Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Lana Cristina Barbosa de, Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000dd3x
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581
Resumo: The purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects.
id UFC-7_009cf9b3e99b56574506e9b2fdf554cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28581
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de LeontievRelations between Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev activity conceptPedagogia histórico-críticaPsicologia Histórico-culturalAtividadeLeontievThe purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects.O objetivo deste artigo é apresentar a Teoria da Atividade desenvolvida pelo psicólogo russo Leontiev e suas contribuições para o processo de aprendizagem. Valendo-se de reflexões de autores da Pedagogia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural, pretende-se relacionar política, didática e aprendizagem, uma vez que estes elementos são indissociáveis para compreender o panorama educacional contemporâneo. Buscou-se compreender o significado de educação, prática social, atividade, atividade pedagógica para, posteriormente, associá-las com práticas educativas que promovam mudanças significativas nos sujeitos.Revista Labor2017-12-18T15:24:37Z2017-12-18T15:24:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 27-41, jan./jul. 2017.1983-5000 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581ark:/83112/001300000dd3xAlves, Clarice Gonçalves RodriguesMelo, Lana Cristina Barbosa deSantos, Virgínia Marne da Silva Araújo dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:08:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28581Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:15.444361Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
Relations between Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev activity concept
title Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
spellingShingle Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Pedagogia histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Atividade
Leontiev
title_short Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
title_full Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
title_fullStr Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
title_full_unstemmed Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
title_sort Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev
author Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
author_facet Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Melo, Lana Cristina Barbosa de
Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
author_role author
author2 Melo, Lana Cristina Barbosa de
Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues
Melo, Lana Cristina Barbosa de
Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Atividade
Leontiev
topic Pedagogia histórico-crítica
Psicologia Histórico-cultural
Atividade
Leontiev
description The purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T15:24:37Z
2017-12-18T15:24:37Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 27-41, jan./jul. 2017.
1983-5000 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000dd3x
identifier_str_mv ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 27-41, jan./jul. 2017.
1983-5000 (online)
ark:/83112/001300000dd3x
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373756668608512