O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli |
id |
UFBC_e475cba8b385a06183c005fb650d1e3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122060 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de químicaPORTFÓLIOSMONITORAMENTO METACOGNITIVOAPRENDIZAGEM AUTORREGULADAENSINO DE QUÍMICAMETACOGNITIONTEACHING CHEMISTRYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Solange Wagner LocatelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2019.O presente trabalho tem como objetivo compreender o uso do portfólio como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de Química, à luz do modelo de monitoramento metacognitivo de John Flavell (1979) e de aprendizagem autorregulada de Barry Zimmerman (1989), que auxiliam na verificação de mecanismos que são acessados pelos estudantes durante a realização de tarefas. Com base em estudos recentes, que buscaram compreender o papel do portfólio como ferramenta pedagógica no ensino de diversas áreas, foi feita a coleta dos registros contidos nos portfólios confeccionados pelos alunos. Nos portfólios, eram considerados os itens 1) Resumo de aula 2) Lista de exercícios e 3) Autoavaliação. Nessa última, pediu-se para que fizessem relatos de impressões sobre as aulas e sobre seu desenvolvimento na disciplina, apontando conteúdos em que tiveram dúvidas, principais dificuldades, possíveis causas para elas e tomadas de atitude frente aos conteúdos a serem estudados. A confecção dos portfólios foi proposta como componente de avaliação extra, sendo opcional sua entrega. A coleta ocorreu semanalmente pela professora, ao longo de um quadrimestre de uma disciplina de Química Geral ofertada na Universidade Federal do ABC, localizada na cidade de Santo André. A participação na pesquisa se deu forma voluntária, após o término da disciplina. Para compor a análise, foi feita a categorização dos relatos contidos nos portfólios, com apoio da observação participante no decorrer da disciplina, da qual resultaram notas de campo sobre o contexto das aulas e entrevistas semiestruturadas, encerrando os instrumentos de investigação para a triangulação dos dados. O portfólio permitiu conhecer de forma mais profunda a origem das dificuldades em Química, em sua maioria devido a defasagens no Ensino Médio. Outros fatores que contribuem para essas dificuldades são a falta de organização, conhecimento sobre estratégias de estudo, má administração de tempo e de planejamento de estudos. Essa estratégia também possibilita a aproximação entre docente e estudante, em uma relação de confiança, indo ao encontro de uma concepção de ensino que valoriza a condução docente inovadora e transformadora. Conclui-se que a construção do portfólio estimula a reflexão e a consciência sobre o processo de aprendizagem, permitindo aos alunos identificarem dificuldades e para contorná-las, mobilizarem habilidades de monitoramento e de autorregulação.This paper aims to understand the use of the portfolio as a pedagogical tool in chemistry teaching-learning, in the light of John Flavell's (1979) metacognitive monitoring model and Barry Zimmerman's (1989) self-regulated learning, which assist in the verification of mechanisms that are accessed by students while performing tasks. Based on recent studies that sought to understand the role of the portfolio as a pedagogical tool in the teaching of various areas, the records contained in the portfolios made by the students were collected. The portfolios considered items 1) Class Summary 2) List of exercises and 3) Self-Assessment. In the latter, they were asked to make reports of impressions about the classes and their development in the discipline, pointing out content in which they had doubts, main difficulties, possible causes for them and actions taken in relation to the contents to be studied. The preparation of the portfolios was proposed as an extra evaluation component, being optional their delivery. The collection took place weekly by the teacher, during a quarter of a General Chemistry course offered at the Federal University of ABC, located in the city of Santo André. Participation in the research was voluntary after the completion of the course. To compose the analysis, the reports contained in the portfolios were categorized, with the support of participant observation throughout the course, which resulted in field notes about the context of the classes and semi-structured interviews, closing the research instruments for data triangulation. The portfolio allowed us to know more deeply the origin of the difficulties in chemistry, mostly due to lags in high school. Other factors that contribute to these difficulties are lack of organization, knowledge of study strategies, poor time management and study planning. This strategy also enables the rapprochement between teacher and student, in a relationship of trust, meeting a conception of teaching that values the innovative and transformative teaching conduct. It is concluded that the construction of the portfolio stimulates reflection and awareness about the learning process, allowing students to identify difficulties and to overcome them, mobilize monitoring and self-regulation skills.Locatelli, Solange WagnerColagrande, Elaine AngelinaLeal, Sergio Henrique Bezerra de SouzaAlves, Natália Cristina Barbosa2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf158 fls. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79084http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79083Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122060porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T15:28:41Zoai:BDTD:122060Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-16T15:28:41Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química |
title |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química |
spellingShingle |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química Alves, Natália Cristina Barbosa PORTFÓLIOS MONITORAMENTO METACOGNITIVO APRENDIZAGEM AUTORREGULADA ENSINO DE QUÍMICA METACOGNITION TEACHING CHEMISTRY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química |
title_full |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química |
title_fullStr |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química |
title_full_unstemmed |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química |
title_sort |
O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química |
author |
Alves, Natália Cristina Barbosa |
author_facet |
Alves, Natália Cristina Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Locatelli, Solange Wagner Colagrande, Elaine Angelina Leal, Sergio Henrique Bezerra de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Natália Cristina Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PORTFÓLIOS MONITORAMENTO METACOGNITIVO APRENDIZAGEM AUTORREGULADA ENSINO DE QUÍMICA METACOGNITION TEACHING CHEMISTRY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
PORTFÓLIOS MONITORAMENTO METACOGNITIVO APRENDIZAGEM AUTORREGULADA ENSINO DE QUÍMICA METACOGNITION TEACHING CHEMISTRY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79084 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79083 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 158 fls. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502106827358208 |