Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000dd3x |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581 |
Resumo: | The purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects. |
id |
UFC-7_009cf9b3e99b56574506e9b2fdf554cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/28581 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de LeontievRelations between Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev activity conceptPedagogia histórico-críticaPsicologia Histórico-culturalAtividadeLeontievThe purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects.O objetivo deste artigo é apresentar a Teoria da Atividade desenvolvida pelo psicólogo russo Leontiev e suas contribuições para o processo de aprendizagem. Valendo-se de reflexões de autores da Pedagogia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural, pretende-se relacionar política, didática e aprendizagem, uma vez que estes elementos são indissociáveis para compreender o panorama educacional contemporâneo. Buscou-se compreender o significado de educação, prática social, atividade, atividade pedagógica para, posteriormente, associá-las com práticas educativas que promovam mudanças significativas nos sujeitos.Revista Labor2017-12-18T15:24:37Z2017-12-18T15:24:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 27-41, jan./jul. 2017.1983-5000 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581ark:/83112/001300000dd3xAlves, Clarice Gonçalves RodriguesMelo, Lana Cristina Barbosa deSantos, Virgínia Marne da Silva Araújo dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:08:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28581Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:15.444361Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev Relations between Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev activity concept |
title |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev |
spellingShingle |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues Pedagogia histórico-crítica Psicologia Histórico-cultural Atividade Leontiev |
title_short |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev |
title_full |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev |
title_fullStr |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev |
title_full_unstemmed |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev |
title_sort |
Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev |
author |
Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues |
author_facet |
Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues Melo, Lana Cristina Barbosa de Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Lana Cristina Barbosa de Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues Melo, Lana Cristina Barbosa de Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica Psicologia Histórico-cultural Atividade Leontiev |
topic |
Pedagogia histórico-crítica Psicologia Histórico-cultural Atividade Leontiev |
description |
The purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T15:24:37Z 2017-12-18T15:24:37Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 27-41, jan./jul. 2017. 1983-5000 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000dd3x |
identifier_str_mv |
ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 27-41, jan./jul. 2017. 1983-5000 (online) ark:/83112/001300000dd3x |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Labor |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Labor |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373756668608512 |