Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807 |
Resumo: | O presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formação |
id |
UFF-2_5946c0a8b4b72acfaf33ea91ea5956df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7807 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docenteEducação públicaEducação do campoFormação docentePedagogias alternativasPedagogia da alternânciaTCCPedagogiaEducación publicaCampo de educaciónFormación docentePedagogía alternativaPedagogía de la alternanciaCBTO presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formaçãoEste texto pretende dirección cómo el proceso de formación de profesores, en un espacio público, onde se practica la pedagogía de la alternancia. Al principio, presentamos qué esta pedagógica metodología diferenciada de formación, orientado a la materia cuya forma de vida y producción profesional, se diferencia del modelo tradicional y urbano. A continuación, se discuten las herramientas de enseñanza utilizadas durante el proceso de formación de estos temas, cuya finalidad es la formación integral. Por último, fuimos al campo, hacier entrevista/diálogo con los profesores de una unidad pública, cuya metodología es alterna, con el objetivo de ser conscientes de la manera como ocurre la formación para trabajar en ese espacio. Nuetras consideraciones finales apuntan para el facto que, además de un curso, donde profesores son entrenados para tratar con los temas del campo distinguido, su práctica em clases al diario, así como el intercambio de experiencias también entre Maestro/maestro (aquí conocido como monitor), así como entre maestros y alumnos, posee suficiente más allá da que hace en un curso de capacitaciónUniversidade Federal FluminenseAngra dos ReisOliveira, Marcos Marques deOliveira, Mara Edilara Batista deFerreira, Maria Onete LopesEmygdio, Rogerio Vidal2018-10-09T22:26:11Z2018-10-09T22:26:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7807Aluno de graduaçãoOpen Accesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T19:31:16Zoai:app.uff.br:1/7807Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:13.422426Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente |
title |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente |
spellingShingle |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente Emygdio, Rogerio Vidal Educação pública Educação do campo Formação docente Pedagogias alternativas Pedagogia da alternância TCC Pedagogia Educación publica Campo de educación Formación docente Pedagogía alternativa Pedagogía de la alternancia CBT |
title_short |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente |
title_full |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente |
title_fullStr |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente |
title_sort |
Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente |
author |
Emygdio, Rogerio Vidal |
author_facet |
Emygdio, Rogerio Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marcos Marques de Oliveira, Mara Edilara Batista de Ferreira, Maria Onete Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emygdio, Rogerio Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pública Educação do campo Formação docente Pedagogias alternativas Pedagogia da alternância TCC Pedagogia Educación publica Campo de educación Formación docente Pedagogía alternativa Pedagogía de la alternancia CBT |
topic |
Educação pública Educação do campo Formação docente Pedagogias alternativas Pedagogia da alternância TCC Pedagogia Educación publica Campo de educación Formación docente Pedagogía alternativa Pedagogía de la alternancia CBT |
description |
O presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-10-09T22:26:11Z 2018-10-09T22:26:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823656589852672 |