CARACTERÍSTICAS DO DISCLOSURE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS POTENCIALMENTE POLUIDORAS: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DO PERÍODO DE 2005 A 2007
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Data de Publicação: | 2009 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Contextus (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32101 |
Resumo: | Este artigo objetiva identificar as características do disclosurevoluntário ambiental de empresas brasileiras. Para tanto,analisaram-se as Demonstrações Financeiras Padronizadas(DFPs) e os Relatórios de Sustentabilidade (RS) de 2005 a2007 de empresas abertas com ações listadas na Bolsa deValores de São Paulo (BOVESPA), pertencentes a setores dealto impacto ambiental. As características analisadas, com basena análise de conteúdo, compreendem a classificação deevidência, o tipo de notícia, a referência temporal e a localizaçãoda informação. Os resultados demonstram que nos trêsanos, as 57 empresas da amostra evidenciaram 6.182 sentençasambientais, sendo 73% divulgadas nos RS e 27% nasDFPs. Enfatiza-se que a maior parte da evidenciação édeclarativa, do tipo positiva e com referência temporal nãoespecificada. Conclui-se que a pesquisa corrobora a Teoria daDivulgação Voluntária, uma vez que as empresas divulgaramvoluntariamente poucas informações negativas a respeito desuas práticas ambientais. |
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CARACTERÍSTICAS DO DISCLOSURE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS POTENCIALMENTE POLUIDORAS: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DO PERÍODO DE 2005 A 2007Evidenciação Voluntária. Meio Ambiente. Características. Análise de Conteúdo. Empresas Potencialmente Poluidoras.Este artigo objetiva identificar as características do disclosurevoluntário ambiental de empresas brasileiras. Para tanto,analisaram-se as Demonstrações Financeiras Padronizadas(DFPs) e os Relatórios de Sustentabilidade (RS) de 2005 a2007 de empresas abertas com ações listadas na Bolsa deValores de São Paulo (BOVESPA), pertencentes a setores dealto impacto ambiental. As características analisadas, com basena análise de conteúdo, compreendem a classificação deevidência, o tipo de notícia, a referência temporal e a localizaçãoda informação. Os resultados demonstram que nos trêsanos, as 57 empresas da amostra evidenciaram 6.182 sentençasambientais, sendo 73% divulgadas nos RS e 27% nasDFPs. Enfatiza-se que a maior parte da evidenciação édeclarativa, do tipo positiva e com referência temporal nãoespecificada. Conclui-se que a pesquisa corrobora a Teoria daDivulgação Voluntária, uma vez que as empresas divulgaramvoluntariamente poucas informações negativas a respeito desuas práticas ambientais.FEAAC/UFC2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3210110.19094/contextus.v7i1.32101Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 7 No 1: jan/jun 2009; 23-36Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 7 Núm. 1: jan/jun 2009; 23-36Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 7 n. 1: jan/jun 2009; 23-362178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32101/72401Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRover, SulianiBorba, José AlonsoMurcia, Fernando Dal Ri2021-11-22T12:20:32Zoai:periodicos.ufc:article/32101Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:20:32Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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