ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relaciona- das à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação.
id UFC-12_a98afcfec536a1aa03f0170172bd2cb5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32055
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃOMétodo de casosAdministraçãoensinoaprendizagemredação do casoEste trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relaciona- das à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação.FEAAC/UFC2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3205510.19094/contextus.v2i2.32055Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 2 No 2: jul/dez 2004; 7-16Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 2 Núm. 2: jul/dez 2004; 7-16Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 2 n. 2: jul/dez 2004; 7-162178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055/72356Copyright (c) 2004 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGil, Antonio Carlos2021-11-22T12:23:37Zoai:periodicos.ufc:article/32055Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:23:37Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
title ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
Gil, Antonio Carlos
Método de casos
Administração
ensino
aprendizagem
redação do caso
title_short ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
title_sort ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
author Gil, Antonio Carlos
author_facet Gil, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Método de casos
Administração
ensino
aprendizagem
redação do caso
topic Método de casos
Administração
ensino
aprendizagem
redação do caso
description Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relaciona- das à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055
10.19094/contextus.v2i2.32055
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v2i2.32055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055/72356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2004 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2004 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 2 No 2: jul/dez 2004; 7-16
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 2 Núm. 2: jul/dez 2004; 7-16
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 2 n. 2: jul/dez 2004; 7-16
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045751011442688