ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33506 |
Resumo: | Neste artigo propomo-nos a discutir sobre as disputas, concepções e práticas conformatórias ou de resistência que permeiam a relação trabalho e educação no Brasil, tendo como pano de fundo as “contrarreformas” atuais. O objetivo é problematizar como a escola tem se apresentado como terreno complexo e contraditório, ora sendo subestimada na sua importância em relação à experiência concreta do trabalho como princípio educativo, ora sendo superestimada como formadora de profissionais para o mercado de trabalho. A modalidade de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPIEM), também denominada de Ensino Médio Integrado (EMI), é apresentada como materialidade e como resistência às contrarreformas.AbstractIn this article we propose to discuss the disputes, conceptions and conformist or resistance practices that permeate the relation work and education in Brazil, having as background the current "counter-reforms". The objective is to problematize how the school has presented itself as a complex and contradictory terrain, sometimes being underestimated in its importance in relation to the concrete experience of work as an educational principle, sometimes being overestimated as a professional trainer for the labor market. The modality of Integrated Professional Education to High School, also denominated Integrated Secondary Education, is presented as materiality and as resistance to the counter-reforms. |
id |
UFC-10_ae88520dd7d7367c0831c01f7fbc6163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/33506 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechasEnsino Médio IntegradoResistênciaContrarreformasEnsino Médio IntegradoNeste artigo propomo-nos a discutir sobre as disputas, concepções e práticas conformatórias ou de resistência que permeiam a relação trabalho e educação no Brasil, tendo como pano de fundo as “contrarreformas” atuais. O objetivo é problematizar como a escola tem se apresentado como terreno complexo e contraditório, ora sendo subestimada na sua importância em relação à experiência concreta do trabalho como princípio educativo, ora sendo superestimada como formadora de profissionais para o mercado de trabalho. A modalidade de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPIEM), também denominada de Ensino Médio Integrado (EMI), é apresentada como materialidade e como resistência às contrarreformas.AbstractIn this article we propose to discuss the disputes, conceptions and conformist or resistance practices that permeate the relation work and education in Brazil, having as background the current "counter-reforms". The objective is to problematize how the school has presented itself as a complex and contradictory terrain, sometimes being underestimated in its importance in relation to the concrete experience of work as an educational principle, sometimes being overestimated as a professional trainer for the labor market. The modality of Integrated Professional Education to High School, also denominated Integrated Secondary Education, is presented as materiality and as resistance to the counter-reforms.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2018-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/3350610.29148/labor.v2i18.33506Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 78-921983-500010.29148/revista labor.v2i18reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33506/7340310.29148/revista labor.v2i18.33506.g73403Copyright (c) 2018 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rose Márcia daAndrioni, IvoneiMachado, Ilma Ferreira2020-04-27T15:48:15Zoai:periodicos.ufc:article/33506Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:48:15Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas |
title |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas Silva, Rose Márcia da Ensino Médio Integrado Resistência Contrarreformas Ensino Médio Integrado |
title_short |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas |
title_full |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas |
title_sort |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: acirrar contradições e abrir brechas |
author |
Silva, Rose Márcia da |
author_facet |
Silva, Rose Márcia da Andrioni, Ivonei Machado, Ilma Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Andrioni, Ivonei Machado, Ilma Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rose Márcia da Andrioni, Ivonei Machado, Ilma Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Integrado Resistência Contrarreformas Ensino Médio Integrado |
topic |
Ensino Médio Integrado Resistência Contrarreformas Ensino Médio Integrado |
description |
Neste artigo propomo-nos a discutir sobre as disputas, concepções e práticas conformatórias ou de resistência que permeiam a relação trabalho e educação no Brasil, tendo como pano de fundo as “contrarreformas” atuais. O objetivo é problematizar como a escola tem se apresentado como terreno complexo e contraditório, ora sendo subestimada na sua importância em relação à experiência concreta do trabalho como princípio educativo, ora sendo superestimada como formadora de profissionais para o mercado de trabalho. A modalidade de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPIEM), também denominada de Ensino Médio Integrado (EMI), é apresentada como materialidade e como resistência às contrarreformas.AbstractIn this article we propose to discuss the disputes, conceptions and conformist or resistance practices that permeate the relation work and education in Brazil, having as background the current "counter-reforms". The objective is to problematize how the school has presented itself as a complex and contradictory terrain, sometimes being underestimated in its importance in relation to the concrete experience of work as an educational principle, sometimes being overestimated as a professional trainer for the labor market. The modality of Integrated Professional Education to High School, also denominated Integrated Secondary Education, is presented as materiality and as resistance to the counter-reforms. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33506 10.29148/labor.v2i18.33506 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33506 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v2i18.33506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33506/73403 10.29148/revista labor.v2i18.33506.g73403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 78-92 1983-5000 10.29148/revista labor.v2i18 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454506079944704 |