Argumentação e formação cidadã : aportes para uma filosofia do ensino de filosofia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102691 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Patrícia Del Nero Velasco |
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Argumentação e formação cidadã : aportes para uma filosofia do ensino de filosofiaFILOSOFIAFILOSOFIA - ESTUDO E ENSINOARGUMENTAÇÃOPHILOSOPHYPhilosophy - STUDY AND TEACHINGARGUMENTATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profª Drª Patrícia Del Nero VelascoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.A presente dissertação propõe uma reflexão filosófica sobre a contribuição do ensino de filosofia para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio das escolas brasileiras. A presente dissertação propõe uma reflexão filosófica sobre a contribuição do ensino de filosofia para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio das escolas brasileiras. Tendo em vista este propósito, o primeiro capítulo indica uma possível identidade para a filosofia como disciplina escolar, constituída dos seguintes aspectos formais da aprendizagem filosófica: a problematização, a conceituação e a argumentação. Os aspectos formais supracitados exigem do professor de filosofia o desenvolvimento de certas habilidades na prática docente: (i) saber empreender narrativas; (ii) saber provocar pequenas perturbações no interior do contrato didático; (iii) saber fazer-se um "parteiro de ideias" nos moldes do método socrático. O segundo capítulo concentra-se no aspecto formal da argumentação, tomando-a como o principal veículo para uma experiência de pensamento e prática filosófica, bem como instrumento potencializador de uma cidadania crítica e autônoma. Especifica-se a argumentação como argumentação filosófica, atentando para a dimensão dialética e retórica que esta deve tomar no processo de ensino e aprendizagem em filosofia. Por fim, o terceiro capítulo resgata os diversos sentidos que os conceitos de cidadania e formação cidadã ganharam ao longo da história das sociedades democráticas ocidentais, compara estes sentidos e propõe uma síntese de seus aspectos positivos e negativos através de um ensino de filosofia que colabore para a formação cidadã dos estudantes. Esta é então entendida como estratégia política que valoriza os direitos e deveres conquistados pelas sociedades democráticas, mas que também os transcende, participando ativamente das discussões e ações que encaminham os rumos político, econômico e cultural das sociedades. Para tanto, o ensino de filosofia torna-se imprescindível, visto que esta cidadania crítica, ativa e autônoma deve passar pela apropriação de competências argumentativas, as quais fazem parte da própria natureza do conhecimento filosófico (tal como defendida no presente trabalho).This thesis proposes a philosophical reflection on the contribution of teaching philosophy for civic education of high school students in Brazilian schools. Hence, the first chapter indicates a possible identity for Philosophy as school course, which consists of the following aspects of philosophical learning: to find out the problems, conceptualization and discussion. The above aspects require from the philosophy¿s teacher the development of certain skills in teaching practice: (i) know-how in creating narratives; (Ii) know-how in causing small perturbations in the didactic contract; (Iii) be able to be a "midwife of ideas" in the Socratic method. The second chapter focuses on the discussion¿s aspect, which is the main vehicle for a thought and philosophical experience, and a powerful tool for a critical and autonomous citizenship. Discussion is commented as a philosophical discussion, which takes into consideration the dialectic and rhetoric dimension that should make part of the teaching and learning process in philosophy. Finally, the third chapter rescues various meanings that the concepts of citizenship and civic education got throughout the Western democratic societies¿ history and compares these meanings and proposes a synthesis of the positive and negative aspects through of teaching philosophy that collaborate to students¿ civic education. As a result, this is understood as a political strategy that values the rights and duties acquired by democratic societies. In addition, it transcends and actively participates in the discussions and actions that deliver the political, economic and cultural direction of societies. Thus, the teaching philosophy becomes essential, since this critical, autonomous and active citizenship must pass the appropriation of argumentative skills, which are part of the very nature of philosophical knowledge (as advocated in this study).Velasco, Patrícia Del NeroPereira, Marinê de SouzaTomazetti, Elisete MedianeiraColenghi Filho, Maurício2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102691http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102691&midiaext=72843http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102691&midiaext=72842Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=102691porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-08T11:23:44Zoai:BDTD:102691Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-02-08T11:23:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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