PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39932 |
Resumo: | O presente artigo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/Guarapuava-PR realizado no ano letivo de 2017. Tivemos como objetivo dessa pesquisa analisar as possibilidades de utilizar os resultados da Provinha Brasil como diagnóstico de planejamento escolar. Bem como entender os impactos que a utilização desses resultados causam ao currículo. Este trabalho foi elaborado com base em estudos bibliográficos e documentais, sendo utilizados artigos e dissertações de mestrado que contemplam a discussão em torno da problemática. Utilizou-se, também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Soares (2009). Através da investigação foi possível observar que utilizar os resultados dessa avaliação na elaboração do planejamento escolar e do professor, leva ao engessamento do currículo e a classificação dos alunos. |
id |
UFC-10_898f648da7186c0a737e48d43580498d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/39932 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁPolíticas EducacionaisAvaliação em Larga EscalaProvinha BrasilPlanejamento Escolar.O presente artigo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/Guarapuava-PR realizado no ano letivo de 2017. Tivemos como objetivo dessa pesquisa analisar as possibilidades de utilizar os resultados da Provinha Brasil como diagnóstico de planejamento escolar. Bem como entender os impactos que a utilização desses resultados causam ao currículo. Este trabalho foi elaborado com base em estudos bibliográficos e documentais, sendo utilizados artigos e dissertações de mestrado que contemplam a discussão em torno da problemática. Utilizou-se, também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Soares (2009). Através da investigação foi possível observar que utilizar os resultados dessa avaliação na elaboração do planejamento escolar e do professor, leva ao engessamento do currículo e a classificação dos alunos.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/3993210.29148/labor.v1i21.39932Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 7-301983-500010.29148/revista labor.v1i21reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39932/pdf10.29148/revista labor.v1i21.39932.g97240Copyright (c) 2019 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanlorenzi, Maria JoséliaTibes, Elisane Daló Tibes2020-04-27T15:31:44Zoai:periodicos.ufc:article/39932Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:31:44Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ |
title |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ |
spellingShingle |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Zanlorenzi, Maria Josélia Políticas Educacionais Avaliação em Larga Escala Provinha Brasil Planejamento Escolar. |
title_short |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ |
title_full |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ |
title_fullStr |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ |
title_sort |
PROVINHA BRASIL E SUAS POSSIBILIDADES NO PLANEJAMENTO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ |
author |
Zanlorenzi, Maria Josélia |
author_facet |
Zanlorenzi, Maria Josélia Tibes, Elisane Daló Tibes |
author_role |
author |
author2 |
Tibes, Elisane Daló Tibes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanlorenzi, Maria Josélia Tibes, Elisane Daló Tibes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Avaliação em Larga Escala Provinha Brasil Planejamento Escolar. |
topic |
Políticas Educacionais Avaliação em Larga Escala Provinha Brasil Planejamento Escolar. |
description |
O presente artigo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/Guarapuava-PR realizado no ano letivo de 2017. Tivemos como objetivo dessa pesquisa analisar as possibilidades de utilizar os resultados da Provinha Brasil como diagnóstico de planejamento escolar. Bem como entender os impactos que a utilização desses resultados causam ao currículo. Este trabalho foi elaborado com base em estudos bibliográficos e documentais, sendo utilizados artigos e dissertações de mestrado que contemplam a discussão em torno da problemática. Utilizou-se, também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Soares (2009). Através da investigação foi possível observar que utilizar os resultados dessa avaliação na elaboração do planejamento escolar e do professor, leva ao engessamento do currículo e a classificação dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39932 10.29148/labor.v1i21.39932 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39932 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v1i21.39932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39932/pdf 10.29148/revista labor.v1i21.39932.g97240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 7-30 1983-5000 10.29148/revista labor.v1i21 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454506495180800 |