ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Cesar Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43132
Resumo: Ao se focalizar o homem, é inevitável tocar na questão de sua formação e da educação, questões que fazem parte da tradição filosófica iniciada por Platão em sua obra A República. Tradição que também é mantida por Rousseau em suas obras. A ênfase que se dá ao assunto gira em torno da adaptação do homem a um determinado contexto, sobretudo ao contexto de uma República, o que pode ser definido a partir de uma pergunta: que processo formativo seria adequado à formação do homem para que ele pudesse se realizar neste contexto? A partir desta pergunta, o presente trabalho buscou discutir a importância da formação como mecanismo para preservar a constituição do indivíduo, a qual possibilite a este a construção de sua própria realização. O caminho metodológico foi percorrido através da análise de duas obras de Rousseau, são elas Emílio ou Da educação e Do contrato social. No Emílio, o filósofo de Genebra aponta para um indivíduo que tem a possibilidade de superar a perspectiva de dependência marcada pela vida em sociedade. Desta forma, se procura apresentar o quão importante é a formação do indivíduo para que ele possa garantir a manutenção e a construção de uma estrutura social, de uma república, que lhe possibilite a sua realização. A estrutura social só poderá se sustentar com a atuação de indivíduos que tenham a si próprios. Isto significa que durante o processo formativo a constituição do indivíduo deve ser assegurada. Só tem a posse de si, quem tem sua constituição mantida por um rigoroso processo formativo. Assim, na medida em que os indivíduos são formados para assumirem uma postura de não dependência, os mesmos terão condições de construírem uma república, cuja dinâmica irá fortalecer a realização de todos os seus membros.
id UFC-11_e19221e12c031359f1d61818bff84f95
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/43132
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃORepúblicaIndivíduoEducaçãoAo se focalizar o homem, é inevitável tocar na questão de sua formação e da educação, questões que fazem parte da tradição filosófica iniciada por Platão em sua obra A República. Tradição que também é mantida por Rousseau em suas obras. A ênfase que se dá ao assunto gira em torno da adaptação do homem a um determinado contexto, sobretudo ao contexto de uma República, o que pode ser definido a partir de uma pergunta: que processo formativo seria adequado à formação do homem para que ele pudesse se realizar neste contexto? A partir desta pergunta, o presente trabalho buscou discutir a importância da formação como mecanismo para preservar a constituição do indivíduo, a qual possibilite a este a construção de sua própria realização. O caminho metodológico foi percorrido através da análise de duas obras de Rousseau, são elas Emílio ou Da educação e Do contrato social. No Emílio, o filósofo de Genebra aponta para um indivíduo que tem a possibilidade de superar a perspectiva de dependência marcada pela vida em sociedade. Desta forma, se procura apresentar o quão importante é a formação do indivíduo para que ele possa garantir a manutenção e a construção de uma estrutura social, de uma república, que lhe possibilite a sua realização. A estrutura social só poderá se sustentar com a atuação de indivíduos que tenham a si próprios. Isto significa que durante o processo formativo a constituição do indivíduo deve ser assegurada. Só tem a posse de si, quem tem sua constituição mantida por um rigoroso processo formativo. Assim, na medida em que os indivíduos são formados para assumirem uma postura de não dependência, os mesmos terão condições de construírem uma república, cuja dinâmica irá fortalecer a realização de todos os seus membros.Universidade Federal do Ceará (UFC)2019-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/4313210.30611/2019n15id43132Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 15 (2019): Dossiê Jean-Jacques Rousseau; 36-532317-201010.30611/2019n15reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43132/99798Silva, Antonio Cesar Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-18T15:09:15Zoai:periodicos.ufc:article/43132Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-04-18T15:09:15Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
title ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
spellingShingle ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
Silva, Antonio Cesar Ferreira da
República
Indivíduo
Educação
title_short ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
title_full ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
title_fullStr ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
title_sort ROUSSEAU: INDIVÍDUO, REPÚBLICA E EDUCAÇÃO
author Silva, Antonio Cesar Ferreira da
author_facet Silva, Antonio Cesar Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Cesar Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv República
Indivíduo
Educação
topic República
Indivíduo
Educação
description Ao se focalizar o homem, é inevitável tocar na questão de sua formação e da educação, questões que fazem parte da tradição filosófica iniciada por Platão em sua obra A República. Tradição que também é mantida por Rousseau em suas obras. A ênfase que se dá ao assunto gira em torno da adaptação do homem a um determinado contexto, sobretudo ao contexto de uma República, o que pode ser definido a partir de uma pergunta: que processo formativo seria adequado à formação do homem para que ele pudesse se realizar neste contexto? A partir desta pergunta, o presente trabalho buscou discutir a importância da formação como mecanismo para preservar a constituição do indivíduo, a qual possibilite a este a construção de sua própria realização. O caminho metodológico foi percorrido através da análise de duas obras de Rousseau, são elas Emílio ou Da educação e Do contrato social. No Emílio, o filósofo de Genebra aponta para um indivíduo que tem a possibilidade de superar a perspectiva de dependência marcada pela vida em sociedade. Desta forma, se procura apresentar o quão importante é a formação do indivíduo para que ele possa garantir a manutenção e a construção de uma estrutura social, de uma república, que lhe possibilite a sua realização. A estrutura social só poderá se sustentar com a atuação de indivíduos que tenham a si próprios. Isto significa que durante o processo formativo a constituição do indivíduo deve ser assegurada. Só tem a posse de si, quem tem sua constituição mantida por um rigoroso processo formativo. Assim, na medida em que os indivíduos são formados para assumirem uma postura de não dependência, os mesmos terão condições de construírem uma república, cuja dinâmica irá fortalecer a realização de todos os seus membros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43132
10.30611/2019n15id43132
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43132
identifier_str_mv 10.30611/2019n15id43132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43132/99798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 15 (2019): Dossiê Jean-Jacques Rousseau; 36-53
2317-2010
10.30611/2019n15
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320184891539456