RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Lana Cristina Barbosa de, Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/13950
Resumo: RELATIONS BETWEEN Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev Activity ConceptO objetivo deste artigo é apresentar a Teoria da Atividade desenvolvida pelo psicólogo russo Leontiev e suas contribuições para o processo de aprendizagem. Valendo-se de reflexões de autores da Pedagogia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural, pretende-se relacionar política, didática e aprendizagem, uma vez que estes elementos são indissociáveis para compreender o panorama educacional contemporâneo. Buscou-se compreender o significado de educação, prática social, atividade, atividade pedagógica para, posteriormente, associá-las com práticas educativas que promovam mudanças significativas nos sujeitos.ABSTRACTThe purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects.Key-words: Historical Critical Pedagogy –Historical Cultural Psychology –Activity – Leontiev
id UFC-10_713c11f106c33f6fd458a06df60f1492
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/13950
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEVPedagogia Histórico-críticaPsicologia Histórico-culturalAtividadeLeontievTeoria da Atividade de LeontievRELATIONS BETWEEN Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev Activity ConceptO objetivo deste artigo é apresentar a Teoria da Atividade desenvolvida pelo psicólogo russo Leontiev e suas contribuições para o processo de aprendizagem. Valendo-se de reflexões de autores da Pedagogia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural, pretende-se relacionar política, didática e aprendizagem, uma vez que estes elementos são indissociáveis para compreender o panorama educacional contemporâneo. Buscou-se compreender o significado de educação, prática social, atividade, atividade pedagógica para, posteriormente, associá-las com práticas educativas que promovam mudanças significativas nos sujeitos.ABSTRACTThe purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects.Key-words: Historical Critical Pedagogy –Historical Cultural Psychology –Activity – LeontievPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/1395010.29148/labor.v1i17.13950Revista Labor; v. 1 n. 17 (2017); 27-411983-500010.29148/revista labor.v1i17reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/13950/3025210.29148/revista labor.v1i17.13950.g30252Copyright (c) 2017 Revista Laborhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Clarice Gonçalves RodriguesMelo, Lana Cristina Barbosa deSantos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos2020-04-27T16:12:18Zoai:periodicos.ufc:article/13950Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:12:18Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
title RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
spellingShingle RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Pedagogia Histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Atividade
Leontiev
Teoria da Atividade de Leontiev
title_short RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
title_full RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
title_fullStr RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
title_full_unstemmed RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
title_sort RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONCEITO DE ATIVIDADE DE LEONTIEV
author Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
author_facet Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Melo, Lana Cristina Barbosa de
Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
author_role author
author2 Melo, Lana Cristina Barbosa de
Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Melo, Lana Cristina Barbosa de
Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Atividade
Leontiev
Teoria da Atividade de Leontiev
topic Pedagogia Histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Atividade
Leontiev
Teoria da Atividade de Leontiev
description RELATIONS BETWEEN Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev Activity ConceptO objetivo deste artigo é apresentar a Teoria da Atividade desenvolvida pelo psicólogo russo Leontiev e suas contribuições para o processo de aprendizagem. Valendo-se de reflexões de autores da Pedagogia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural, pretende-se relacionar política, didática e aprendizagem, uma vez que estes elementos são indissociáveis para compreender o panorama educacional contemporâneo. Buscou-se compreender o significado de educação, prática social, atividade, atividade pedagógica para, posteriormente, associá-las com práticas educativas que promovam mudanças significativas nos sujeitos.ABSTRACTThe purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects.Key-words: Historical Critical Pedagogy –Historical Cultural Psychology –Activity – Leontiev
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/13950
10.29148/labor.v1i17.13950
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/13950
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i17.13950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/13950/30252
10.29148/revista labor.v1i17.13950.g30252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 17 (2017); 27-41
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i17
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1798325396100349952