Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kamlot, Daniel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dubeux, Veranise Jacubowski Correia, Toledo de Carvalho, Thiago Habib
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152
Resumo: Este artigo examina o comportamento dos consumidores de artigos esportivos quando confrontados com o fato deuma empresa de renome e atuação global no setor esportivo ter sido acusada de agir de forma socialmente condenável.Alguns problemas éticos, como o uso de trabalho infantil e escravo na fabricação de produtos, são colocados, e a reaçãodos consumidores é analisada à luz da situação real ocorrida com a empresa investigada. Com o objetivo de delinearrespostas a essas indagações colocadas pelos pesquisadores, foi realizado, ao longo de vários meses, um levantamentode dados por meio de questionários com perguntas fechadas, em pesquisas realizadas via Internet com brasileiros eestrangeiros. Os resultados da pesquisa traçam o perfil desses consumidores e mapeiam uma opinião ética sobre oassunto que permeia esta investigação, indicando que há uma percepção diferenciada entre brasileiros e estrangeirosquando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas.
id UFC-12_14e06d1e1850a10d8141dee856ed5389
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32152
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecidaResponsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas.Este artigo examina o comportamento dos consumidores de artigos esportivos quando confrontados com o fato deuma empresa de renome e atuação global no setor esportivo ter sido acusada de agir de forma socialmente condenável.Alguns problemas éticos, como o uso de trabalho infantil e escravo na fabricação de produtos, são colocados, e a reaçãodos consumidores é analisada à luz da situação real ocorrida com a empresa investigada. Com o objetivo de delinearrespostas a essas indagações colocadas pelos pesquisadores, foi realizado, ao longo de vários meses, um levantamentode dados por meio de questionários com perguntas fechadas, em pesquisas realizadas via Internet com brasileiros eestrangeiros. Os resultados da pesquisa traçam o perfil desses consumidores e mapeiam uma opinião ética sobre oassunto que permeia esta investigação, indicando que há uma percepção diferenciada entre brasileiros e estrangeirosquando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas.FEAAC/UFC2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3215210.19094/contextus.v10i2.32152Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 2: jul/dez 2012; 99-114Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 2: jul/dez 2012; 99-114Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 2: jul/dez 2012; 99-1142178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152/72451Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKamlot, DanielDubeux, Veranise Jacubowski CorreiaToledo de Carvalho, Thiago Habib2021-11-22T12:15:58Zoai:periodicos.ufc:article/32152Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:15:58Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
title Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
spellingShingle Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
Kamlot, Daniel
Responsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas.
title_short Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
title_full Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
title_fullStr Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
title_sort Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
author Kamlot, Daniel
author_facet Kamlot, Daniel
Dubeux, Veranise Jacubowski Correia
Toledo de Carvalho, Thiago Habib
author_role author
author2 Dubeux, Veranise Jacubowski Correia
Toledo de Carvalho, Thiago Habib
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kamlot, Daniel
Dubeux, Veranise Jacubowski Correia
Toledo de Carvalho, Thiago Habib
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas.
topic Responsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas.
description Este artigo examina o comportamento dos consumidores de artigos esportivos quando confrontados com o fato deuma empresa de renome e atuação global no setor esportivo ter sido acusada de agir de forma socialmente condenável.Alguns problemas éticos, como o uso de trabalho infantil e escravo na fabricação de produtos, são colocados, e a reaçãodos consumidores é analisada à luz da situação real ocorrida com a empresa investigada. Com o objetivo de delinearrespostas a essas indagações colocadas pelos pesquisadores, foi realizado, ao longo de vários meses, um levantamentode dados por meio de questionários com perguntas fechadas, em pesquisas realizadas via Internet com brasileiros eestrangeiros. Os resultados da pesquisa traçam o perfil desses consumidores e mapeiam uma opinião ética sobre oassunto que permeia esta investigação, indicando que há uma percepção diferenciada entre brasileiros e estrangeirosquando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152
10.19094/contextus.v10i2.32152
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v10i2.32152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152/72451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 2: jul/dez 2012; 99-114
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 2: jul/dez 2012; 99-114
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 2: jul/dez 2012; 99-114
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045751622762496