Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4220 |
Resumo: | A cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de física menos matematizado, mais próximo da alfabetização científica, onde o indivíduo apropria-se dos debates científicos, reconhecendo a ciência e a tecnologia como interdependentes, de caráter evolutivo, e capazes de moldar a sociedade contemporânea. O presente trabalho, em consonância com esse novo paradigma educacional, apresenta como produto uma sequência didática baseada em mapas conceituais para ensino de cosmologia em turmas do primeiro ano do ensino médio. A metodologia dos mapas conceituais foi escolhida porque trata-se de uma ferramenta de grande utilidade, tanto para facilitar, como para avaliar o processo de ensino aprendizagem, em especial para mostrar indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Nesta dissertação apresentamos como são construídos e analisados mapas conceituais, bem como as bases que fundamentam o uso de tais mapas para estudos da ocorrência de aprendizagem significativa. A sequência didática proposta como produto contêm os roteiros de aulas completos para que o professor possa trabalhar a cosmologia com seus alunos utilizando mapas conceituais. Nossa proposta privilegia a confecção cooperativa dos mapas para propiciar a negociação dos conceitos entre os alunos. Apresentamos a análise dos resultados obtidos da aplicação do produto em uma turma de ensino médio da rede pública estadual (RJ). Junto com o produto, apresentamos um guia para que o professor possa analisar os mapas conceituais produzidos por sua turma, buscando indícios do tipo de aprendizagem que seus alunos estão tendo |
id |
UFF-2_aa29d280a3a5dbb363e609187da64b49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4220 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologiaEnsino de físicaMapas conceituaisCosmologiaEnsino de físicaMapas conceituaisCosmologiaPhysics teachingConcept mapsCosmologyA cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de física menos matematizado, mais próximo da alfabetização científica, onde o indivíduo apropria-se dos debates científicos, reconhecendo a ciência e a tecnologia como interdependentes, de caráter evolutivo, e capazes de moldar a sociedade contemporânea. O presente trabalho, em consonância com esse novo paradigma educacional, apresenta como produto uma sequência didática baseada em mapas conceituais para ensino de cosmologia em turmas do primeiro ano do ensino médio. A metodologia dos mapas conceituais foi escolhida porque trata-se de uma ferramenta de grande utilidade, tanto para facilitar, como para avaliar o processo de ensino aprendizagem, em especial para mostrar indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Nesta dissertação apresentamos como são construídos e analisados mapas conceituais, bem como as bases que fundamentam o uso de tais mapas para estudos da ocorrência de aprendizagem significativa. A sequência didática proposta como produto contêm os roteiros de aulas completos para que o professor possa trabalhar a cosmologia com seus alunos utilizando mapas conceituais. Nossa proposta privilegia a confecção cooperativa dos mapas para propiciar a negociação dos conceitos entre os alunos. Apresentamos a análise dos resultados obtidos da aplicação do produto em uma turma de ensino médio da rede pública estadual (RJ). Junto com o produto, apresentamos um guia para que o professor possa analisar os mapas conceituais produzidos por sua turma, buscando indícios do tipo de aprendizagem que seus alunos estão tendoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe cosmology is part of modern and contemporary physics content of the high level curriculum, whose approach is already present in minimum curriculum of Physics of the state of Rio de Janeiro. This new curriculum proposes a less mathematized physics teaching, closer to scientific literacy, where the individual appropriates the scientific debates, recognizing the science and technology as interdependent, having also an evolutionary character. The main purpose is to develop in the student the ability to explain and discuss science and technology in the contemporary society. This work, aligned with this new educational paradigm, proposes as the educational product a didactic sequence based on conceptual maps for teaching cosmology in the first year of high school. The methodology of the conceptual maps was chosen because it is a very useful tool, both to facilitate, and to evaluate the process of teaching and learning, especially to show evidence of the occurrence of meaningful learning. In this thesis we present how those conceptual maps are constructed and analyzed, as well as the bases underlying the use of such maps to study the occurrence of meaningful learning. The didactic sequence proposed as a product contains the scripts of full classes so that the teacher can work cosmology with their students using concept maps. Our proposal focuses on cooperative preparation of maps to facilitate the negotiation of concepts among students. The analysis of the results of applying the product in a high school class of a public school is presented. Along with the product we also present a guide to analysis of the concept maps produced by the students, seeking evidence of the kind of learning that their students are havingAuler, Luiz Telmo da SilvaMonteiro, Marco Aurélio AlvarengaBemfeito, Ana Paula DamatoHuguenin, José Augusto de OliveiraSantos, Rogério Aparecido dos2017-08-21T14:35:12Z2017-08-21T14:35:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4220Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:03:08Zoai:app.uff.br:1/4220Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:21.546149Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia |
title |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia |
spellingShingle |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia Santos, Rogério Aparecido dos Ensino de física Mapas conceituais Cosmologia Ensino de física Mapas conceituais Cosmologia Physics teaching Concept maps Cosmology |
title_short |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia |
title_full |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia |
title_fullStr |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia |
title_full_unstemmed |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia |
title_sort |
Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia |
author |
Santos, Rogério Aparecido dos |
author_facet |
Santos, Rogério Aparecido dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Auler, Luiz Telmo da Silva Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga Bemfeito, Ana Paula Damato Huguenin, José Augusto de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rogério Aparecido dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Mapas conceituais Cosmologia Ensino de física Mapas conceituais Cosmologia Physics teaching Concept maps Cosmology |
topic |
Ensino de física Mapas conceituais Cosmologia Ensino de física Mapas conceituais Cosmologia Physics teaching Concept maps Cosmology |
description |
A cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de física menos matematizado, mais próximo da alfabetização científica, onde o indivíduo apropria-se dos debates científicos, reconhecendo a ciência e a tecnologia como interdependentes, de caráter evolutivo, e capazes de moldar a sociedade contemporânea. O presente trabalho, em consonância com esse novo paradigma educacional, apresenta como produto uma sequência didática baseada em mapas conceituais para ensino de cosmologia em turmas do primeiro ano do ensino médio. A metodologia dos mapas conceituais foi escolhida porque trata-se de uma ferramenta de grande utilidade, tanto para facilitar, como para avaliar o processo de ensino aprendizagem, em especial para mostrar indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Nesta dissertação apresentamos como são construídos e analisados mapas conceituais, bem como as bases que fundamentam o uso de tais mapas para estudos da ocorrência de aprendizagem significativa. A sequência didática proposta como produto contêm os roteiros de aulas completos para que o professor possa trabalhar a cosmologia com seus alunos utilizando mapas conceituais. Nossa proposta privilegia a confecção cooperativa dos mapas para propiciar a negociação dos conceitos entre os alunos. Apresentamos a análise dos resultados obtidos da aplicação do produto em uma turma de ensino médio da rede pública estadual (RJ). Junto com o produto, apresentamos um guia para que o professor possa analisar os mapas conceituais produzidos por sua turma, buscando indícios do tipo de aprendizagem que seus alunos estão tendo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21T14:35:12Z 2017-08-21T14:35:12Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4220 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4220 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823642897547264 |