Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rogério Aparecido dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4220
Resumo: A cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de física menos matematizado, mais próximo da alfabetização científica, onde o indivíduo apropria-­se dos debates científicos, reconhecendo a ciência e a tecnologia como interdependentes, de caráter evolutivo, e capazes de moldar a sociedade contemporânea. O presente trabalho, em consonância com esse novo paradigma educacional, apresenta como produto uma sequência didática baseada em mapas conceituais para ensino de cosmologia em turmas do primeiro ano do ensino médio. A metodologia dos mapas conceituais foi escolhida porque trata­-se de uma ferramenta de grande utilidade, tanto para facilitar, como para avaliar o processo de ensino­ aprendizagem, em especial para mostrar indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Nesta dissertação apresentamos como são construídos e analisados mapas conceituais, bem como as bases que fundamentam o uso de tais mapas para estudos da ocorrência de aprendizagem significativa. A sequência didática proposta como produto contêm os roteiros de aulas completos para que o professor possa trabalhar a cosmologia com seus alunos utilizando mapas conceituais. Nossa proposta privilegia a confecção cooperativa dos mapas para propiciar a negociação dos conceitos entre os alunos. Apresentamos a análise dos resultados obtidos da aplicação do produto em uma turma de ensino médio da rede pública estadual (RJ). Junto com o produto, apresentamos um guia para que o professor possa analisar os mapas conceituais produzidos por sua turma, buscando indícios do tipo de aprendizagem que seus alunos estão tendo
id UFF-2_aa29d280a3a5dbb363e609187da64b49
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4220
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologiaEnsino de físicaMapas conceituaisCosmologiaEnsino de físicaMapas conceituaisCosmologiaPhysics teachingConcept mapsCosmologyA cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de física menos matematizado, mais próximo da alfabetização científica, onde o indivíduo apropria-­se dos debates científicos, reconhecendo a ciência e a tecnologia como interdependentes, de caráter evolutivo, e capazes de moldar a sociedade contemporânea. O presente trabalho, em consonância com esse novo paradigma educacional, apresenta como produto uma sequência didática baseada em mapas conceituais para ensino de cosmologia em turmas do primeiro ano do ensino médio. A metodologia dos mapas conceituais foi escolhida porque trata­-se de uma ferramenta de grande utilidade, tanto para facilitar, como para avaliar o processo de ensino­ aprendizagem, em especial para mostrar indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Nesta dissertação apresentamos como são construídos e analisados mapas conceituais, bem como as bases que fundamentam o uso de tais mapas para estudos da ocorrência de aprendizagem significativa. A sequência didática proposta como produto contêm os roteiros de aulas completos para que o professor possa trabalhar a cosmologia com seus alunos utilizando mapas conceituais. Nossa proposta privilegia a confecção cooperativa dos mapas para propiciar a negociação dos conceitos entre os alunos. Apresentamos a análise dos resultados obtidos da aplicação do produto em uma turma de ensino médio da rede pública estadual (RJ). Junto com o produto, apresentamos um guia para que o professor possa analisar os mapas conceituais produzidos por sua turma, buscando indícios do tipo de aprendizagem que seus alunos estão tendoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe cosmology is part of modern and contemporary physics content of the high level curriculum, whose approach is already present in minimum curriculum of Physics of the state of Rio de Janeiro. This new curriculum proposes a less mathematized physics teaching, closer to scientific literacy, where the individual appropriates the scientific debates, recognizing the science and technology as interdependent, having also an evolutionary character. The main purpose is to develop in the student the ability to explain and discuss science and technology in the contemporary society. This work, aligned with this new educational paradigm, proposes as the educational product a didactic sequence based on conceptual maps for teaching cosmology in the first year of high school. The methodology of the conceptual maps was chosen because it is a very useful tool, both to facilitate, and to evaluate the process of teaching and learning, especially to show evidence of the occurrence of meaningful learning. In this thesis we present how those conceptual maps are constructed and analyzed, as well as the bases underlying the use of such maps to study the occurrence of meaningful learning. The didactic sequence proposed as a product contains the scripts of full classes so that the teacher can work cosmology with their students using concept maps. Our proposal focuses on cooperative preparation of maps to facilitate the negotiation of concepts among students. The analysis of the results of applying the product in a high school class of a public school is presented. Along with the product we also present a guide to analysis of the concept maps produced by the students, seeking evidence of the kind of learning that their students are havingAuler, Luiz Telmo da SilvaMonteiro, Marco Aurélio AlvarengaBemfeito, Ana Paula DamatoHuguenin, José Augusto de OliveiraSantos, Rogério Aparecido dos2017-08-21T14:35:12Z2017-08-21T14:35:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4220Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:03:08Zoai:app.uff.br:1/4220Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:21.546149Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
title Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
spellingShingle Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
Santos, Rogério Aparecido dos
Ensino de física
Mapas conceituais
Cosmologia
Ensino de física
Mapas conceituais
Cosmologia
Physics teaching
Concept maps
Cosmology
title_short Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
title_full Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
title_fullStr Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
title_full_unstemmed Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
title_sort Mapas conceituais como instrumento de promoção e avaliação da aprendizagem de cosmologia
author Santos, Rogério Aparecido dos
author_facet Santos, Rogério Aparecido dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Auler, Luiz Telmo da Silva
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga
Bemfeito, Ana Paula Damato
Huguenin, José Augusto de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rogério Aparecido dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mapas conceituais
Cosmologia
Ensino de física
Mapas conceituais
Cosmologia
Physics teaching
Concept maps
Cosmology
topic Ensino de física
Mapas conceituais
Cosmologia
Ensino de física
Mapas conceituais
Cosmologia
Physics teaching
Concept maps
Cosmology
description A cosmologia faz parte dos conteúdos de física moderna e contemporânea do nível médio, cuja abordagem já está presente no currículo minimo de Física do estado do Rio de Janeiro. Esse novo currículo propõe um ensino de física menos matematizado, mais próximo da alfabetização científica, onde o indivíduo apropria-­se dos debates científicos, reconhecendo a ciência e a tecnologia como interdependentes, de caráter evolutivo, e capazes de moldar a sociedade contemporânea. O presente trabalho, em consonância com esse novo paradigma educacional, apresenta como produto uma sequência didática baseada em mapas conceituais para ensino de cosmologia em turmas do primeiro ano do ensino médio. A metodologia dos mapas conceituais foi escolhida porque trata­-se de uma ferramenta de grande utilidade, tanto para facilitar, como para avaliar o processo de ensino­ aprendizagem, em especial para mostrar indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Nesta dissertação apresentamos como são construídos e analisados mapas conceituais, bem como as bases que fundamentam o uso de tais mapas para estudos da ocorrência de aprendizagem significativa. A sequência didática proposta como produto contêm os roteiros de aulas completos para que o professor possa trabalhar a cosmologia com seus alunos utilizando mapas conceituais. Nossa proposta privilegia a confecção cooperativa dos mapas para propiciar a negociação dos conceitos entre os alunos. Apresentamos a análise dos resultados obtidos da aplicação do produto em uma turma de ensino médio da rede pública estadual (RJ). Junto com o produto, apresentamos um guia para que o professor possa analisar os mapas conceituais produzidos por sua turma, buscando indícios do tipo de aprendizagem que seus alunos estão tendo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21T14:35:12Z
2017-08-21T14:35:12Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4220
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4220
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642897547264