PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Dorgival Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/30999
Resumo: Neste artigo, a partir de mapeamento sobre a produção acadêmica acerca da juventude estudantil brasileira na contemporaneidade publicada em periódicos nacionais, buscamos compreender o processo de constituição da juventude estudantil por meio do discurso acadêmico. Em tal discurso, majoritariamente referente a estudantes de escolas públicas, analisamos os temas e as problematizações enunciados sobre a juventude estudantil, entendendo, a partir do pensamento de Michel Foucault, que a prática discursiva constitui o objeto sobre o qual fala. Os temas enunciados e problematizados pelo discurso acadêmico na constituição da juventude estudantil como condição e lugar de sujeito, são: Juventude, escola e escolarização; Juventude, educação e mídias; Juventude, educação e trabalho; Juventude e educação não-formal; Juventude, educação e violência; Educação e jovens em conflito com a lei; Juventude, educação e sexualidade e Educação e protagonismo juvenil. Tais temas, no processo de constituição referido são postos no discurso acadêmico em situação de complementaridade e interdependência. Segundo os discursos analisados, a juventude estudantil é constituída a partir de um lugar de sujeito inferiorizado na escola, e nesta, luta pela conquista de respeito e autonomia enquanto sujeito discente, pelo reconhecimento das suas necessidades e demandas específicas no que se refere à aprendizagem escolar, bem como pela valorização da cultura juvenil e da sua condição de jovem nessa instituição. Para a maioria dos jovens estudantes, a escola se configura como lugar de tensão e conflitos. Assim, a constituição da juventude estudantil é pautada por tensão e conflitos, principalmente quanto à disciplinarização imposta pela escola e a autonomia desejada pelos jovens estudantes.
id UFC-11_873438725fd80eab4102f459c64c4dc4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/30999
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEAJovens estudantesDiscurso acadêmicoEscolaProcessos de constituiçãoMichel FoucaultNeste artigo, a partir de mapeamento sobre a produção acadêmica acerca da juventude estudantil brasileira na contemporaneidade publicada em periódicos nacionais, buscamos compreender o processo de constituição da juventude estudantil por meio do discurso acadêmico. Em tal discurso, majoritariamente referente a estudantes de escolas públicas, analisamos os temas e as problematizações enunciados sobre a juventude estudantil, entendendo, a partir do pensamento de Michel Foucault, que a prática discursiva constitui o objeto sobre o qual fala. Os temas enunciados e problematizados pelo discurso acadêmico na constituição da juventude estudantil como condição e lugar de sujeito, são: Juventude, escola e escolarização; Juventude, educação e mídias; Juventude, educação e trabalho; Juventude e educação não-formal; Juventude, educação e violência; Educação e jovens em conflito com a lei; Juventude, educação e sexualidade e Educação e protagonismo juvenil. Tais temas, no processo de constituição referido são postos no discurso acadêmico em situação de complementaridade e interdependência. Segundo os discursos analisados, a juventude estudantil é constituída a partir de um lugar de sujeito inferiorizado na escola, e nesta, luta pela conquista de respeito e autonomia enquanto sujeito discente, pelo reconhecimento das suas necessidades e demandas específicas no que se refere à aprendizagem escolar, bem como pela valorização da cultura juvenil e da sua condição de jovem nessa instituição. Para a maioria dos jovens estudantes, a escola se configura como lugar de tensão e conflitos. Assim, a constituição da juventude estudantil é pautada por tensão e conflitos, principalmente quanto à disciplinarização imposta pela escola e a autonomia desejada pelos jovens estudantes.Universidade Federal do Ceará (UFC)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/3099910.30611/2017n11id30999Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 11 (2017): Dossiê Michel Foucault2317-201010.30611/2017n11reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/30999/71623Fernandes, Dorgival Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:23:51Zoai:periodicos.ufc:article/30999Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:23:51Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
title PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
spellingShingle PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
Fernandes, Dorgival Gonçalves
Jovens estudantes
Discurso acadêmico
Escola
Processos de constituição
Michel Foucault
title_short PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
title_full PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
title_fullStr PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
title_sort PROBLEMATIZAÇÕES CONSTITUINTES DA JUVENTUDE ESTUDANTIL CONTEMPORÂNEA
author Fernandes, Dorgival Gonçalves
author_facet Fernandes, Dorgival Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Dorgival Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens estudantes
Discurso acadêmico
Escola
Processos de constituição
Michel Foucault
topic Jovens estudantes
Discurso acadêmico
Escola
Processos de constituição
Michel Foucault
description Neste artigo, a partir de mapeamento sobre a produção acadêmica acerca da juventude estudantil brasileira na contemporaneidade publicada em periódicos nacionais, buscamos compreender o processo de constituição da juventude estudantil por meio do discurso acadêmico. Em tal discurso, majoritariamente referente a estudantes de escolas públicas, analisamos os temas e as problematizações enunciados sobre a juventude estudantil, entendendo, a partir do pensamento de Michel Foucault, que a prática discursiva constitui o objeto sobre o qual fala. Os temas enunciados e problematizados pelo discurso acadêmico na constituição da juventude estudantil como condição e lugar de sujeito, são: Juventude, escola e escolarização; Juventude, educação e mídias; Juventude, educação e trabalho; Juventude e educação não-formal; Juventude, educação e violência; Educação e jovens em conflito com a lei; Juventude, educação e sexualidade e Educação e protagonismo juvenil. Tais temas, no processo de constituição referido são postos no discurso acadêmico em situação de complementaridade e interdependência. Segundo os discursos analisados, a juventude estudantil é constituída a partir de um lugar de sujeito inferiorizado na escola, e nesta, luta pela conquista de respeito e autonomia enquanto sujeito discente, pelo reconhecimento das suas necessidades e demandas específicas no que se refere à aprendizagem escolar, bem como pela valorização da cultura juvenil e da sua condição de jovem nessa instituição. Para a maioria dos jovens estudantes, a escola se configura como lugar de tensão e conflitos. Assim, a constituição da juventude estudantil é pautada por tensão e conflitos, principalmente quanto à disciplinarização imposta pela escola e a autonomia desejada pelos jovens estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/30999
10.30611/2017n11id30999
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/30999
identifier_str_mv 10.30611/2017n11id30999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/30999/71623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 11 (2017): Dossiê Michel Foucault
2317-2010
10.30611/2017n11
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320184783536128