ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextus (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relaciona- das à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação. |
id |
UFC-12_a98afcfec536a1aa03f0170172bd2cb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/32055 |
network_acronym_str |
UFC-12 |
network_name_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃOMétodo de casosAdministraçãoensinoaprendizagemredação do casoEste trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relaciona- das à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação.FEAAC/UFC2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3205510.19094/contextus.v2i2.32055Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 2 No 2: jul/dez 2004; 7-16Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 2 Núm. 2: jul/dez 2004; 7-16Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 2 n. 2: jul/dez 2004; 7-162178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055/72356Copyright (c) 2004 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGil, Antonio Carlos2021-11-22T12:23:37Zoai:periodicos.ufc:article/32055Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:23:37Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO |
title |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO Gil, Antonio Carlos Método de casos Administração ensino aprendizagem redação do caso |
title_short |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO |
author |
Gil, Antonio Carlos |
author_facet |
Gil, Antonio Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método de casos Administração ensino aprendizagem redação do caso |
topic |
Método de casos Administração ensino aprendizagem redação do caso |
description |
Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relaciona- das à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055 10.19094/contextus.v2i2.32055 |
url |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055 |
identifier_str_mv |
10.19094/contextus.v2i2.32055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32055/72356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2004 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2004 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 2 No 2: jul/dez 2004; 7-16 Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 2 Núm. 2: jul/dez 2004; 7-16 Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 2 n. 2: jul/dez 2004; 7-16 2178-9258 1678-2089 reponame:Contextus (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
collection |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontextus@ufc.br |
_version_ |
1798045751011442688 |