Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Rafael Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Guilherme Ribeiro Balan
id UFBC_f33df3dff514b5b4c159d637e73f0f31
oai_identifier_str oai:BDTD:106595
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformasIMAGENS HDRMAPEAMENTO DE TONSDECOMPOSIÇÃO MULTIESCALAHDR IMAGESTONE-MAPPINGMULTISCALE DECOMPOSITIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. André Guilherme Ribeiro BalanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, 2017.Uma cena real possui uma grande variação de contraste que, quando vista pelo olho humano, resulta em detalhes que sensores de câmeras digitais comuns não conseguem capturar. Isso ocorre devido às limitações dos dispositivos para obter e exibir diferentes valores de cor. Imagens HDR (High Dynamic Range), por sua vez, são representações que conseguem reproduzir essa amplitude de valores. Para gerar e exibir imagens HDR, diante das limitações dos dispositivos, é necessário trabalhar em um domínio de menor alcance, com imagens LDR (Low Dynamic Range). Os algoritmos que mapeiam os valores entre os domínios são chamadas de operadores de tone-mapping. Apenas a aplicação de tone-mapping não gera resultados de alta qualidade, sendo necessárias técnicas de redução de ruídos e decomposição de imagem para tal. Essas técnicas implicam um alto custo computacional e demandam muito tempo quando executados na CPU. Por outro lado, o processamento na GPU oferece um paralelismo natural, por viabilizar operações a serem aplicadas a todos os pixels, simultaneamente. Uma das maneiras de programar essas operações na GPU é através do uso de shaders gráficos, alterando a forma que os pixels da imagem são reproduzidos. Com o constante crescimento da utilização de dispositivos móveis, um tema recorrente é o desempenho e a viabilidade de aplicações de alta performance em tais dispositivos, que atualmente, na maioria dos casos, possuem em sua arquitetura uma GPU programável. Nesse trabalho, desenvolvemos shaders gráficos OpenGL para processar operações de tonemapping, bem como a decomposição multiescala de imagens utilizando filtros não lineares importantes e modernos, a fim de preservar a maioria dos detalhes das imagens. Isso gera resultados mais nítidos quando comparados com técnicas que aplicam os operadores de tone-mapping diretamente nas imagens. Por outro lado, o processamento em GPU representa uma enorme melhoria de velocidade em relação ao processamento da CPU. A aplicação que desenvolvemos é multiplataforma para que ele possa ser executado em desktops e dispositivos móveis. Utilizamos a aplicação para avaliar o desempenho de diferentes operadores de tone-mapping e diferentes filtros de imagem não lineares para executar a decomposição de imagens em vários níveis.A typical scene may have a highly nonuniform illumination that common digital camera sensors are currently not able to deal with, as well as typical screen monitors. A High Dynamic Range image (HDR) is an image model capable to store much larger illumination range than regular models, what is more similar to our human system view. To generate and display HDR images, given the limitations of the devices (cameras and screen monitors), it is necessary to work in a domain with smaller range, called LDR images (Low Dynamic Range). The algorithms that map HDR images to LDR images are called tone-mapping operators. These algorithms, when operating on very high resolution HDR images, demand very high computational effort that CPU are also not currently capable to deal with. On the other hand, GPU offers a natural parallelism by enabling operations to be applied on thousands of pixels simultaneously. One way to program these operations on the GPU is through the use of graphics shaders, directly changing a graphical pipeline that reproduce pixels of the image, such as OpenGL pipeline. Nowadays, mobile devices are also highly available devices that can have powerful GPUs. Hence, an important research subject is to access the viability of using such devices on HDR image processing and tone-mapping. In this work, we develop OpenGL graphic shaders to process tone-mapping operation as well as image multiscale decomposition using important and modern nonlinear image filters, in order to preserve the most of the images details. This generates sharper results when compared to techniques that directly apply tone-mapping operators on the images. On the other hand, GPU processing represents a huge speed improvement over CPU processing. The application we develop is multiplatform so it can run on desktops and mobile devices. We used it to evaluate the performance of different tone-mapping operators and different nonlinear image filters to perform image multiscale decomposition.Balan, André Guilherme RibeiroGois, João PauloBíscaro, Helton HideraldoMunhoz, Rafael Gomes2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595&midiaext=74728http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595&midiaext=74727Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106595porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-23T09:54:12Zoai:BDTD:106595Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-11-23T09:54:12Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
title Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
spellingShingle Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
Munhoz, Rafael Gomes
IMAGENS HDR
MAPEAMENTO DE TONS
DECOMPOSIÇÃO MULTIESCALA
HDR IMAGES
TONE-MAPPING
MULTISCALE DECOMPOSITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
title_short Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
title_full Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
title_fullStr Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
title_full_unstemmed Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
title_sort Processamento de imagens HDR utilizando shaders gráficos em múltiplas plataformas
author Munhoz, Rafael Gomes
author_facet Munhoz, Rafael Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balan, André Guilherme Ribeiro
Gois, João Paulo
Bíscaro, Helton Hideraldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Rafael Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv IMAGENS HDR
MAPEAMENTO DE TONS
DECOMPOSIÇÃO MULTIESCALA
HDR IMAGES
TONE-MAPPING
MULTISCALE DECOMPOSITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
topic IMAGENS HDR
MAPEAMENTO DE TONS
DECOMPOSIÇÃO MULTIESCALA
HDR IMAGES
TONE-MAPPING
MULTISCALE DECOMPOSITION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. André Guilherme Ribeiro Balan
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595&midiaext=74728
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106595&midiaext=74727
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502099678167040