Análise simplificada de custos de Tecnologia de Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kimura, Herbert
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Perera, Luiz Carlos Jacob, Antunes, Maria Thereza Pompa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32150
Resumo: A Tecnologia de Informação (TI) foi uma das áreas mais dinâmicas do século 20 e, na entrada deste novo milênio,percebe-se a tecnologia fortemente integrada a quase todos os aspectos do cotidiano. Enormes volumes de recursos têmsido direcionados às áreas de TI, chegando a representar, em média, cerca de 40% dos investimentos de capital de umaempresa. Neste trabalho, é discutido um mecanismo de gerenciamento de custos de áreas de TI. Na abordagem proposta,o preço dos serviços prestados pelo departamento de TI envolve uma margem de lucro adicionada ao custo que éapurado segundo atividades. Uma vez que não existem modelos consagrados de gestão de custos de TI, neste trabalhoprocura-se trazer ao debate um modelo simplificado que agrega um mecanismo de controladoria utilizando conceitos decusteio baseado em atividades com as diretrizes de gestão de tecnologia fundamentadas no CobiT (Control Objectivesfor Information and Related Technology). Para ilustrar o modelo proposto, foi realizado um estudo de caso sobre análisede custos de TI de uma instituição de ensino superior de São Paulo.
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