Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galindo, Camila
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Inforsato, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/335
Resumo: A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. - Teachers’ continuous education has become a focus for educational problems’ resolution. Although supported and stimulated by the educational legislation, its practices of performance don't match teachers’ needs. Based in this scenario, and through a quantitative research, we aimed at assessing teachers’ education needs (at the 1st cycle of fundamental education) in eight districts from São Paulo. The sample of the survey was composed by 331 teachers and 8 education secretaries. Data were gathered through questionnaire and interviews. The results pointed the urgency of an effective connection between initial and continuous teacher education and a strategic planning for continuous education that allows the fulfillment of teachers' education needs.
id RCAP_068d3f66607e1a5a8e3b02aab5c60322
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistasFormação continuadaProfessoresNecessidades formativasA formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. - Teachers’ continuous education has become a focus for educational problems’ resolution. Although supported and stimulated by the educational legislation, its practices of performance don't match teachers’ needs. Based in this scenario, and through a quantitative research, we aimed at assessing teachers’ education needs (at the 1st cycle of fundamental education) in eight districts from São Paulo. The sample of the survey was composed by 331 teachers and 8 education secretaries. Data were gathered through questionnaire and interviews. The results pointed the urgency of an effective connection between initial and continuous teacher education and a strategic planning for continuous education that allows the fulfillment of teachers' education needs.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGalindo, CamilaInforsato, Edson2010-12-08T23:22:35Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/335porGALINDO, Camila; INFORSATO, Edson - Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.80-961646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:02Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:56.095042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
title Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
spellingShingle Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
Galindo, Camila
Formação continuada
Professores
Necessidades formativas
title_short Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
title_full Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
title_fullStr Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
title_full_unstemmed Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
title_sort Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
author Galindo, Camila
author_facet Galindo, Camila
Inforsato, Edson
author_role author
author2 Inforsato, Edson
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Galindo, Camila
Inforsato, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Professores
Necessidades formativas
topic Formação continuada
Professores
Necessidades formativas
description A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. - Teachers’ continuous education has become a focus for educational problems’ resolution. Although supported and stimulated by the educational legislation, its practices of performance don't match teachers’ needs. Based in this scenario, and through a quantitative research, we aimed at assessing teachers’ education needs (at the 1st cycle of fundamental education) in eight districts from São Paulo. The sample of the survey was composed by 331 teachers and 8 education secretaries. Data were gathered through questionnaire and interviews. The results pointed the urgency of an effective connection between initial and continuous teacher education and a strategic planning for continuous education that allows the fulfillment of teachers' education needs.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-12-08T23:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/335
url http://hdl.handle.net/10400.15/335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GALINDO, Camila; INFORSATO, Edson - Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.80-96
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020278210560