A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ismerindo Laube de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior
id UFBC_dfbecd4b951379363fc1fbdb6b404260
oai_identifier_str oai:BDTD:103842
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino MédioFÍSICA - ESTUDO E ENSINOCOSMOLOGIAHubble, Edwin Powell, 1889-1953TEACHING OF PHYSICSCOSMOLOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2016.Neste trabalho é apresentada uma proposta coerente para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio, com foco na constante de Hubble. Para tanto: busca-se compreender como a Cosmologia é apresentada nos livros didáticos desse nível escolar; discutem-se as dificuldades do ensino desse tema no Ensino Médio. Documentos oficiais dos órgãos educacionais (PCNEM - MEC, 1999) foram consultados para justificar a implementação da Cosmologia no Ensino médio. Mas, para o sucesso desta tarefa, foi necessário dividir o trabalho em duas frentes: a primeira, uma abordagem didático/pedagógica, apoiada em diversos pesquisadores do ensino das ciências celestes na educação básica, dentre eles, Rodolfo Langhi e Roberto Nardi, discutindo o ensino da astronomia e Marco Antonio Moreira, com preocupações metodológicas as quais auxiliaram na confecção da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que é um produto para a sala de aula. A segunda frente foi a busca da compreensão da Cosmologia no contexto da ciência, como ela saiu de mera especulação no passado, para chegar a um patamar de destaque entre as demais áreas do saber humano na atualidade.This thesis presents a coherent proposal to discuss cosmology in high school classes, focusing on the Hubble constant. To this end: we try to understand how cosmology is presented in textbooks for high school level. We discuss the difficulties of teaching this subject in high school. Official documents of educational agencies (PCNEM - MEC 1999) were consulted to justify the implementation of Cosmology in high school level. But for the success of this task it was necessary to work on two fronts: the first one is a didactic / pedagogical approach, supported by several researchers of the teaching of celestial science in basic education, among them Rodolfo Langhi and Roberto Nardi, discussing specifically the astronomy education and Marco Antonio Moreira, with methodological concerns (LANGHI & NARDI, 2013.) which assisted in the making of the Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) that is a teaching method for the classroom. The second front of our work was an attempt to understand cosmology in the context of science, as this issue changed its status from speculation, in the past, to reach a leading science level among the other areas of human knowledge today.Moura Junior, Célio Adrega deMoura, Breno ArsioliSilva, José Alves daOliveira, Ismerindo Laube de2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73300http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73299Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103842porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:00:36Zoai:BDTD:103842Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:00:36Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
title A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
spellingShingle A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
Oliveira, Ismerindo Laube de
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
COSMOLOGIA
Hubble, Edwin Powell, 1889-1953
TEACHING OF PHYSICS
COSMOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
title_full A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
title_fullStr A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
title_full_unstemmed A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
title_sort A constante de Hubble : uma proposta didática para discutir a cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
author Oliveira, Ismerindo Laube de
author_facet Oliveira, Ismerindo Laube de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura Junior, Célio Adrega de
Moura, Breno Arsioli
Silva, José Alves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ismerindo Laube de
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
COSMOLOGIA
Hubble, Edwin Powell, 1889-1953
TEACHING OF PHYSICS
COSMOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
COSMOLOGIA
Hubble, Edwin Powell, 1889-1953
TEACHING OF PHYSICS
COSMOLOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73300
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103842&midiaext=73299
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502098568773632