A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior |
id |
UFBC_dfbecd4b951379363fc1fbdb6b404260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:103842 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino MédioFÍSICA - ESTUDO E ENSINOCOSMOLOGIAHubble, Edwin Powell, 1889-1953TEACHING OF PHYSICSCOSMOLOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2016.Neste trabalho é apresentada uma proposta coerente para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio, com foco na constante de Hubble. Para tanto: busca-se compreender como a Cosmologia é apresentada nos livros didáticos desse nível escolar; discutem-se as dificuldades do ensino desse tema no Ensino Médio. Documentos oficiais dos órgãos educacionais (PCNEM - MEC, 1999) foram consultados para justificar a implementação da Cosmologia no Ensino médio. Mas, para o sucesso desta tarefa, foi necessário dividir o trabalho em duas frentes: a primeira, uma abordagem didático/pedagógica, apoiada em diversos pesquisadores do ensino das ciências celestes na educação básica, dentre eles, Rodolfo Langhi e Roberto Nardi, discutindo o ensino da astronomia e Marco Antonio Moreira, com preocupações metodológicas as quais auxiliaram na confecção da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que é um produto para a sala de aula. A segunda frente foi a busca da compreensão da Cosmologia no contexto da ciência, como ela saiu de mera especulação no passado, para chegar a um patamar de destaque entre as demais áreas do saber humano na atualidade.This thesis presents a coherent proposal to discuss cosmology in high school classes, focusing on the Hubble constant. To this end: we try to understand how cosmology is presented in textbooks for high school level. We discuss the difficulties of teaching this subject in high school. Official documents of educational agencies (PCNEM - MEC 1999) were consulted to justify the implementation of Cosmology in high school level. But for the success of this task it was necessary to work on two fronts: the first one is a didactic / pedagogical approach, supported by several researchers of the teaching of celestial science in basic education, among them Rodolfo Langhi and Roberto Nardi, discussing specifically the astronomy education and Marco Antonio Moreira, with methodological concerns (LANGHI & NARDI, 2013.) which assisted in the making of the Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) that is a teaching method for the classroom. The second front of our work was an attempt to understand cosmology in the context of science, as this issue changed its status from speculation, in the past, to reach a leading science level among the other areas of human knowledge today.Moura Junior, Célio Adrega deMoura, Breno ArsioliSilva, José Alves daOliveira, Ismerindo Laube de2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73300http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73299Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103842porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:00:36Zoai:BDTD:103842Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:00:36Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio |
title |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio |
spellingShingle |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio Oliveira, Ismerindo Laube de FÍSICA - ESTUDO E ENSINO COSMOLOGIA Hubble, Edwin Powell, 1889-1953 TEACHING OF PHYSICS COSMOLOGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio |
title_full |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio |
title_fullStr |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio |
title_sort |
A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio |
author |
Oliveira, Ismerindo Laube de |
author_facet |
Oliveira, Ismerindo Laube de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura Junior, Célio Adrega de Moura, Breno Arsioli Silva, José Alves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ismerindo Laube de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO COSMOLOGIA Hubble, Edwin Powell, 1889-1953 TEACHING OF PHYSICS COSMOLOGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO COSMOLOGIA Hubble, Edwin Powell, 1889-1953 TEACHING OF PHYSICS COSMOLOGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73300 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73299 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 133 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502098568773632 |