PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla, Márcio Moutinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32404
Resumo: O principal objetivo desse trabalho reside em identificar e discutir as variáveis que predizem as intenções de retorno do público visitante a uma feira de negócios de Angra dos Reis-RJ. A avaliação foi conduzida por meio da realização de uma regressão logística binária, aplicada sobre uma amostra transversal de 277 visitantes do evento. Como resultado, verificou-se que das oito hipóteses testadas, apenas três delas foram aceitas, sendo duas hipóteses relativas ao impacto na predição da intenção de retorno sofrido pela percepção de sacrifício do público visitante; e uma hipótese referente ao efeito da percepção de benefício do evento para a economia local na predição das intenções de retorno. Com tais resultados, conclui-se que o estudo corrobora com os pressupostos de Grönroos (2004), ao postular que a maior parcela do valor percebido pelo cliente pode ser remetida à minimização do sacrifício dele, e não propriamente ao aumento dos benefícios ofertados.
id UFC-12_7a592516c3d5d85e538fb09064788606
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32404
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJIntenção de RetornoFeira de NegóciosRegressão LogísticaSacrifício PercebidoSatisfação O principal objetivo desse trabalho reside em identificar e discutir as variáveis que predizem as intenções de retorno do público visitante a uma feira de negócios de Angra dos Reis-RJ. A avaliação foi conduzida por meio da realização de uma regressão logística binária, aplicada sobre uma amostra transversal de 277 visitantes do evento. Como resultado, verificou-se que das oito hipóteses testadas, apenas três delas foram aceitas, sendo duas hipóteses relativas ao impacto na predição da intenção de retorno sofrido pela percepção de sacrifício do público visitante; e uma hipótese referente ao efeito da percepção de benefício do evento para a economia local na predição das intenções de retorno. Com tais resultados, conclui-se que o estudo corrobora com os pressupostos de Grönroos (2004), ao postular que a maior parcela do valor percebido pelo cliente pode ser remetida à minimização do sacrifício dele, e não propriamente ao aumento dos benefícios ofertados. FEAAC/UFC2012-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/savehttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3240410.19094/contextus.v10i1.262Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 1: jan/jun 2012; 123 - 135Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 1: jan/jun 2012; 123 - 135Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 1: jan/jun 2012; 123 - 1352178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32404/72678Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Márcio Moutinho2021-11-22T12:16:42Zoai:periodicos.ufc:article/32404Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:16:42Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
title PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
spellingShingle PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
Abdalla, Márcio Moutinho
Intenção de Retorno
Feira de Negócios
Regressão Logística
Sacrifício Percebido
Satisfação
title_short PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
title_full PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
title_fullStr PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
title_full_unstemmed PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
title_sort PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ
author Abdalla, Márcio Moutinho
author_facet Abdalla, Márcio Moutinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla, Márcio Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Intenção de Retorno
Feira de Negócios
Regressão Logística
Sacrifício Percebido
Satisfação
topic Intenção de Retorno
Feira de Negócios
Regressão Logística
Sacrifício Percebido
Satisfação
description O principal objetivo desse trabalho reside em identificar e discutir as variáveis que predizem as intenções de retorno do público visitante a uma feira de negócios de Angra dos Reis-RJ. A avaliação foi conduzida por meio da realização de uma regressão logística binária, aplicada sobre uma amostra transversal de 277 visitantes do evento. Como resultado, verificou-se que das oito hipóteses testadas, apenas três delas foram aceitas, sendo duas hipóteses relativas ao impacto na predição da intenção de retorno sofrido pela percepção de sacrifício do público visitante; e uma hipótese referente ao efeito da percepção de benefício do evento para a economia local na predição das intenções de retorno. Com tais resultados, conclui-se que o estudo corrobora com os pressupostos de Grönroos (2004), ao postular que a maior parcela do valor percebido pelo cliente pode ser remetida à minimização do sacrifício dele, e não propriamente ao aumento dos benefícios ofertados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32404
10.19094/contextus.v10i1.262
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32404
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v10i1.262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32404/72678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 1: jan/jun 2012; 123 - 135
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 1: jan/jun 2012; 123 - 135
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 1: jan/jun 2012; 123 - 135
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045752647221248