INTERFACE DA ABORDAGEM CTS COM A DIVERSIDADE DE RELAÇÕES SOCIAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, André Luiz Rodrigues dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6684
Resumo: Este texto trata sobre a prática docente no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a diversidade de relações sociais em aulas de biologia. Tem como objetivo identificar na fala docente a aproximação das relações sociais com o ensino de ciências em sua ação pedagógica, baseada na proposta CTS. A metodologia desse estudo foi concebida segundo os pressupostos da pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly, em que o professor sujeito da pesquisa expõe em seu discurso, a percepção de como ele privilegia em sua prática pedagógica a conduta solidária, o respeito às diferenças sociais e aos ritmos de aprendizagem. Como o referencial teórico, trazemos autores como Krasilchik, Marandino, Santos, Mortimer, Pinheiro, Silveira e Bazzo. Os resultados do trabalho apontam para a possível contribuição do enfoque CTS para realizar uma reflexão sobre a necessidade de incluir na formação docente, em destaque no ensino de ciências, a discussão de práticas que conduzam para um novo olhar sobre as relações sociais na perspectiva da formação cidadã.
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