“ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Avelino Aldo de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Hugo Filgueiras de, Chagas, Patrícia Carla de Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43810
Resumo: O presente artigo objetiva, a partir de uma perspectiva fundamentada em estudos autobiográficos e narrativos, apresentar algumas notas sobre a escrita de si através de uma experiência pedagógica que articulou o cinema e o diário na formação de professores. Para tanto, inicialmente, são apontados alguns lugares do corpo e do discurso no contexto da cultura de si. Logo após, a experiência do olhar nessa mesma ambiência é desvelada. Num terceiro momento, a partir dos textos foucaultianos, é salientada a possibilidade de uma dimensão visual da escritura e a sua relação com a transformação operada nos sujeitos-corpos que, em nosso caso, são licenciandas. Por fim, são sublinhados alguns elementos oriundos dessa experiência, com vistas a pensar a possibilidade deoutras ferramentas teórico-empíricas capazes de colaborar eficazmente no trajeto da formação docente. A associação entre o cinema e os diários mostrou-nos ser possível conectar a experiência vivida aos saberes acadêmicos na prática do cuidado e do narrar de si como experiências propositivas para o devir da profissão docente no processo de formação inicial.
id UFC-11_43ebfdc8496c93141ab7dd2434a91c2a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/43810
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESFoucaultescritasubjetivaçãoimagemformação docenteO presente artigo objetiva, a partir de uma perspectiva fundamentada em estudos autobiográficos e narrativos, apresentar algumas notas sobre a escrita de si através de uma experiência pedagógica que articulou o cinema e o diário na formação de professores. Para tanto, inicialmente, são apontados alguns lugares do corpo e do discurso no contexto da cultura de si. Logo após, a experiência do olhar nessa mesma ambiência é desvelada. Num terceiro momento, a partir dos textos foucaultianos, é salientada a possibilidade de uma dimensão visual da escritura e a sua relação com a transformação operada nos sujeitos-corpos que, em nosso caso, são licenciandas. Por fim, são sublinhados alguns elementos oriundos dessa experiência, com vistas a pensar a possibilidade deoutras ferramentas teórico-empíricas capazes de colaborar eficazmente no trajeto da formação docente. A associação entre o cinema e os diários mostrou-nos ser possível conectar a experiência vivida aos saberes acadêmicos na prática do cuidado e do narrar de si como experiências propositivas para o devir da profissão docente no processo de formação inicial.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/4381010.30611/2020n16id43810Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 65-812317-201010.30611/2020n16reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43810/100308Neto, Avelino Aldo de LimaAraújo, Hugo Filgueiras deChagas, Patrícia Carla de Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-01T16:38:11Zoai:periodicos.ufc:article/43810Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-08-01T16:38:11Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Neto, Avelino Aldo de Lima
Foucault
escrita
subjetivação
imagem
formação docente
title_short “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort “ESCOLHO ME VER AGORA”: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Neto, Avelino Aldo de Lima
author_facet Neto, Avelino Aldo de Lima
Araújo, Hugo Filgueiras de
Chagas, Patrícia Carla de Macedo
author_role author
author2 Araújo, Hugo Filgueiras de
Chagas, Patrícia Carla de Macedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Avelino Aldo de Lima
Araújo, Hugo Filgueiras de
Chagas, Patrícia Carla de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault
escrita
subjetivação
imagem
formação docente
topic Foucault
escrita
subjetivação
imagem
formação docente
description O presente artigo objetiva, a partir de uma perspectiva fundamentada em estudos autobiográficos e narrativos, apresentar algumas notas sobre a escrita de si através de uma experiência pedagógica que articulou o cinema e o diário na formação de professores. Para tanto, inicialmente, são apontados alguns lugares do corpo e do discurso no contexto da cultura de si. Logo após, a experiência do olhar nessa mesma ambiência é desvelada. Num terceiro momento, a partir dos textos foucaultianos, é salientada a possibilidade de uma dimensão visual da escritura e a sua relação com a transformação operada nos sujeitos-corpos que, em nosso caso, são licenciandas. Por fim, são sublinhados alguns elementos oriundos dessa experiência, com vistas a pensar a possibilidade deoutras ferramentas teórico-empíricas capazes de colaborar eficazmente no trajeto da formação docente. A associação entre o cinema e os diários mostrou-nos ser possível conectar a experiência vivida aos saberes acadêmicos na prática do cuidado e do narrar de si como experiências propositivas para o devir da profissão docente no processo de formação inicial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43810
10.30611/2020n16id43810
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43810
identifier_str_mv 10.30611/2020n16id43810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43810/100308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 65-81
2317-2010
10.30611/2020n16
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185214500864