Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beserra, Bernadete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Leiry Kelly, Santos, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5140
Resumo: Muitos são atraídos para o Ensino superior em função da promessa de ascensão cultural e social. Mas que garantias há de que o capital cientifico-cultural que se espera de uma formação superior seja efetivamente transmitido na universidade? Neste artigo discutimos os limites do ensino superior público brasileiro em relação ao cumprimento de tal promessa a partir de um fenômeno que Pierre Bourdieu denominou “populismo docente” e que consiste de fazer o aluno crer que a cultura que ele trás consigo, herança familiar e escolar, é já suficiente para as demandas do mercado que o espera. A pesquisa onde o fenômeno foi observado foi realizada no segundo semestre de 2012 no curso de Pedagogia de uma universidade pública federal do nordeste do Brasil. Com o interesse em compreender o que motivava a variação do índice de participação dos alunos em diferentes disciplinas, recolhemos dados através de observação participante, questionários e entrevistas. Guiadas pela teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu, observamos, em termos de comportamentos, atitudes e disposicões, o enorme fosso produzido pela desigualdade social brasileira e por um sistema escolar que mantém separadas as classes populares das classes médias e altas durante toda a trajetória escolar. Concluímos que chegar à universidade sem as habilidades mínimas exigidas, sobretudo em termos de disciplina para os estudos, leitura e pensamento abstrato, é bastante problemático pois interfere diretamente no rendimento individual e do grupo. Porém, mais grave que isto é se deparar com uma universidade despreparada para lidar com o problema no sentido da sua superação. Assim, em vez de se esforçar para dar o que promete, uma educação de qualidade, a universidade muitas vezes apenas reforça a cultura paternalista da escola básica reproduzindo, de um lado, a negligência, e, de outro, criando um ambiente de ilusória aceitação do capital cultural trazido pelos estudantes em vez de criar os meios para oferecer a formação de que dela se espera.
id UFC-11_c466aa74111bd61175df2a82db4cae71
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5140
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogiaMuitos são atraídos para o Ensino superior em função da promessa de ascensão cultural e social. Mas que garantias há de que o capital cientifico-cultural que se espera de uma formação superior seja efetivamente transmitido na universidade? Neste artigo discutimos os limites do ensino superior público brasileiro em relação ao cumprimento de tal promessa a partir de um fenômeno que Pierre Bourdieu denominou “populismo docente” e que consiste de fazer o aluno crer que a cultura que ele trás consigo, herança familiar e escolar, é já suficiente para as demandas do mercado que o espera. A pesquisa onde o fenômeno foi observado foi realizada no segundo semestre de 2012 no curso de Pedagogia de uma universidade pública federal do nordeste do Brasil. Com o interesse em compreender o que motivava a variação do índice de participação dos alunos em diferentes disciplinas, recolhemos dados através de observação participante, questionários e entrevistas. Guiadas pela teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu, observamos, em termos de comportamentos, atitudes e disposicões, o enorme fosso produzido pela desigualdade social brasileira e por um sistema escolar que mantém separadas as classes populares das classes médias e altas durante toda a trajetória escolar. Concluímos que chegar à universidade sem as habilidades mínimas exigidas, sobretudo em termos de disciplina para os estudos, leitura e pensamento abstrato, é bastante problemático pois interfere diretamente no rendimento individual e do grupo. Porém, mais grave que isto é se deparar com uma universidade despreparada para lidar com o problema no sentido da sua superação. Assim, em vez de se esforçar para dar o que promete, uma educação de qualidade, a universidade muitas vezes apenas reforça a cultura paternalista da escola básica reproduzindo, de um lado, a negligência, e, de outro, criando um ambiente de ilusória aceitação do capital cultural trazido pelos estudantes em vez de criar os meios para oferecer a formação de que dela se espera.Universidade Federal do Ceará (UFC)2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/514010.30611/2014n5id5140Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 5 (2014): Dossiê Pós-Modernidade e Formação Humana em Debate2317-201010.30611/2014n5reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5140/3772Beserra, BernadeteOliveira, Leiry KellySantos, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:44:41Zoai:periodicos.ufc:article/5140Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:44:41Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
title Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
spellingShingle Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
Beserra, Bernadete
title_short Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
title_full Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
title_fullStr Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
title_full_unstemmed Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
title_sort Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia
author Beserra, Bernadete
author_facet Beserra, Bernadete
Oliveira, Leiry Kelly
Santos, Carolina
author_role author
author2 Oliveira, Leiry Kelly
Santos, Carolina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beserra, Bernadete
Oliveira, Leiry Kelly
Santos, Carolina
description Muitos são atraídos para o Ensino superior em função da promessa de ascensão cultural e social. Mas que garantias há de que o capital cientifico-cultural que se espera de uma formação superior seja efetivamente transmitido na universidade? Neste artigo discutimos os limites do ensino superior público brasileiro em relação ao cumprimento de tal promessa a partir de um fenômeno que Pierre Bourdieu denominou “populismo docente” e que consiste de fazer o aluno crer que a cultura que ele trás consigo, herança familiar e escolar, é já suficiente para as demandas do mercado que o espera. A pesquisa onde o fenômeno foi observado foi realizada no segundo semestre de 2012 no curso de Pedagogia de uma universidade pública federal do nordeste do Brasil. Com o interesse em compreender o que motivava a variação do índice de participação dos alunos em diferentes disciplinas, recolhemos dados através de observação participante, questionários e entrevistas. Guiadas pela teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu, observamos, em termos de comportamentos, atitudes e disposicões, o enorme fosso produzido pela desigualdade social brasileira e por um sistema escolar que mantém separadas as classes populares das classes médias e altas durante toda a trajetória escolar. Concluímos que chegar à universidade sem as habilidades mínimas exigidas, sobretudo em termos de disciplina para os estudos, leitura e pensamento abstrato, é bastante problemático pois interfere diretamente no rendimento individual e do grupo. Porém, mais grave que isto é se deparar com uma universidade despreparada para lidar com o problema no sentido da sua superação. Assim, em vez de se esforçar para dar o que promete, uma educação de qualidade, a universidade muitas vezes apenas reforça a cultura paternalista da escola básica reproduzindo, de um lado, a negligência, e, de outro, criando um ambiente de ilusória aceitação do capital cultural trazido pelos estudantes em vez de criar os meios para oferecer a formação de que dela se espera.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5140
10.30611/2014n5id5140
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5140
identifier_str_mv 10.30611/2014n5id5140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5140/3772
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 5 (2014): Dossiê Pós-Modernidade e Formação Humana em Debate
2317-2010
10.30611/2014n5
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320184390320128