Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Lima e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Carla Lopes Rodriguez
id UFBC_f27f6667a426890f3cc82a268f938f6d
oai_identifier_str oai:BDTD:124282
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificadoINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOAVALIAÇÃOGAMIFICAÇÃOPROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEMPESQUISA - AÇÃOCOMPUTING IN EDUCATIONGAMIFICATIONASSESSMENTTEACHING-LEARNING PROCEACTION RESEARCHPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Carla Lopes RodriguezCoorientadora: Profa. Dra. Rafaela Vilela da Rocha CamposDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2022.A avaliação da aprendizagem representa um grande desafio no contexto educacional. Muitos alunos apresentam uma repulsa pelo momento da avaliação. Muitas vezes o processo de avaliação é entendido apenas como classificatório ou punitivo. Diversas aplicações gamificadas têm sido desenvolvidas para melhorar o engajamento dos alunos, porém ainda são poucas as aplicações da gamificação no processo de avaliação. Nesse contexto, esta pesquisa tem como principal objetivo propor, implementar e testar um sistema gamificado de apoio ao processo da avaliação da aprendizagem, por meio de uma pesquisa-ação. Na pesquisa-ação, o sistema foi usado na gamificação do processo educacional em duas turmas de Ensino Médio integrado ao Técnico, com um total de 71 alunos. A pesquisa foi realizada em três cenários distintos. O primeiro sem nenhum elemento de gamificação, o segundo com a gamificação da avaliação e o terceiro com a gamificação das aulas e da avaliação. Em cada um dos cenários foram coletados dados para análise, como por exemplo, quantidade de entregas e engajamento. Verificou-se benefícios do uso da gamificação, como transparência dos resultados, velocidade de feedback e melhora na autonomia dos alunos. Os dados coletados também indicam um aumento na quantidade de entregas de atividades da disciplina.Learning assessment represents a major challenge in the educational context. Many students are repulsed by the moment of assessment. Often the assessment process is understood only as classificatory or punitive. Several gamified applications have been developed to improve student engagement, but there are still few applications of gamification in assessment. In this context, this research has as its main objective to propose, implement and test a learning assessment system that uses gamification elements as learning evaluation tools, through action research. In action research, the system was used in the gamification of the educational process in two high school classes, totaling 71 students. The research was carried out in three different scenarios. The first without any gamification element, the second with the gamification of assessment and the third with the gamification of classes and assessment. In each of the scenarios, data were collected for analysis, such as the number of deliveries and engagement. There were benefits of using gamification, such as transparency of results, agility of feedback and improvement in student autonomy. The data collected also indicate an increase in participation in the activities of the discipline.Rodriguez, Carla LopesCampos, Rafaela Vilela da RochaMatos, Diego Dermeval Medeiros da CunhaPimentel, Edson PinheiroSilva, João Carlos Lima e2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282&midiaext=80805Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124282porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-01T08:16:58Zoai:BDTD:124282Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-01T08:16:58Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
title Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
spellingShingle Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
Silva, João Carlos Lima e
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO
GAMIFICAÇÃO
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
PESQUISA - AÇÃO
COMPUTING IN EDUCATION
GAMIFICATION
ASSESSMENT
TEACHING-LEARNING PROCE
ACTION RESEARCH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
title_short Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
title_full Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
title_fullStr Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
title_full_unstemmed Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
title_sort Aplicação de estratégias de gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : pesquisa-ação e criação de um sistema gamificado
author Silva, João Carlos Lima e
author_facet Silva, João Carlos Lima e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez, Carla Lopes
Campos, Rafaela Vilela da Rocha
Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha
Pimentel, Edson Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Carlos Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO
GAMIFICAÇÃO
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
PESQUISA - AÇÃO
COMPUTING IN EDUCATION
GAMIFICATION
ASSESSMENT
TEACHING-LEARNING PROCE
ACTION RESEARCH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
topic INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO
GAMIFICAÇÃO
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
PESQUISA - AÇÃO
COMPUTING IN EDUCATION
GAMIFICATION
ASSESSMENT
TEACHING-LEARNING PROCE
ACTION RESEARCH
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Carla Lopes Rodriguez
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124282&midiaext=80805
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
122 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502110360010752