DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31000 |
Resumo: | De meados do século XX e ao longo da primeira década do século XXI, a temática do bullying vem ganhando destaque crescente nos meios de comunicação de massa, entre familiares e entre os profissionais da saúde, da educação e da justiça que trabalham com segmentos infanto-juvenis e que são convocados a atuar em contextos educacionais e escolares. Tendo em vista a necessidade de um debate crítico a respeito desse efervescente tema, este artigo tem o intuito de apresentar conexões entre modos de operação do dispositivo-bullying e as estratégias de governamentalidade neoliberal articuladas a mecanismos de segurança na contemporaneidade. Para tanto, serão traçados diálogos com o pensamento arquegenealógico de Michel Foucault e suas ressonâncias em campos como a Psicologia e a Educação. Sob a referência foucaultiana, o reposicionamento do bullying como dado auto evidente para a condição de “dispositivo” implica pensá-lo como uma rede tecida entre elementos heterogêneos - discursos, instituições, regulamentações, leis e decisões administrativas, assim como enunciados científicos e proposições de ordem moral sobre a violência entre pares no contexto escolar/educacional. Para o alcance do objetivo proposto, o texto, em um primeiro momento, porá em análise a relação entre a consolidação da categoria bullying para dar conta de determinadas modulações de violência entre pares em contextos escolares/educacionais e a emergência das tecnologias biopolíticas de poder características dos dispositivos de segurança. Em um segundo momento, discutirá como certos modos de operação do dispositivo bullying tem oportunizado a intensificação de processos de judicialização da vida, caracterizados pelo enquadramento jurídico-legal cada vez mais minucioso e insidioso das relações sociais no cotidiano. |
id |
UFC-11_d65bfae32320d52e064ad832ab01a58b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/31000 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT.bullyingescolaFoucaultsegurançajudicializaçãoDe meados do século XX e ao longo da primeira década do século XXI, a temática do bullying vem ganhando destaque crescente nos meios de comunicação de massa, entre familiares e entre os profissionais da saúde, da educação e da justiça que trabalham com segmentos infanto-juvenis e que são convocados a atuar em contextos educacionais e escolares. Tendo em vista a necessidade de um debate crítico a respeito desse efervescente tema, este artigo tem o intuito de apresentar conexões entre modos de operação do dispositivo-bullying e as estratégias de governamentalidade neoliberal articuladas a mecanismos de segurança na contemporaneidade. Para tanto, serão traçados diálogos com o pensamento arquegenealógico de Michel Foucault e suas ressonâncias em campos como a Psicologia e a Educação. Sob a referência foucaultiana, o reposicionamento do bullying como dado auto evidente para a condição de “dispositivo” implica pensá-lo como uma rede tecida entre elementos heterogêneos - discursos, instituições, regulamentações, leis e decisões administrativas, assim como enunciados científicos e proposições de ordem moral sobre a violência entre pares no contexto escolar/educacional. Para o alcance do objetivo proposto, o texto, em um primeiro momento, porá em análise a relação entre a consolidação da categoria bullying para dar conta de determinadas modulações de violência entre pares em contextos escolares/educacionais e a emergência das tecnologias biopolíticas de poder características dos dispositivos de segurança. Em um segundo momento, discutirá como certos modos de operação do dispositivo bullying tem oportunizado a intensificação de processos de judicialização da vida, caracterizados pelo enquadramento jurídico-legal cada vez mais minucioso e insidioso das relações sociais no cotidiano.Universidade Federal do Ceará (UFC)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/3100010.30611/2017n11id31000Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 11 (2017): Dossiê Michel Foucault2317-201010.30611/2017n11reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31000/71624Barros, João Paulo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:23:51Zoai:periodicos.ufc:article/31000Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:23:51Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. |
title |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. |
spellingShingle |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. Barros, João Paulo Pereira bullying escola Foucault segurança judicialização |
title_short |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. |
title_full |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. |
title_fullStr |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. |
title_full_unstemmed |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. |
title_sort |
DISPOSITIVO-BULLYING E GOVERNAMENTALIDADE SECURITÁRIA: DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. |
author |
Barros, João Paulo Pereira |
author_facet |
Barros, João Paulo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, João Paulo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying escola Foucault segurança judicialização |
topic |
bullying escola Foucault segurança judicialização |
description |
De meados do século XX e ao longo da primeira década do século XXI, a temática do bullying vem ganhando destaque crescente nos meios de comunicação de massa, entre familiares e entre os profissionais da saúde, da educação e da justiça que trabalham com segmentos infanto-juvenis e que são convocados a atuar em contextos educacionais e escolares. Tendo em vista a necessidade de um debate crítico a respeito desse efervescente tema, este artigo tem o intuito de apresentar conexões entre modos de operação do dispositivo-bullying e as estratégias de governamentalidade neoliberal articuladas a mecanismos de segurança na contemporaneidade. Para tanto, serão traçados diálogos com o pensamento arquegenealógico de Michel Foucault e suas ressonâncias em campos como a Psicologia e a Educação. Sob a referência foucaultiana, o reposicionamento do bullying como dado auto evidente para a condição de “dispositivo” implica pensá-lo como uma rede tecida entre elementos heterogêneos - discursos, instituições, regulamentações, leis e decisões administrativas, assim como enunciados científicos e proposições de ordem moral sobre a violência entre pares no contexto escolar/educacional. Para o alcance do objetivo proposto, o texto, em um primeiro momento, porá em análise a relação entre a consolidação da categoria bullying para dar conta de determinadas modulações de violência entre pares em contextos escolares/educacionais e a emergência das tecnologias biopolíticas de poder características dos dispositivos de segurança. Em um segundo momento, discutirá como certos modos de operação do dispositivo bullying tem oportunizado a intensificação de processos de judicialização da vida, caracterizados pelo enquadramento jurídico-legal cada vez mais minucioso e insidioso das relações sociais no cotidiano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31000 10.30611/2017n11id31000 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31000 |
identifier_str_mv |
10.30611/2017n11id31000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31000/71624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 11 (2017): Dossiê Michel Foucault 2317-2010 10.30611/2017n11 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1798320184784584704 |