PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Junior, Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cristina da Silva, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/578
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as publicações realizadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no Ensino de Química. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, para selecionar artigos publicados no ENPEC durante o período de 2011 a 2019, contendo palavras-chave “ensino de química” e/ou “química”. Os 46 artigos selecionados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin por meio das seguintes categorias de análise: palavras-chave; natureza do trabalho; público alvo; temas sociais geradores; referenciais teóricos. A partir da análise dos dados verificou-se que CTS, CTSA e Ensino de Química foram palavras-chave de maior relevância na área de pesquisa. Os trabalhos são na maioria de natureza empírica, envolvendo uma diversidade de temas socioambientais desenvolvidos principalmente com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. A análise indicou Wildson L. P. Santos como o principal referencial teórico citado nos trabalhos analisados. A pesquisa mostrou que, apesar de uma pequena tendência de aumento de publicações CTS no Ensino de Química nas edições do ENPEC, faz-se necessária reflexão sobre a inserção da abordagem CTS em sala de aula com foco na interdisciplinaridade.
id URI-5_4aeaf0c86a984114d344bca586088c25
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/578
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPECCTSEnsino de QuímicaENPECEste trabalho tem por objetivo analisar as publicações realizadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no Ensino de Química. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, para selecionar artigos publicados no ENPEC durante o período de 2011 a 2019, contendo palavras-chave “ensino de química” e/ou “química”. Os 46 artigos selecionados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin por meio das seguintes categorias de análise: palavras-chave; natureza do trabalho; público alvo; temas sociais geradores; referenciais teóricos. A partir da análise dos dados verificou-se que CTS, CTSA e Ensino de Química foram palavras-chave de maior relevância na área de pesquisa. Os trabalhos são na maioria de natureza empírica, envolvendo uma diversidade de temas socioambientais desenvolvidos principalmente com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. A análise indicou Wildson L. P. Santos como o principal referencial teórico citado nos trabalhos analisados. A pesquisa mostrou que, apesar de uma pequena tendência de aumento de publicações CTS no Ensino de Química nas edições do ENPEC, faz-se necessária reflexão sobre a inserção da abordagem CTS em sala de aula com foco na interdisciplinaridade.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/57810.31512/encitec.v11i3.578Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 286-3002237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/578/300Copyright (c) 2021 Pedro Miranda Junior, Sandra Cristina da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Junior, Pedro Cristina da Silva, Sandra 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/578Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
title PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
spellingShingle PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
Miranda Junior, Pedro
CTS
Ensino de Química
ENPEC
title_short PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
title_full PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
title_fullStr PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
title_full_unstemmed PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
title_sort PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
author Miranda Junior, Pedro
author_facet Miranda Junior, Pedro
Cristina da Silva, Sandra
author_role author
author2 Cristina da Silva, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Junior, Pedro
Cristina da Silva, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
Ensino de Química
ENPEC
topic CTS
Ensino de Química
ENPEC
description Este trabalho tem por objetivo analisar as publicações realizadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no Ensino de Química. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, para selecionar artigos publicados no ENPEC durante o período de 2011 a 2019, contendo palavras-chave “ensino de química” e/ou “química”. Os 46 artigos selecionados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin por meio das seguintes categorias de análise: palavras-chave; natureza do trabalho; público alvo; temas sociais geradores; referenciais teóricos. A partir da análise dos dados verificou-se que CTS, CTSA e Ensino de Química foram palavras-chave de maior relevância na área de pesquisa. Os trabalhos são na maioria de natureza empírica, envolvendo uma diversidade de temas socioambientais desenvolvidos principalmente com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. A análise indicou Wildson L. P. Santos como o principal referencial teórico citado nos trabalhos analisados. A pesquisa mostrou que, apesar de uma pequena tendência de aumento de publicações CTS no Ensino de Química nas edições do ENPEC, faz-se necessária reflexão sobre a inserção da abordagem CTS em sala de aula com foco na interdisciplinaridade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/578
10.31512/encitec.v11i3.578
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/578
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/578/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pedro Miranda Junior, Sandra Cristina da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pedro Miranda Junior, Sandra Cristina da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 286-300
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333710655488