Notas sobre a construção de casos para ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200012 |
Resumo: | Casos para ensino em Administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos. Vêm sendo utilizados na formação gerencial há cerca de cem anos em universidades norte-americanas, e mais recentemente na Europa e na Ásia. No Brasil, são pouco usados, mas o interesse neste método de ensino-aprendizagem nas escolas de administração está ressurgindo, talvez pela proliferação de mestrados profissionais e MBAs. A bibliografia em português sobre o assunto é escassa, muitos professores confundem casos para ensino com estudos de caso e a produção de casos locais é insignificante, se comparada com o acervo de casos estrangeiros disponíveis. Neste artigo enfatiza-se a estrutura e o processo de redação de casos para ensino. Fundamenta-se na bibliografia estrangeira sobre o caso-problema e sobre a narração de textos literários e não literários. É ilustrado com casos nacionais escritos ou orientados pela autora e com casos estrangeiros. |
id |
ANPPGA-1_bde57c04235b43e5bbb34b81073470fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552007000200012 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre a construção de casos para ensinométodo do casocaso para ensinoformação de gestoresredação de casos para ensinoCasos para ensino em Administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos. Vêm sendo utilizados na formação gerencial há cerca de cem anos em universidades norte-americanas, e mais recentemente na Europa e na Ásia. No Brasil, são pouco usados, mas o interesse neste método de ensino-aprendizagem nas escolas de administração está ressurgindo, talvez pela proliferação de mestrados profissionais e MBAs. A bibliografia em português sobre o assunto é escassa, muitos professores confundem casos para ensino com estudos de caso e a produção de casos locais é insignificante, se comparada com o acervo de casos estrangeiros disponíveis. Neste artigo enfatiza-se a estrutura e o processo de redação de casos para ensino. Fundamenta-se na bibliografia estrangeira sobre o caso-problema e sobre a narração de textos literários e não literários. É ilustrado com casos nacionais escritos ou orientados pela autora e com casos estrangeiros.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200012Revista de Administração Contemporânea v.11 n.2 2007reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552007000200012info:eu-repo/semantics/openAccessRoesch,Sylvia Maria Azevedopor2008-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552007000200012Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2008-01-18T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre a construção de casos para ensino |
title |
Notas sobre a construção de casos para ensino |
spellingShingle |
Notas sobre a construção de casos para ensino Roesch,Sylvia Maria Azevedo método do caso caso para ensino formação de gestores redação de casos para ensino |
title_short |
Notas sobre a construção de casos para ensino |
title_full |
Notas sobre a construção de casos para ensino |
title_fullStr |
Notas sobre a construção de casos para ensino |
title_full_unstemmed |
Notas sobre a construção de casos para ensino |
title_sort |
Notas sobre a construção de casos para ensino |
author |
Roesch,Sylvia Maria Azevedo |
author_facet |
Roesch,Sylvia Maria Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roesch,Sylvia Maria Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
método do caso caso para ensino formação de gestores redação de casos para ensino |
topic |
método do caso caso para ensino formação de gestores redação de casos para ensino |
description |
Casos para ensino em Administração são relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos. Vêm sendo utilizados na formação gerencial há cerca de cem anos em universidades norte-americanas, e mais recentemente na Europa e na Ásia. No Brasil, são pouco usados, mas o interesse neste método de ensino-aprendizagem nas escolas de administração está ressurgindo, talvez pela proliferação de mestrados profissionais e MBAs. A bibliografia em português sobre o assunto é escassa, muitos professores confundem casos para ensino com estudos de caso e a produção de casos locais é insignificante, se comparada com o acervo de casos estrangeiros disponíveis. Neste artigo enfatiza-se a estrutura e o processo de redação de casos para ensino. Fundamenta-se na bibliografia estrangeira sobre o caso-problema e sobre a narração de textos literários e não literários. É ilustrado com casos nacionais escritos ou orientados pela autora e com casos estrangeiros. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552007000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.11 n.2 2007 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209050975797248 |