NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ilzeni Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Helianane O., Marinho, Raimunda Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516
Resumo: O presente artigo traz reflexões iniciais resultantes da pesquisa Necessidades Formativas e Formação de Competências nos Cursos de Primeira Licenciatura do PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão. Neste estudo, tomou-se como eixo de análise as inovações científicas e tecnológicas, sobretudo pelo papel significativo que a ciência e a tecnologia tiveram no aumento da produção de bens materiais, além das grandes contribuições ao longo dos séculos para o desenvolvimento das forças produtivas. Com efeito, este estudo tem como objetivo analisar as necessidades formativas e formação de competências nos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas, assim como para a qualidade da educação básica no estado do Maranhão. Conclui-se que são as mudanças na produção de bens materiais, em cada momento histórico e em cada espaço geográfico, que definem e impõem as novas necessidades formativas, exigindo, em consequência, novos perfis profissionais.ABSTRACTThis article presents initial reflections as a result of the research on Training Needs and Skills Development in the PARFOR / UFMA First Degree (Licenciate) Courses: challenges for the development of innovative pedagogical practices in the public schools of Maranhão. In this study, scientific and technological innovations were taken as the axis of analysis based on the understanding that science and technology have not only played a significant role in increasing the production of material goods, but also made great contributions to the development of the productive forces over the centuries. The aim of this study is to analyze the training needs and competencies development in 1st degree (licenciate) courses of the PARFOR Program at UFMA, seeking to add to the development of innovative pedagogical practices in public schools, as well as to the improvement of basic education in the State of Maranhão. It is concluded that it is the changes produced in the production of material goods in each historical moment and in each geographical space that define and impose new training needs, requiring new professional profiles according to the requirements of each period and place.
id UFC-10_5996d9c4b70c4d81b328489558475403
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/33516
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básicaCiênciaTecnologiaNecessidades FormativasEducação BásicaFormação de professoresO presente artigo traz reflexões iniciais resultantes da pesquisa Necessidades Formativas e Formação de Competências nos Cursos de Primeira Licenciatura do PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão. Neste estudo, tomou-se como eixo de análise as inovações científicas e tecnológicas, sobretudo pelo papel significativo que a ciência e a tecnologia tiveram no aumento da produção de bens materiais, além das grandes contribuições ao longo dos séculos para o desenvolvimento das forças produtivas. Com efeito, este estudo tem como objetivo analisar as necessidades formativas e formação de competências nos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas, assim como para a qualidade da educação básica no estado do Maranhão. Conclui-se que são as mudanças na produção de bens materiais, em cada momento histórico e em cada espaço geográfico, que definem e impõem as novas necessidades formativas, exigindo, em consequência, novos perfis profissionais.ABSTRACTThis article presents initial reflections as a result of the research on Training Needs and Skills Development in the PARFOR / UFMA First Degree (Licenciate) Courses: challenges for the development of innovative pedagogical practices in the public schools of Maranhão. In this study, scientific and technological innovations were taken as the axis of analysis based on the understanding that science and technology have not only played a significant role in increasing the production of material goods, but also made great contributions to the development of the productive forces over the centuries. The aim of this study is to analyze the training needs and competencies development in 1st degree (licenciate) courses of the PARFOR Program at UFMA, seeking to add to the development of innovative pedagogical practices in public schools, as well as to the improvement of basic education in the State of Maranhão. It is concluded that it is the changes produced in the production of material goods in each historical moment and in each geographical space that define and impose new training needs, requiring new professional profiles according to the requirements of each period and place.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2018-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/3351610.29148/labor.v2i18.33516Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 193-2011983-500010.29148/revista labor.v2i18reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516/7341010.29148/revista labor.v2i18.33516.g73410Copyright (c) 2018 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Ilzeni SilvaRocha, Helianane O.Marinho, Raimunda Ramos2020-04-27T15:48:14Zoai:periodicos.ufc:article/33516Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:48:14Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
title NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
spellingShingle NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
Dias, Ilzeni Silva
Ciência
Tecnologia
Necessidades Formativas
Educação Básica
Formação de professores
title_short NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
title_full NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
title_fullStr NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
title_full_unstemmed NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
title_sort NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
author Dias, Ilzeni Silva
author_facet Dias, Ilzeni Silva
Rocha, Helianane O.
Marinho, Raimunda Ramos
author_role author
author2 Rocha, Helianane O.
Marinho, Raimunda Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ilzeni Silva
Rocha, Helianane O.
Marinho, Raimunda Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Tecnologia
Necessidades Formativas
Educação Básica
Formação de professores
topic Ciência
Tecnologia
Necessidades Formativas
Educação Básica
Formação de professores
description O presente artigo traz reflexões iniciais resultantes da pesquisa Necessidades Formativas e Formação de Competências nos Cursos de Primeira Licenciatura do PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão. Neste estudo, tomou-se como eixo de análise as inovações científicas e tecnológicas, sobretudo pelo papel significativo que a ciência e a tecnologia tiveram no aumento da produção de bens materiais, além das grandes contribuições ao longo dos séculos para o desenvolvimento das forças produtivas. Com efeito, este estudo tem como objetivo analisar as necessidades formativas e formação de competências nos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas, assim como para a qualidade da educação básica no estado do Maranhão. Conclui-se que são as mudanças na produção de bens materiais, em cada momento histórico e em cada espaço geográfico, que definem e impõem as novas necessidades formativas, exigindo, em consequência, novos perfis profissionais.ABSTRACTThis article presents initial reflections as a result of the research on Training Needs and Skills Development in the PARFOR / UFMA First Degree (Licenciate) Courses: challenges for the development of innovative pedagogical practices in the public schools of Maranhão. In this study, scientific and technological innovations were taken as the axis of analysis based on the understanding that science and technology have not only played a significant role in increasing the production of material goods, but also made great contributions to the development of the productive forces over the centuries. The aim of this study is to analyze the training needs and competencies development in 1st degree (licenciate) courses of the PARFOR Program at UFMA, seeking to add to the development of innovative pedagogical practices in public schools, as well as to the improvement of basic education in the State of Maranhão. It is concluded that it is the changes produced in the production of material goods in each historical moment and in each geographical space that define and impose new training needs, requiring new professional profiles according to the requirements of each period and place.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516
10.29148/labor.v2i18.33516
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516
identifier_str_mv 10.29148/labor.v2i18.33516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516/73410
10.29148/revista labor.v2i18.33516.g73410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 193-201
1983-5000
10.29148/revista labor.v2i18
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1809454506096721920