Autonomia de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52325 |
Resumo: | Durante as quase trezentas páginas de “La autonomia del professorado”, o espanhol José Contreras Domingo, da Universitat de Barcelona, nos apresenta uma definição de autonomia docente como qualidade do fenômeno educativo, não apenas como qualidade profissional. O autor teoriza que a autonomia consiste na consciência sobre a docência, sobre o fazer e sobre o ser professor, mas ainda, sobre o sentido do ensino e da educação na sociedade. Esclarece que a produção dos saberes pertinentes à docência não permite segregar “elaboração e aplicação”, “teoria e prática”, mas obriga reuni-las e revelá-las diretamente no contexto humano e social onde o fenômeno educativo acontece. |
id |
UFPR-4_908ab2fd1a3623c6dae4adce14191e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/52325 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia de professoresEducação; Formação de professoresautonomia de professores; identidade docente; formação de professores; profissão docenteAutonomia de professores; identidade profissional docenteDurante as quase trezentas páginas de “La autonomia del professorado”, o espanhol José Contreras Domingo, da Universitat de Barcelona, nos apresenta uma definição de autonomia docente como qualidade do fenômeno educativo, não apenas como qualidade profissional. O autor teoriza que a autonomia consiste na consciência sobre a docência, sobre o fazer e sobre o ser professor, mas ainda, sobre o sentido do ensino e da educação na sociedade. Esclarece que a produção dos saberes pertinentes à docência não permite segregar “elaboração e aplicação”, “teoria e prática”, mas obriga reuni-las e revelá-las diretamente no contexto humano e social onde o fenômeno educativo acontece.UFPRValério, Marcelo2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52325Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 327-332Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 327-332Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 327-3321984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52325/33988Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:08:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/52325Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:08:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia de professores |
title |
Autonomia de professores |
spellingShingle |
Autonomia de professores Valério, Marcelo Educação; Formação de professores autonomia de professores; identidade docente; formação de professores; profissão docente Autonomia de professores; identidade profissional docente |
title_short |
Autonomia de professores |
title_full |
Autonomia de professores |
title_fullStr |
Autonomia de professores |
title_full_unstemmed |
Autonomia de professores |
title_sort |
Autonomia de professores |
author |
Valério, Marcelo |
author_facet |
Valério, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valério, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de professores autonomia de professores; identidade docente; formação de professores; profissão docente Autonomia de professores; identidade profissional docente |
topic |
Educação; Formação de professores autonomia de professores; identidade docente; formação de professores; profissão docente Autonomia de professores; identidade profissional docente |
description |
Durante as quase trezentas páginas de “La autonomia del professorado”, o espanhol José Contreras Domingo, da Universitat de Barcelona, nos apresenta uma definição de autonomia docente como qualidade do fenômeno educativo, não apenas como qualidade profissional. O autor teoriza que a autonomia consiste na consciência sobre a docência, sobre o fazer e sobre o ser professor, mas ainda, sobre o sentido do ensino e da educação na sociedade. Esclarece que a produção dos saberes pertinentes à docência não permite segregar “elaboração e aplicação”, “teoria e prática”, mas obriga reuni-las e revelá-las diretamente no contexto humano e social onde o fenômeno educativo acontece. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52325 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52325/33988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 327-332 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 327-332 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 327-332 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898249199616 |