sequência de Ensino por Investigação (SEI), com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino-aprendizado dos conteúdos ligados a transformações de energia e eletricidade. O produto educacional tem o foco na problematização sobre os tipos de usinas que produzem energia elétrica, quais os impactos nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, e quais tipos de energia poderiam ser substituídos para obtenção da minimização dos impactos negativos nesses aspectos. Essa sequência didática pode ser muito bem trabalhada com outras disciplinas, podendo haver uma integração interdisciplinar dos grupos de professores das turmas, aumentando o incentivo da participação ativa dos alunos, com interações entre grupos, proporcionando a interação com objetos do estudo e atividades experimentais, sendo o professor apenas o incentivador e orientador desse processo. Com isso a problematização inicia-se com discussões, pesquisas, partindo para a parte experimental, coleta e análise de dados, formulação dos conceitos de física relacionados às experimentações e a efetivação dos conhecimentos obtidos de forma argumentativa e científica. O produto educacional, é avaliado a partir da opinião dos alunos, colhendo os dados das avaliações realizadas em todos os momentos do processo da construção do conhecimento. Esta abordagem permite determinar quais pontos podem ser melhorados.The purpose of this dissertation is to present a didactic product based on the Sequence of Teaching by Investigation (STI), based on the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), for the teaching-learning of contents related to energy and electricity transformations. The educational product focuses on questioning the types of plants that produce electricity, what are the impacts on environmental, social and economic aspects, and what types of energy could be substituted to obtain the minimization of negative impacts on these aspects. This didactic sequence can be very well worked with other disciplines, and there may be an interdisciplinary integration of the groups of professors in the classes, increasing the incentive of the active participation of the students, with interactions between groups, providing the interaction with objects of study and experimental activities, being the teacher is just the encourager and guide of this process. With that, the problematization begins with discussions, research, leaving for the experimental part, collection and analysis of data, formulation of the concepts of physics related to the experiments and the effectiveness of the knowledge obtained in an argumentative and scientific way. The educational product is evaluated based on the opinion of the students, collecting data from the evaluations carried out at all times in the knowledge construction process. This approach allows you to determine which points can be improved.Miotto, RoneiSá, Eduardo Peres Novais deTavares, Marcos Roberto da SilvaLeite, Paula Maria Camargo2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219&midiaext=81133Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126219porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T15:44:15Zoai:BDTD:126219Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-02-15T15:44:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
title Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
spellingShingle Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
Leite, Paula Maria Camargo
COMPETÊNCIAS
ENSINO INVESTIGATIVO
ENERGIA SOLAR
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
EFEITO FOTOELÉTRICO
EFEITO FOTOVOLTAICO
COMPETENCES
INVESTIGATIVE TEACHING
SOLAR ENERGY
PHOTOELECTRIC EFFECT
PHOTOVOLTAIC EFFECT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
title_full Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
title_fullStr Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
title_full_unstemmed Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
title_sort Energias renováveis : ensino de física utilizando uma abordagem interdisciplinar
author Leite, Paula Maria Camargo
author_facet Leite, Paula Maria Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miotto, Ronei
Sá, Eduardo Peres Novais de
Tavares, Marcos Roberto da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Paula Maria Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv COMPETÊNCIAS
ENSINO INVESTIGATIVO
ENERGIA SOLAR
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
EFEITO FOTOELÉTRICO
EFEITO FOTOVOLTAICO
COMPETENCES
INVESTIGATIVE TEACHING
SOLAR ENERGY
PHOTOELECTRIC EFFECT
PHOTOVOLTAIC EFFECT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic COMPETÊNCIAS
ENSINO INVESTIGATIVO
ENERGIA SOLAR
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
EFEITO FOTOELÉTRICO
EFEITO FOTOVOLTAICO
COMPETENCES
INVESTIGATIVE TEACHING
SOLAR ENERGY
PHOTOELECTRIC EFFECT
PHOTOVOLTAIC EFFECT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Ronei Miotto
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126219&midiaext=81133
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
172 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502112092258304