O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Natália Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli
id UFBC_e475cba8b385a06183c005fb650d1e3d
oai_identifier_str oai:BDTD:122060
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de químicaPORTFÓLIOSMONITORAMENTO METACOGNITIVOAPRENDIZAGEM AUTORREGULADAENSINO DE QUÍMICAMETACOGNITIONTEACHING CHEMISTRYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Solange Wagner LocatelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2019.O presente trabalho tem como objetivo compreender o uso do portfólio como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de Química, à luz do modelo de monitoramento metacognitivo de John Flavell (1979) e de aprendizagem autorregulada de Barry Zimmerman (1989), que auxiliam na verificação de mecanismos que são acessados pelos estudantes durante a realização de tarefas. Com base em estudos recentes, que buscaram compreender o papel do portfólio como ferramenta pedagógica no ensino de diversas áreas, foi feita a coleta dos registros contidos nos portfólios confeccionados pelos alunos. Nos portfólios, eram considerados os itens 1) Resumo de aula 2) Lista de exercícios e 3) Autoavaliação. Nessa última, pediu-se para que fizessem relatos de impressões sobre as aulas e sobre seu desenvolvimento na disciplina, apontando conteúdos em que tiveram dúvidas, principais dificuldades, possíveis causas para elas e tomadas de atitude frente aos conteúdos a serem estudados. A confecção dos portfólios foi proposta como componente de avaliação extra, sendo opcional sua entrega. A coleta ocorreu semanalmente pela professora, ao longo de um quadrimestre de uma disciplina de Química Geral ofertada na Universidade Federal do ABC, localizada na cidade de Santo André. A participação na pesquisa se deu forma voluntária, após o término da disciplina. Para compor a análise, foi feita a categorização dos relatos contidos nos portfólios, com apoio da observação participante no decorrer da disciplina, da qual resultaram notas de campo sobre o contexto das aulas e entrevistas semiestruturadas, encerrando os instrumentos de investigação para a triangulação dos dados. O portfólio permitiu conhecer de forma mais profunda a origem das dificuldades em Química, em sua maioria devido a defasagens no Ensino Médio. Outros fatores que contribuem para essas dificuldades são a falta de organização, conhecimento sobre estratégias de estudo, má administração de tempo e de planejamento de estudos. Essa estratégia também possibilita a aproximação entre docente e estudante, em uma relação de confiança, indo ao encontro de uma concepção de ensino que valoriza a condução docente inovadora e transformadora. Conclui-se que a construção do portfólio estimula a reflexão e a consciência sobre o processo de aprendizagem, permitindo aos alunos identificarem dificuldades e para contorná-las, mobilizarem habilidades de monitoramento e de autorregulação.This paper aims to understand the use of the portfolio as a pedagogical tool in chemistry teaching-learning, in the light of John Flavell's (1979) metacognitive monitoring model and Barry Zimmerman's (1989) self-regulated learning, which assist in the verification of mechanisms that are accessed by students while performing tasks. Based on recent studies that sought to understand the role of the portfolio as a pedagogical tool in the teaching of various areas, the records contained in the portfolios made by the students were collected. The portfolios considered items 1) Class Summary 2) List of exercises and 3) Self-Assessment. In the latter, they were asked to make reports of impressions about the classes and their development in the discipline, pointing out content in which they had doubts, main difficulties, possible causes for them and actions taken in relation to the contents to be studied. The preparation of the portfolios was proposed as an extra evaluation component, being optional their delivery. The collection took place weekly by the teacher, during a quarter of a General Chemistry course offered at the Federal University of ABC, located in the city of Santo André. Participation in the research was voluntary after the completion of the course. To compose the analysis, the reports contained in the portfolios were categorized, with the support of participant observation throughout the course, which resulted in field notes about the context of the classes and semi-structured interviews, closing the research instruments for data triangulation. The portfolio allowed us to know more deeply the origin of the difficulties in chemistry, mostly due to lags in high school. Other factors that contribute to these difficulties are lack of organization, knowledge of study strategies, poor time management and study planning. This strategy also enables the rapprochement between teacher and student, in a relationship of trust, meeting a conception of teaching that values the innovative and transformative teaching conduct. It is concluded that the construction of the portfolio stimulates reflection and awareness about the learning process, allowing students to identify difficulties and to overcome them, mobilize monitoring and self-regulation skills.Locatelli, Solange WagnerColagrande, Elaine AngelinaLeal, Sergio Henrique Bezerra de SouzaAlves, Natália Cristina Barbosa2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf158 fls. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79084http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79083Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122060porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T15:28:41Zoai:BDTD:122060Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-16T15:28:41Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
title O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
spellingShingle O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
Alves, Natália Cristina Barbosa
PORTFÓLIOS
MONITORAMENTO METACOGNITIVO
APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNITION
TEACHING CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
title_full O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
title_fullStr O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
title_full_unstemmed O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
title_sort O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no ensino de química
author Alves, Natália Cristina Barbosa
author_facet Alves, Natália Cristina Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Locatelli, Solange Wagner
Colagrande, Elaine Angelina
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Natália Cristina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv PORTFÓLIOS
MONITORAMENTO METACOGNITIVO
APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNITION
TEACHING CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic PORTFÓLIOS
MONITORAMENTO METACOGNITIVO
APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
ENSINO DE QUÍMICA
METACOGNITION
TEACHING CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79084
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122060&midiaext=79083
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
158 fls. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502106827358208