Análise simplificada de custos de Tecnologia de Informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextus (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32150 |
Resumo: | A Tecnologia de Informação (TI) foi uma das áreas mais dinâmicas do século 20 e, na entrada deste novo milênio,percebe-se a tecnologia fortemente integrada a quase todos os aspectos do cotidiano. Enormes volumes de recursos têmsido direcionados às áreas de TI, chegando a representar, em média, cerca de 40% dos investimentos de capital de umaempresa. Neste trabalho, é discutido um mecanismo de gerenciamento de custos de áreas de TI. Na abordagem proposta,o preço dos serviços prestados pelo departamento de TI envolve uma margem de lucro adicionada ao custo que éapurado segundo atividades. Uma vez que não existem modelos consagrados de gestão de custos de TI, neste trabalhoprocura-se trazer ao debate um modelo simplificado que agrega um mecanismo de controladoria utilizando conceitos decusteio baseado em atividades com as diretrizes de gestão de tecnologia fundamentadas no CobiT (Control Objectivesfor Information and Related Technology). Para ilustrar o modelo proposto, foi realizado um estudo de caso sobre análisede custos de TI de uma instituição de ensino superior de São Paulo. |
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Análise simplificada de custos de Tecnologia de InformaçãoTecnologia de informação. Custeio baseado em atividade. Gestão de custos. Centro de resultados. Objetivos de controle.A Tecnologia de Informação (TI) foi uma das áreas mais dinâmicas do século 20 e, na entrada deste novo milênio,percebe-se a tecnologia fortemente integrada a quase todos os aspectos do cotidiano. Enormes volumes de recursos têmsido direcionados às áreas de TI, chegando a representar, em média, cerca de 40% dos investimentos de capital de umaempresa. Neste trabalho, é discutido um mecanismo de gerenciamento de custos de áreas de TI. Na abordagem proposta,o preço dos serviços prestados pelo departamento de TI envolve uma margem de lucro adicionada ao custo que éapurado segundo atividades. Uma vez que não existem modelos consagrados de gestão de custos de TI, neste trabalhoprocura-se trazer ao debate um modelo simplificado que agrega um mecanismo de controladoria utilizando conceitos decusteio baseado em atividades com as diretrizes de gestão de tecnologia fundamentadas no CobiT (Control Objectivesfor Information and Related Technology). Para ilustrar o modelo proposto, foi realizado um estudo de caso sobre análisede custos de TI de uma instituição de ensino superior de São Paulo.FEAAC/UFC2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3215010.19094/contextus.v10i2.32150Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 2: jul/dez 2012; 61-82Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 2: jul/dez 2012; 61-82Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 2: jul/dez 2012; 61-822178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32150/72449Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKimura, HerbertPerera, Luiz Carlos JacobAntunes, Maria Thereza Pompa2021-11-22T12:16:14Zoai:periodicos.ufc:article/32150Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:16:14Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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