A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szczepanik, Gilmar Evandro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60616
Resumo: A investigação filosófica sobre a tecnologia tem ocupado cada vez mais espaço na agenda dos filósofos profissionais das mais diversas tradições. Com o objetivo de expandir a reflexão filosófica sobre o respectivo tema, o presente texto, busca esclarecer os principais elementos associados à natureza da tecnologia, analisando, consequentemente, as implicações que os mesmos exercem na educação tecnológica. Primeiramente, afastamos a concepção reducionista de tecnologia como ciência aplicada e de tecnociência, alegando que há boas razões para sustentar uma emancipação epistêmica fraca da tecnologia em relação à ciência. Em seguida, falaremos sobre as especificidades que envolvem a educação tecnológica associadas principalmente ao processo de design. Por fim, consideramos a possibilidade de desenvolver uma autêntica e efetiva educação tecnológica.
id UFC-11_cff126e01bb91c2f9d1683a56e99ddbc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/60616
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINOFilosofiaTecnologiaDesignEducação tecnológicaEnsinoA investigação filosófica sobre a tecnologia tem ocupado cada vez mais espaço na agenda dos filósofos profissionais das mais diversas tradições. Com o objetivo de expandir a reflexão filosófica sobre o respectivo tema, o presente texto, busca esclarecer os principais elementos associados à natureza da tecnologia, analisando, consequentemente, as implicações que os mesmos exercem na educação tecnológica. Primeiramente, afastamos a concepção reducionista de tecnologia como ciência aplicada e de tecnociência, alegando que há boas razões para sustentar uma emancipação epistêmica fraca da tecnologia em relação à ciência. Em seguida, falaremos sobre as especificidades que envolvem a educação tecnológica associadas principalmente ao processo de design. Por fim, consideramos a possibilidade de desenvolver uma autêntica e efetiva educação tecnológica.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/6061610.30611/2020n17id60616Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação; 213-2282317-201010.30611/2020n17reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60616/162106Szczepanik, Gilmar Evandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T19:39:49Zoai:periodicos.ufc:article/60616Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-08-27T19:39:49Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
title A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
spellingShingle A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
Szczepanik, Gilmar Evandro
Filosofia
Tecnologia
Design
Educação tecnológica
Ensino
title_short A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
title_full A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
title_fullStr A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
title_full_unstemmed A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
title_sort A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO
author Szczepanik, Gilmar Evandro
author_facet Szczepanik, Gilmar Evandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Szczepanik, Gilmar Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Tecnologia
Design
Educação tecnológica
Ensino
topic Filosofia
Tecnologia
Design
Educação tecnológica
Ensino
description A investigação filosófica sobre a tecnologia tem ocupado cada vez mais espaço na agenda dos filósofos profissionais das mais diversas tradições. Com o objetivo de expandir a reflexão filosófica sobre o respectivo tema, o presente texto, busca esclarecer os principais elementos associados à natureza da tecnologia, analisando, consequentemente, as implicações que os mesmos exercem na educação tecnológica. Primeiramente, afastamos a concepção reducionista de tecnologia como ciência aplicada e de tecnociência, alegando que há boas razões para sustentar uma emancipação epistêmica fraca da tecnologia em relação à ciência. Em seguida, falaremos sobre as especificidades que envolvem a educação tecnológica associadas principalmente ao processo de design. Por fim, consideramos a possibilidade de desenvolver uma autêntica e efetiva educação tecnológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60616
10.30611/2020n17id60616
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60616
identifier_str_mv 10.30611/2020n17id60616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60616/162106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação; 213-228
2317-2010
10.30611/2020n17
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1814253408447627264