NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516 |
Resumo: | O presente artigo traz reflexões iniciais resultantes da pesquisa Necessidades Formativas e Formação de Competências nos Cursos de Primeira Licenciatura do PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão. Neste estudo, tomou-se como eixo de análise as inovações científicas e tecnológicas, sobretudo pelo papel significativo que a ciência e a tecnologia tiveram no aumento da produção de bens materiais, além das grandes contribuições ao longo dos séculos para o desenvolvimento das forças produtivas. Com efeito, este estudo tem como objetivo analisar as necessidades formativas e formação de competências nos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas, assim como para a qualidade da educação básica no estado do Maranhão. Conclui-se que são as mudanças na produção de bens materiais, em cada momento histórico e em cada espaço geográfico, que definem e impõem as novas necessidades formativas, exigindo, em consequência, novos perfis profissionais.ABSTRACTThis article presents initial reflections as a result of the research on Training Needs and Skills Development in the PARFOR / UFMA First Degree (Licenciate) Courses: challenges for the development of innovative pedagogical practices in the public schools of Maranhão. In this study, scientific and technological innovations were taken as the axis of analysis based on the understanding that science and technology have not only played a significant role in increasing the production of material goods, but also made great contributions to the development of the productive forces over the centuries. The aim of this study is to analyze the training needs and competencies development in 1st degree (licenciate) courses of the PARFOR Program at UFMA, seeking to add to the development of innovative pedagogical practices in public schools, as well as to the improvement of basic education in the State of Maranhão. It is concluded that it is the changes produced in the production of material goods in each historical moment and in each geographical space that define and impose new training needs, requiring new professional profiles according to the requirements of each period and place. |
id |
UFC-10_5996d9c4b70c4d81b328489558475403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/33516 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básicaCiênciaTecnologiaNecessidades FormativasEducação BásicaFormação de professoresO presente artigo traz reflexões iniciais resultantes da pesquisa Necessidades Formativas e Formação de Competências nos Cursos de Primeira Licenciatura do PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão. Neste estudo, tomou-se como eixo de análise as inovações científicas e tecnológicas, sobretudo pelo papel significativo que a ciência e a tecnologia tiveram no aumento da produção de bens materiais, além das grandes contribuições ao longo dos séculos para o desenvolvimento das forças produtivas. Com efeito, este estudo tem como objetivo analisar as necessidades formativas e formação de competências nos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas, assim como para a qualidade da educação básica no estado do Maranhão. Conclui-se que são as mudanças na produção de bens materiais, em cada momento histórico e em cada espaço geográfico, que definem e impõem as novas necessidades formativas, exigindo, em consequência, novos perfis profissionais.ABSTRACTThis article presents initial reflections as a result of the research on Training Needs and Skills Development in the PARFOR / UFMA First Degree (Licenciate) Courses: challenges for the development of innovative pedagogical practices in the public schools of Maranhão. In this study, scientific and technological innovations were taken as the axis of analysis based on the understanding that science and technology have not only played a significant role in increasing the production of material goods, but also made great contributions to the development of the productive forces over the centuries. The aim of this study is to analyze the training needs and competencies development in 1st degree (licenciate) courses of the PARFOR Program at UFMA, seeking to add to the development of innovative pedagogical practices in public schools, as well as to the improvement of basic education in the State of Maranhão. It is concluded that it is the changes produced in the production of material goods in each historical moment and in each geographical space that define and impose new training needs, requiring new professional profiles according to the requirements of each period and place.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2018-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/3351610.29148/labor.v2i18.33516Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 193-2011983-500010.29148/revista labor.v2i18reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516/7341010.29148/revista labor.v2i18.33516.g73410Copyright (c) 2018 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Ilzeni SilvaRocha, Helianane O.Marinho, Raimunda Ramos2020-04-27T15:48:14Zoai:periodicos.ufc:article/33516Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:48:14Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica |
title |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica |
spellingShingle |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica Dias, Ilzeni Silva Ciência Tecnologia Necessidades Formativas Educação Básica Formação de professores |
title_short |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica |
title_full |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica |
title_fullStr |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica |
title_full_unstemmed |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica |
title_sort |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica |
author |
Dias, Ilzeni Silva |
author_facet |
Dias, Ilzeni Silva Rocha, Helianane O. Marinho, Raimunda Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Helianane O. Marinho, Raimunda Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ilzeni Silva Rocha, Helianane O. Marinho, Raimunda Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Tecnologia Necessidades Formativas Educação Básica Formação de professores |
topic |
Ciência Tecnologia Necessidades Formativas Educação Básica Formação de professores |
description |
O presente artigo traz reflexões iniciais resultantes da pesquisa Necessidades Formativas e Formação de Competências nos Cursos de Primeira Licenciatura do PARFOR/UFMA: desafios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas do Maranhão. Neste estudo, tomou-se como eixo de análise as inovações científicas e tecnológicas, sobretudo pelo papel significativo que a ciência e a tecnologia tiveram no aumento da produção de bens materiais, além das grandes contribuições ao longo dos séculos para o desenvolvimento das forças produtivas. Com efeito, este estudo tem como objetivo analisar as necessidades formativas e formação de competências nos cursos de primeira licenciatura do PARFOR/UFMA, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas públicas, assim como para a qualidade da educação básica no estado do Maranhão. Conclui-se que são as mudanças na produção de bens materiais, em cada momento histórico e em cada espaço geográfico, que definem e impõem as novas necessidades formativas, exigindo, em consequência, novos perfis profissionais.ABSTRACTThis article presents initial reflections as a result of the research on Training Needs and Skills Development in the PARFOR / UFMA First Degree (Licenciate) Courses: challenges for the development of innovative pedagogical practices in the public schools of Maranhão. In this study, scientific and technological innovations were taken as the axis of analysis based on the understanding that science and technology have not only played a significant role in increasing the production of material goods, but also made great contributions to the development of the productive forces over the centuries. The aim of this study is to analyze the training needs and competencies development in 1st degree (licenciate) courses of the PARFOR Program at UFMA, seeking to add to the development of innovative pedagogical practices in public schools, as well as to the improvement of basic education in the State of Maranhão. It is concluded that it is the changes produced in the production of material goods in each historical moment and in each geographical space that define and impose new training needs, requiring new professional profiles according to the requirements of each period and place. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516 10.29148/labor.v2i18.33516 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v2i18.33516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33516/73410 10.29148/revista labor.v2i18.33516.g73410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 193-201 1983-5000 10.29148/revista labor.v2i18 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454506096721920 |