SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Pâmela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61446
Resumo: Esse artigo tem o objetivo de investigar as práticas de violência que desafiam o cotidiano escolar. Trata-se de buscar compreender as estruturas que possibilitam a construção e a sustentação dessas práticas. É com esse desejo de compreensão que nos colocamos na companhia de Hannah Arendt e Immanuel Kant, com o propósito de identificarmos o mal como uma fonte estrutural na formação das práticas violentas que se configuram nas relações escolares. Para melhor compreensão dos argumentos, o artigo percorre um caminho de apresentação das contribuições de Arendt e Kant sobre a maldade humana, e problematiza, a partir das narrativas discentes, se na motivação para o agir com violência pode ser fundamentada na banalização da maldade. Do ponto de vista metodológico, os argumentos defendidos neste texto são oriundos de uma pesquisa no campo educacional sobre as práticas de bullying que desafiam as relações intersubjetivas no cotidiano escolar.  A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2014 – 2017. O campo investigativo contemplou uma escola pública de grande porte da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três etapas metodológicas: 1- levantamento bibliográfico; 2- Observação do cotidiano escolar e aplicação de questionários aos estudantes. 3- A partir dos dados coletados nos questionários foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestrurado e aplicado aos sujeitos da pesquisa. Esse texto foi escrito contemplando todas as etapas da pesquisa e aponta como conclusão que a banalização da maldade é uma expressão da violência escolar nas sociedades contemporâneas massificadas.
id UFC-11_fb3c592c43110a9f3e9a4e0ba477e88d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/61446
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?Violência escolarbanalidade do malHannah Arendtcotidiano escolarEsse artigo tem o objetivo de investigar as práticas de violência que desafiam o cotidiano escolar. Trata-se de buscar compreender as estruturas que possibilitam a construção e a sustentação dessas práticas. É com esse desejo de compreensão que nos colocamos na companhia de Hannah Arendt e Immanuel Kant, com o propósito de identificarmos o mal como uma fonte estrutural na formação das práticas violentas que se configuram nas relações escolares. Para melhor compreensão dos argumentos, o artigo percorre um caminho de apresentação das contribuições de Arendt e Kant sobre a maldade humana, e problematiza, a partir das narrativas discentes, se na motivação para o agir com violência pode ser fundamentada na banalização da maldade. Do ponto de vista metodológico, os argumentos defendidos neste texto são oriundos de uma pesquisa no campo educacional sobre as práticas de bullying que desafiam as relações intersubjetivas no cotidiano escolar.  A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2014 – 2017. O campo investigativo contemplou uma escola pública de grande porte da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três etapas metodológicas: 1- levantamento bibliográfico; 2- Observação do cotidiano escolar e aplicação de questionários aos estudantes. 3- A partir dos dados coletados nos questionários foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestrurado e aplicado aos sujeitos da pesquisa. Esse texto foi escrito contemplando todas as etapas da pesquisa e aponta como conclusão que a banalização da maldade é uma expressão da violência escolar nas sociedades contemporâneas massificadas.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/6144610.30611/2020n19id61446Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 19 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (II); 176-1962317-201010.30611/2020n19reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61446/162444Esteves, Pâmelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T03:42:11Zoai:periodicos.ufc:article/61446Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-12-20T03:42:11Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
title SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
spellingShingle SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
Esteves, Pâmela
Violência escolar
banalidade do mal
Hannah Arendt
cotidiano escolar
title_short SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
title_full SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
title_fullStr SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
title_full_unstemmed SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
title_sort SERIA A BANALIDADE DO MAL UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR?
author Esteves, Pâmela
author_facet Esteves, Pâmela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Pâmela
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
banalidade do mal
Hannah Arendt
cotidiano escolar
topic Violência escolar
banalidade do mal
Hannah Arendt
cotidiano escolar
description Esse artigo tem o objetivo de investigar as práticas de violência que desafiam o cotidiano escolar. Trata-se de buscar compreender as estruturas que possibilitam a construção e a sustentação dessas práticas. É com esse desejo de compreensão que nos colocamos na companhia de Hannah Arendt e Immanuel Kant, com o propósito de identificarmos o mal como uma fonte estrutural na formação das práticas violentas que se configuram nas relações escolares. Para melhor compreensão dos argumentos, o artigo percorre um caminho de apresentação das contribuições de Arendt e Kant sobre a maldade humana, e problematiza, a partir das narrativas discentes, se na motivação para o agir com violência pode ser fundamentada na banalização da maldade. Do ponto de vista metodológico, os argumentos defendidos neste texto são oriundos de uma pesquisa no campo educacional sobre as práticas de bullying que desafiam as relações intersubjetivas no cotidiano escolar.  A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2014 – 2017. O campo investigativo contemplou uma escola pública de grande porte da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três etapas metodológicas: 1- levantamento bibliográfico; 2- Observação do cotidiano escolar e aplicação de questionários aos estudantes. 3- A partir dos dados coletados nos questionários foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestrurado e aplicado aos sujeitos da pesquisa. Esse texto foi escrito contemplando todas as etapas da pesquisa e aponta como conclusão que a banalização da maldade é uma expressão da violência escolar nas sociedades contemporâneas massificadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61446
10.30611/2020n19id61446
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61446
identifier_str_mv 10.30611/2020n19id61446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61446/162444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 19 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (II); 176-196
2317-2010
10.30611/2020n19
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185280561152