Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emygdio, Rogerio Vidal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807
Resumo: O presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formação
id UFF-2_5946c0a8b4b72acfaf33ea91ea5956df
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7807
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docenteEducação públicaEducação do campoFormação docentePedagogias alternativasPedagogia da alternânciaTCCPedagogiaEducación publicaCampo de educaciónFormación docentePedagogía alternativaPedagogía de la alternanciaCBTO presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formaçãoEste texto pretende dirección cómo el proceso de formación de profesores, en un espacio público, onde se practica la pedagogía de la alternancia. Al principio, presentamos qué esta pedagógica metodología diferenciada de formación, orientado a la materia cuya forma de vida y producción profesional, se diferencia del modelo tradicional y urbano. A continuación, se discuten las herramientas de enseñanza utilizadas durante el proceso de formación de estos temas, cuya finalidad es la formación integral. Por último, fuimos al campo, hacier entrevista/diálogo con los profesores de una unidad pública, cuya metodología es alterna, con el objetivo de ser conscientes de la manera como ocurre la formación para trabajar en ese espacio. Nuetras consideraciones finales apuntan para el facto que, además de un curso, donde profesores son entrenados para tratar con los temas del campo distinguido, su práctica em clases al diario, así como el intercambio de experiencias también entre Maestro/maestro (aquí conocido como monitor), así como entre maestros y alumnos, posee suficiente más allá da que hace en un curso de capacitaciónUniversidade Federal FluminenseAngra dos ReisOliveira, Marcos Marques deOliveira, Mara Edilara Batista deFerreira, Maria Onete LopesEmygdio, Rogerio Vidal2018-10-09T22:26:11Z2018-10-09T22:26:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7807Aluno de graduaçãoOpen Accesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T19:31:16Zoai:app.uff.br:1/7807Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:13.422426Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
title Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
spellingShingle Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
Emygdio, Rogerio Vidal
Educação pública
Educação do campo
Formação docente
Pedagogias alternativas
Pedagogia da alternância
TCC
Pedagogia
Educación publica
Campo de educación
Formación docente
Pedagogía alternativa
Pedagogía de la alternancia
CBT
title_short Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
title_full Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
title_fullStr Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
title_full_unstemmed Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
title_sort Pedagogia da alternância: Da formação discente à formação docente
author Emygdio, Rogerio Vidal
author_facet Emygdio, Rogerio Vidal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcos Marques de
Oliveira, Mara Edilara Batista de
Ferreira, Maria Onete Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Emygdio, Rogerio Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública
Educação do campo
Formação docente
Pedagogias alternativas
Pedagogia da alternância
TCC
Pedagogia
Educación publica
Campo de educación
Formación docente
Pedagogía alternativa
Pedagogía de la alternancia
CBT
topic Educação pública
Educação do campo
Formação docente
Pedagogias alternativas
Pedagogia da alternância
TCC
Pedagogia
Educación publica
Campo de educación
Formación docente
Pedagogía alternativa
Pedagogía de la alternancia
CBT
description O presente texto tem por finalidade abordar o processo de formação docente, na CEFFA CEA Rei Alberto I, um espaço público de ensino, nos níveis Fundamental e Médio, onde se desenvolve a Pedagogia da Alternância. Inicialmente, apresentamos do que se trata esta metodologia pedagógica de formação diferenciada, voltada aos sujeitos cujo modo de vida e produção profissional, se difere do modelo tradicional e urbano. Em seguida, abordamos os instrumentos pedagógicos, utilizados durante o processo de formação destes sujeitos, cuja finalidade é sua formação integral. Por fim, fomos a campo, entrevistar/dialogar com os docentes de uma unidade pública de ensino, cuja metodologia utilizada é a Alternância, com o objetivo de entendermos de que maneira ocorre a formação para o trabalho naquele espaço. Nossas considerações finais apontam que, para além de um curso, onde os docentes são formados para o trato diferenciado com os sujeitos do campo, sua prática cotidiana em sala de aula, assim como a troca de experiências que também se dão entre docente/docente (aqui conhecido como monitor), como também entre docente/discente, possui suficiência para além daquela produzida em um curso de formação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-09T22:26:11Z
2018-10-09T22:26:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7807
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823656589852672