A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/32836 |
Resumo: | Nesse artigo analisam-se as transformações nas práticas pedagógicas de educadores que utilizaram a Metodologia TelessalaTM no Programa Autonomia entre 2009 e 2015, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Brasil, que visava a aceleração de estudos para a conclusão da Educação Básica de alunos em distorção idade-série. Procura-se compreender quais as mudanças que ocorreram na sua identidade profissional e pessoal a partir do trabalho unidocente, interdisciplinar e organizado de forma modular e não seriada; com um currículo contextualizado, problematizado e vivenciado através de uma dinâmica em que o professor assume o papel de mediador pedagógico e o conhecimento é construído coletivamente junto aos educandos, divididos em quatro Equipes. Para esse trabalho, os docentes passaram por um processo de formação continuada, no início de cada módulo, onde se esperava que fortalecessem pressupostos teórico-metodológicos, como a Leitura de Imagem e a escrita do Memorial e dialogassem com a experiência de outros professores; durante os acompanhamentos pedagógicos em sala de aula que objetivavam identificar as suas conquistas e dar atenção aos desafios; e nos encontros de planejamento em grupo, com a presença da Equipe Multidisciplinar. Reflete-se ainda sobre a possibilidade de aplicação dessa didática alternativa no ensino regular ou em outros contextos educacionais, tendo em vista as suas contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em contextos de elevados índices de fracasso e evasão escolar. |
id |
UFC-10_478f9756060431eb70fa77c84cc1c6ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/32836 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA.Metodologia TelessalaTMPrograma Autonomiatranformaçãopráticas docentesidentidade docente.Práticas Pedagógicas DocentesNesse artigo analisam-se as transformações nas práticas pedagógicas de educadores que utilizaram a Metodologia TelessalaTM no Programa Autonomia entre 2009 e 2015, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Brasil, que visava a aceleração de estudos para a conclusão da Educação Básica de alunos em distorção idade-série. Procura-se compreender quais as mudanças que ocorreram na sua identidade profissional e pessoal a partir do trabalho unidocente, interdisciplinar e organizado de forma modular e não seriada; com um currículo contextualizado, problematizado e vivenciado através de uma dinâmica em que o professor assume o papel de mediador pedagógico e o conhecimento é construído coletivamente junto aos educandos, divididos em quatro Equipes. Para esse trabalho, os docentes passaram por um processo de formação continuada, no início de cada módulo, onde se esperava que fortalecessem pressupostos teórico-metodológicos, como a Leitura de Imagem e a escrita do Memorial e dialogassem com a experiência de outros professores; durante os acompanhamentos pedagógicos em sala de aula que objetivavam identificar as suas conquistas e dar atenção aos desafios; e nos encontros de planejamento em grupo, com a presença da Equipe Multidisciplinar. Reflete-se ainda sobre a possibilidade de aplicação dessa didática alternativa no ensino regular ou em outros contextos educacionais, tendo em vista as suas contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em contextos de elevados índices de fracasso e evasão escolar.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/3283610.29148/labor.v1i19.32836Revista Labor; v. 1 n. 19 (2018); 133-1521983-500010.29148/revista labor.v1i19reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/32836/pdf10.29148/revista labor.v1i19.32836.g95620Copyright (c) 2018 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessPollo Mendonça, Ana TeresaCosme, Ariana2020-04-27T15:31:45Zoai:periodicos.ufc:article/32836Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:31:45Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. |
title |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. |
spellingShingle |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. Pollo Mendonça, Ana Teresa Metodologia TelessalaTM Programa Autonomia tranformação práticas docentes identidade docente. Práticas Pedagógicas Docentes |
title_short |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. |
title_full |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. |
title_fullStr |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. |
title_full_unstemmed |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. |
title_sort |
A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA AUTONOMIA. |
author |
Pollo Mendonça, Ana Teresa |
author_facet |
Pollo Mendonça, Ana Teresa Cosme, Ariana |
author_role |
author |
author2 |
Cosme, Ariana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pollo Mendonça, Ana Teresa Cosme, Ariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia TelessalaTM Programa Autonomia tranformação práticas docentes identidade docente. Práticas Pedagógicas Docentes |
topic |
Metodologia TelessalaTM Programa Autonomia tranformação práticas docentes identidade docente. Práticas Pedagógicas Docentes |
description |
Nesse artigo analisam-se as transformações nas práticas pedagógicas de educadores que utilizaram a Metodologia TelessalaTM no Programa Autonomia entre 2009 e 2015, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Brasil, que visava a aceleração de estudos para a conclusão da Educação Básica de alunos em distorção idade-série. Procura-se compreender quais as mudanças que ocorreram na sua identidade profissional e pessoal a partir do trabalho unidocente, interdisciplinar e organizado de forma modular e não seriada; com um currículo contextualizado, problematizado e vivenciado através de uma dinâmica em que o professor assume o papel de mediador pedagógico e o conhecimento é construído coletivamente junto aos educandos, divididos em quatro Equipes. Para esse trabalho, os docentes passaram por um processo de formação continuada, no início de cada módulo, onde se esperava que fortalecessem pressupostos teórico-metodológicos, como a Leitura de Imagem e a escrita do Memorial e dialogassem com a experiência de outros professores; durante os acompanhamentos pedagógicos em sala de aula que objetivavam identificar as suas conquistas e dar atenção aos desafios; e nos encontros de planejamento em grupo, com a presença da Equipe Multidisciplinar. Reflete-se ainda sobre a possibilidade de aplicação dessa didática alternativa no ensino regular ou em outros contextos educacionais, tendo em vista as suas contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em contextos de elevados índices de fracasso e evasão escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/32836 10.29148/labor.v1i19.32836 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/32836 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v1i19.32836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/32836/pdf 10.29148/revista labor.v1i19.32836.g95620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 1 n. 19 (2018); 133-152 1983-5000 10.29148/revista labor.v1i19 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454506062118912 |