O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextus (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155 |
Resumo: | Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização. |
id |
UFC-12_3d0b3731858164bb4237a4ab7e86772e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/32155 |
network_acronym_str |
UFC-12 |
network_name_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinenseMonitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização.FEAAC/UFC2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3215510.19094/contextus.v11i1.32155Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 11 No 1: jan/jun 2013; 25-38Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 11 Núm. 1: jan/jun 2013; 25-38Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 11 n. 1: jan/jun 2013; 25-382178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155/72454Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi2021-11-22T12:15:35Zoai:periodicos.ufc:article/32155Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:15:35Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense |
title |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense |
spellingShingle |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa. |
title_short |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense |
title_full |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense |
title_fullStr |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense |
title_full_unstemmed |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense |
title_sort |
O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense |
author |
Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi |
author_facet |
Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa. |
topic |
Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa. |
description |
Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155 10.19094/contextus.v11i1.32155 |
url |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155 |
identifier_str_mv |
10.19094/contextus.v11i1.32155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155/72454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 11 No 1: jan/jun 2013; 25-38 Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 11 Núm. 1: jan/jun 2013; 25-38 Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 11 n. 1: jan/jun 2013; 25-38 2178-9258 1678-2089 reponame:Contextus (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
collection |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontextus@ufc.br |
_version_ |
1798045751628005376 |