Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200006 |
Resumo: | Este texto busca debater o enquadramento de certas relações em uma categoria nomeada bullying e sua emergência no contexto brasileiro, pensando-a como uma prática contemporânea que atravessa sobretudo a escola. Coloca-se em análise a lógica penal inscrita nessa prática identitária, sustentada nos fundamentos do Estado de Direito, que define funções para os especialistas e alimenta a criação de leis. Esta é uma marca da sociedade punitiva que vivemos atualmente e na qual o agressor é conduzido pelos trajetos da judicialização e da medicalização, visto como um possível delinquente, e a vítima é despotencializada. Constata-se um ajustamento dos fenômenos de população aos processos econômicos: o bullying se inscreve na lógica da norma, como diz Foucault, própria das artes de julgar. |
id |
PUC_RIO-23_6ba53cbbdcef4fd808e83a3a114a63cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-56652014000200006 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-23 |
network_name_str |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análisesbullyingEstado de DireitoescolajudicializaçãoEste texto busca debater o enquadramento de certas relações em uma categoria nomeada bullying e sua emergência no contexto brasileiro, pensando-a como uma prática contemporânea que atravessa sobretudo a escola. Coloca-se em análise a lógica penal inscrita nessa prática identitária, sustentada nos fundamentos do Estado de Direito, que define funções para os especialistas e alimenta a criação de leis. Esta é uma marca da sociedade punitiva que vivemos atualmente e na qual o agressor é conduzido pelos trajetos da judicialização e da medicalização, visto como um possível delinquente, e a vítima é despotencializada. Constata-se um ajustamento dos fenômenos de população aos processos econômicos: o bullying se inscreve na lógica da norma, como diz Foucault, própria das artes de julgar.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200006Psicologia Clínica v.26 n.2 2014reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarafon,GiovannaScheinvar,EstelaNascimento,Maria Lívia dopor2015-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652014000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2015-01-19T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises |
title |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises |
spellingShingle |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises Marafon,Giovanna bullying Estado de Direito escola judicialização |
title_short |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises |
title_full |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises |
title_fullStr |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises |
title_full_unstemmed |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises |
title_sort |
Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises |
author |
Marafon,Giovanna |
author_facet |
Marafon,Giovanna Scheinvar,Estela Nascimento,Maria Lívia do |
author_role |
author |
author2 |
Scheinvar,Estela Nascimento,Maria Lívia do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marafon,Giovanna Scheinvar,Estela Nascimento,Maria Lívia do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying Estado de Direito escola judicialização |
topic |
bullying Estado de Direito escola judicialização |
description |
Este texto busca debater o enquadramento de certas relações em uma categoria nomeada bullying e sua emergência no contexto brasileiro, pensando-a como uma prática contemporânea que atravessa sobretudo a escola. Coloca-se em análise a lógica penal inscrita nessa prática identitária, sustentada nos fundamentos do Estado de Direito, que define funções para os especialistas e alimenta a criação de leis. Esta é uma marca da sociedade punitiva que vivemos atualmente e na qual o agressor é conduzido pelos trajetos da judicialização e da medicalização, visto como um possível delinquente, e a vítima é despotencializada. Constata-se um ajustamento dos fenômenos de população aos processos econômicos: o bullying se inscreve na lógica da norma, como diz Foucault, própria das artes de julgar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Clínica v.26 n.2 2014 reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@puc-rio.br |
_version_ |
1752127861708292096 |