Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Carla Lopes Rodriguez |
id |
UFBC_f27f6667a426890f3cc82a268f938f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:124282 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificadoINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOAVALIAÇÃOGAMIFICAÇÃOPROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEMPESQUISA - AÇÃOCOMPUTING IN EDUCATIONGAMIFICATIONASSESSMENTTEACHING-LEARNING PROCEACTION RESEARCHPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Carla Lopes RodriguezCoorientadora: Profa. Dra. Rafaela Vilela da Rocha CamposDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2022.A avaliação da aprendizagem representa um grande desafio no contexto educacional. Muitos alunos apresentam uma repulsa pelo momento da avaliação. Muitas vezes o processo de avaliação é entendido apenas como classificatório ou punitivo. Diversas aplicações gamificadas têm sido desenvolvidas para melhorar o engajamento dos alunos, porém ainda são poucas as aplicações da gamificação no processo de avaliação. Nesse contexto, esta pesquisa tem como principal objetivo propor, implementar e testar um sistema gamificado de apoio ao processo da avaliação da aprendizagem, por meio de uma pesquisa-ação. Na pesquisa-ação, o sistema foi usado na gamificação do processo educacional em duas turmas de Ensino Médio integrado ao Técnico, com um total de 71 alunos. A pesquisa foi realizada em três cenários distintos. O primeiro sem nenhum elemento de gamificação, o segundo com a gamificação da avaliação e o terceiro com a gamificação das aulas e da avaliação. Em cada um dos cenários foram coletados dados para análise, como por exemplo, quantidade de entregas e engajamento. Verificou-se benefícios do uso da gamificação, como transparência dos resultados, velocidade de feedback e melhora na autonomia dos alunos. Os dados coletados também indicam um aumento na quantidade de entregas de atividades da disciplina.Learning assessment represents a major challenge in the educational context. Many students are repulsed by the moment of assessment. Often the assessment process is understood only as classificatory or punitive. Several gamified applications have been developed to improve student engagement, but there are still few applications of gamification in assessment. In this context, this research has as its main objective to propose, implement and test a learning assessment system that uses gamification elements as learning evaluation tools, through action research. In action research, the system was used in the gamification of the educational process in two high school classes, totaling 71 students. The research was carried out in three different scenarios. The first without any gamification element, the second with the gamification of assessment and the third with the gamification of classes and assessment. In each of the scenarios, data were collected for analysis, such as the number of deliveries and engagement. There were benefits of using gamification, such as transparency of results, agility of feedback and improvement in student autonomy. The data collected also indicate an increase in participation in the activities of the discipline.Rodriguez, Carla LopesCampos, Rafaela Vilela da RochaMatos, Diego Dermeval Medeiros da CunhaPimentel, Edson PinheiroSilva, João Carlos Lima e2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282&midiaext=80805Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124282porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-01T08:16:58Zoai:BDTD:124282Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-01T08:16:58Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado |
title |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado |
spellingShingle |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado Silva, João Carlos Lima e INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO GAMIFICAÇÃO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PESQUISA - AÇÃO COMPUTING IN EDUCATION GAMIFICATION ASSESSMENT TEACHING-LEARNING PROCE ACTION RESEARCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
title_short |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado |
title_full |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado |
title_fullStr |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado |
title_full_unstemmed |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado |
title_sort |
Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado |
author |
Silva, João Carlos Lima e |
author_facet |
Silva, João Carlos Lima e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez, Carla Lopes Campos, Rafaela Vilela da Rocha Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha Pimentel, Edson Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Carlos Lima e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO GAMIFICAÇÃO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PESQUISA - AÇÃO COMPUTING IN EDUCATION GAMIFICATION ASSESSMENT TEACHING-LEARNING PROCE ACTION RESEARCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
topic |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO GAMIFICAÇÃO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PESQUISA - AÇÃO COMPUTING IN EDUCATION GAMIFICATION ASSESSMENT TEACHING-LEARNING PROCE ACTION RESEARCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Carla Lopes Rodriguez |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282&midiaext=80805 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 122 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502110360010752 |