O cinema como fonte para a história da ciência : uma análise da ficção científica brasileira produzida durante a ditadura militar (1964-1985)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126248 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Breno Arsioli Moura |
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O cinema como fonte para a história da ciência : uma análise da ficção científica brasileira produzida durante a ditadura militar (1964-1985)HISTÓRIA DAS CIÊNCIASBRASILDITADURA MILITARCINEMAFONTE HISTÓRICADISTOPIASALEGORIASHISTORY OF SCIENCESBRAZILMILITARY DICTATORSHIPHISTORICAL SOURCEDYSTOPIASPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Breno Arsioli MouraTese (doutorado ) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023A discussão sobre a necessidade de se expandir o conceito de fonte histórica englobando qualquer manifestação humana no tempo remonta às primeiras décadas do século XX, quando se defendia a superação da concepção de que apenas documentos oficiais tinham valor histórico e, consequentemente, se privilegiava a vertente da história política. A partir da premissa da história-problema, este trabalho propõe a utilização do cinema como fonte para a história das ciências brasileiras. Em nossa pesquisa, analisamos as imagens científicas veiculadas em obras fílmicas brasileiras de ficção científica lançadas no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), objetivando contribuir com o debate historiográfico dedicado ao estudo das relações entre ciência, política, economia e questões sociais durante o regime. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados da Cinemateca Nacional, os pareceres de censura dos filmes, documentos de operações de espionagem militares Arquivo Nacional, além da consulta de jornais e outras fontes de informação do período. Apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo categorial propostos por Bardin (2011) para propormos uma organização temáticas dos filmes, bem como elementos da análise fílmica propostos por Vanoye e GoliotLété (2013) para realizar a análise fílmica. O recorte temporal abarcado foi caracterizado pela violação de inúmeros direitos humanos, e práticas como censura, perseguição, tortura e morte de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais não eram incomuns. A comunidade acadêmica e científica também sofreu os impactos deste período obscuro de nossa história. No caso das ciências, a relação dos militares com este campo do conhecimento foi marcada por contradições, e pudemos observar um duplo comportamento. Por um lado, o Estado Brasileiro financiou diversos projetos de pesquisa, promovendo o crescimento da atividade científica no país e possibilitando a criação e o crescimento de instituições acadêmicas, além de rearranjar a estrutura organizativa das instituições de ensino superior do país, vislumbrando a área de ciência e tecnologia como setor estratégico para impulsionar seu crescimento econômico. Por outro lado, entretanto, sob a alegação da constante ameaça da disseminação da agenda anticomunista, o mesmo Estado atuou de modo coercitivo, alterando drasticamente o destino de diversos cientistas e das instituições das quais eles faziam parte. Este período também foi marcado pela consolidação da organização política da comunidade científica, no sentido de se comprometer com a defesa dos valores democráticos e de atuar de forma mais engajada para sua preservação. A esfera cinematográfica também foi influenciada pela conjuntura do período. No contexto internacional, filmes de Ficção Científica com tramas distópicas cresceram consideravelmente. Essas obras passaram a questionar o projeto de desenvolvimento científico, abordando possíveis consequências da exploração irrestrita dos recursos naturais e do aumento do poderio bélico dos países. Esse crescimento também se manifestou no Brasil. Alguns cineastas oriundos do Cinema Novo passaram a utilizar obras de Ficção Científica para, de forma alegórica, criticarem o regime ditatorial. Outros movimentos também se aventuraram no gênero, como foi o caso das chanchadas, pornochanchadas, cinema marginal, entre outros. Os resultados apontam que as contradições que caracterizam a as relações entre Estado, cientistas e atividades científica também foram expressas no cinema. Por um lado, parte da produção fílmica retrata a ciência como um caminho frutífero para a desenvolvimento econômico e social, tal qual os militares advogavam. Por outro, alguns filmes adotaram tom crítico frente as atividades científicas, defendendo a necessidade de se repensar a concepção de progresso, visto que durante o século XX, o desenvolvimento das ciências não implicou necessariamente na promoção de uma sociedade mais igualitária. A análise das obras Brasil Ano 2000 (Lima Junior, 1969) e Abrigo Nuclear (Pires, 1981) acompanha o movimento experenciado pela história das ciências brasileiras no período, o qual consiste na mudança gradual e lenta de posicionamento frente ao contexto político caótico inaugurado com golpe de 1964. Já a análise da obra Manhã Cinzenta (São Paulo, 1968) joga luz sobre as contradições provenientes da reforma universitária desenvolvida durante a ditadura militar. Ao passo que estas instituições poderiam representar um caminho importante para solidificação econômica do país, elas também representavam, aos olhos dos militares, uma ameaça política, na medida em que o movimento estudantil era um dos principais grupos de oposição direta ao governo. Além disso, a organização temática das obras aponta a existência de um rico material fílmico pouco explorado sob a perspectiva da história das ciências.The necessity of expanding the concept of historical source as any human manifestation in time has been discussed since the first decades of the 20th century, when authors defended to overcome the idea that only official documents were historically valid and, consequently, they privileged political history. Based on the premise of formulating historical issues, this work proposes using cinema as a source to the Brazilian history of sciences. I analyze scientific images publicized in Brazilian filmic works released during the military dictatorship period (1964-1985), aiming to contribute with the historiographic debate about the relationships between science, politics, economy, and social issues. To achieve this goal, I used databases from the Cinemateca Nacional, censorship reports about the films, documents of military spying operations from the National Archive, and I have consulted newspapers and other sources produced during that period. I endorse theoretical tenets proposed by Bardin (2011) about the category analysis in order to propose a thematic organization of the films, and I also use elements of filmic analysis presented by Vanoye and Goliot-Lété (2013) to analyze the films. The Brazilian military dictatorship was a period characterized for the violation of several human rights, and including mechanisms such as censorship, persecution, torture, and murder of people from different social groups. Both the academic and scientific communities suffered the impacts of this obscure period of our history. In the case of sciences, the relationship of military personnel was oftentimes contradictory, being characterized for a double-sided conduct. The Brazilian state funded several research projects promoting the scientific activity in the country and making viable the creation and growth of institutions in the period. Also, the administration structure of the of higher education was reorganized, highlighting science and technology as a strategic sector to stimulate Brazil's economic growth. On the other hand, the Brazilian state claimed being under the constant menace of communism agenda, leading it to coercive actions, changing drastically the life of scholars and their institutions. This period was also marked by the consolidation of the political arranging of the scientific community through supporting and preserving democratic values. The cinematographic scope was influenced by the period's conjecture too. In the international context, scientific fiction’s films with dystopic plots increased substantially. These works started to question the plan of scientific development, addressing possible consequences of the unrestricted exploitation of natural resources and countries’ warpower. This growth was reflected in the Brazilian film production. Some filmmakers of the Brazilian movement known as Cinema Novo started to use scientific fiction works to criticize the military regime in an allegoric way. Other movements emerged in the genre, such as the case of chanchadas and pornochanchadas, and the marginal cinema. These experiments also expressed the contradictions between the Brazilian state, scholars, and the scientific activity. Some films adopted a critical tone to address the scientific activities, arguing for a need of rethinking the conception of progress, since the scientific development during the 20th century did not lead to a society more egalitarian. By analyzing the films Brasil Ano 2000 (Lima Junior, 1969) and Abrigo Nuclear (Pires, 1981), I show how the Brazilian sciences experienced the military period, which consists of a gradual and slow transformation of their positions in the chaotic political context which started with the coup d’état in 1964. Now, the analysis of Manhã Cinzenta (São Paulo, 1968) sheds light on the contractions of the reformation of higher education during the military dictatorship period. While these institutions could represent an important way of settling the Brazilian economy, they also represented a menace to the military personnel because of the emerging student movement, which were one of the main groups of direct opposition to the government. Moreover, the thematic organization of these films indicates the existence of a rich filmic material scarcely explored through the perspective of the history of sciences.Moura, Breno ArsioliJunior, Olival FreireClemente, Jose Eduardo FerrazCosta, Lúcio CamposWatanabe, GraciellaUniversidade Federal do ABCSilva, Renan Siqueira da2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf355 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126248http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126248&midiaext=81151Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126248porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T08:45:12Zoai:BDTD:126248Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T08:45:12Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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