O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155
Resumo: Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização.
id UFC-12_3d0b3731858164bb4237a4ab7e86772e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32155
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinenseMonitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização.FEAAC/UFC2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3215510.19094/contextus.v11i1.32155Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 11 No 1: jan/jun 2013; 25-38Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 11 Núm. 1: jan/jun 2013; 25-38Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 11 n. 1: jan/jun 2013; 25-382178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155/72454Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi2021-11-22T12:15:35Zoai:periodicos.ufc:article/32155Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:15:35Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
title O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
spellingShingle O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi
Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.
title_short O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
title_full O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
title_fullStr O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
title_full_unstemmed O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
title_sort O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
author Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi
author_facet Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cance, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.
topic Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.
description Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155
10.19094/contextus.v11i1.32155
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v11i1.32155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32155/72454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 11 No 1: jan/jun 2013; 25-38
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 11 Núm. 1: jan/jun 2013; 25-38
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 11 n. 1: jan/jun 2013; 25-38
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045751628005376