Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextus (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152 |
Resumo: | Este artigo examina o comportamento dos consumidores de artigos esportivos quando confrontados com o fato deuma empresa de renome e atuação global no setor esportivo ter sido acusada de agir de forma socialmente condenável.Alguns problemas éticos, como o uso de trabalho infantil e escravo na fabricação de produtos, são colocados, e a reaçãodos consumidores é analisada à luz da situação real ocorrida com a empresa investigada. Com o objetivo de delinearrespostas a essas indagações colocadas pelos pesquisadores, foi realizado, ao longo de vários meses, um levantamentode dados por meio de questionários com perguntas fechadas, em pesquisas realizadas via Internet com brasileiros eestrangeiros. Os resultados da pesquisa traçam o perfil desses consumidores e mapeiam uma opinião ética sobre oassunto que permeia esta investigação, indicando que há uma percepção diferenciada entre brasileiros e estrangeirosquando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas. |
id |
UFC-12_14e06d1e1850a10d8141dee856ed5389 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/32152 |
network_acronym_str |
UFC-12 |
network_name_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecidaResponsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas.Este artigo examina o comportamento dos consumidores de artigos esportivos quando confrontados com o fato deuma empresa de renome e atuação global no setor esportivo ter sido acusada de agir de forma socialmente condenável.Alguns problemas éticos, como o uso de trabalho infantil e escravo na fabricação de produtos, são colocados, e a reaçãodos consumidores é analisada à luz da situação real ocorrida com a empresa investigada. Com o objetivo de delinearrespostas a essas indagações colocadas pelos pesquisadores, foi realizado, ao longo de vários meses, um levantamentode dados por meio de questionários com perguntas fechadas, em pesquisas realizadas via Internet com brasileiros eestrangeiros. Os resultados da pesquisa traçam o perfil desses consumidores e mapeiam uma opinião ética sobre oassunto que permeia esta investigação, indicando que há uma percepção diferenciada entre brasileiros e estrangeirosquando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas.FEAAC/UFC2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3215210.19094/contextus.v10i2.32152Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 2: jul/dez 2012; 99-114Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 2: jul/dez 2012; 99-114Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 2: jul/dez 2012; 99-1142178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152/72451Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKamlot, DanielDubeux, Veranise Jacubowski CorreiaToledo de Carvalho, Thiago Habib2021-11-22T12:15:58Zoai:periodicos.ufc:article/32152Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:15:58Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida |
title |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida Kamlot, Daniel Responsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas. |
title_short |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida |
title_full |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida |
title_sort |
Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida |
author |
Kamlot, Daniel |
author_facet |
Kamlot, Daniel Dubeux, Veranise Jacubowski Correia Toledo de Carvalho, Thiago Habib |
author_role |
author |
author2 |
Dubeux, Veranise Jacubowski Correia Toledo de Carvalho, Thiago Habib |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kamlot, Daniel Dubeux, Veranise Jacubowski Correia Toledo de Carvalho, Thiago Habib |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas. |
topic |
Responsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas. |
description |
Este artigo examina o comportamento dos consumidores de artigos esportivos quando confrontados com o fato deuma empresa de renome e atuação global no setor esportivo ter sido acusada de agir de forma socialmente condenável.Alguns problemas éticos, como o uso de trabalho infantil e escravo na fabricação de produtos, são colocados, e a reaçãodos consumidores é analisada à luz da situação real ocorrida com a empresa investigada. Com o objetivo de delinearrespostas a essas indagações colocadas pelos pesquisadores, foi realizado, ao longo de vários meses, um levantamentode dados por meio de questionários com perguntas fechadas, em pesquisas realizadas via Internet com brasileiros eestrangeiros. Os resultados da pesquisa traçam o perfil desses consumidores e mapeiam uma opinião ética sobre oassunto que permeia esta investigação, indicando que há uma percepção diferenciada entre brasileiros e estrangeirosquando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152 10.19094/contextus.v10i2.32152 |
url |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152 |
identifier_str_mv |
10.19094/contextus.v10i2.32152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32152/72451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 2: jul/dez 2012; 99-114 Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 2: jul/dez 2012; 99-114 Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 2: jul/dez 2012; 99-114 2178-9258 1678-2089 reponame:Contextus (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
collection |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontextus@ufc.br |
_version_ |
1798045751622762496 |