The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Selma de Abreu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Nadiá Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235
Resumo: Este artigo é uma decorrência da pesquisa que estamos desenvolvendo no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sobre o estranho e o duplo na literatura e no cinema. Para articular a psicanálise, a literatura e o cinema, escolhemos as reflexões de Freud e de Lacan sobre o estranho e o duplo. Esse tema tem se manifestado de várias formas nos textos literários: sósia, a sombra, o eco, gêmeos, a imagem obtida no retrato e o reflexo no espelho. Nosso objetivo é analisar o filme O Passageiro - Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, a partir da seguinte representação do duplo: o outro como sósia. O eu como duplo sob a forma de sósia é inaugurado pelo Anfitrião de Plauto. Lacan, inclusive, diz no Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, que foi Plauto quem introduziu sósia. Palavras-Chave: Estranho; duplo; psicanálise; literatura; cinema. Abstract This article is a result of the research that is being developed in the Doctorate of the Postgraduation Program in Psychoanalysis, at the State University of Rio de Janeiro / UERJ, about the uncanny and the doppelganger in literature and cinema. To articulate psychoanalysis, literature, and cinema, we choose Freud and Lacan's reflections on the uncanny and  the doppelganger. This theme has been  articulated  in literary texts with different names, such as: doppelganger, the shadow, the echo, twins, the image obtained in the picture and the reflection in the mirror. Our purpose  is to analyze Michelangelo Antonioni's The Passenger - Profession: Reporter (1975), from the  representation of  the doppelganger as someone who looks alike. The doppelganger was  inaugurated  by Plautus’ Amphitryon. Even Lacan said  in The Seminar, book 2: the Ego in Freud's Theory and in the Technique of  Psychoanalysis,  that was Plautus who introduced the concept of doppelganger. Keywords: Uncanny; doppelganger; psychoanalysis; literature; movie.  
id UFC-13_33f621a43d5cd749ea7e874b435c13ab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/31235
network_acronym_str UFC-13
network_name_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporterO estranho e o duplo em o passageiro – Profissão: repórterEstranhoduplopsicanáliseliteraturacinema. Uncannydoppelgangerpsychoanalysisliteraturemovie.O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃOREPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSIONREPORTEREste artigo é uma decorrência da pesquisa que estamos desenvolvendo no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sobre o estranho e o duplo na literatura e no cinema. Para articular a psicanálise, a literatura e o cinema, escolhemos as reflexões de Freud e de Lacan sobre o estranho e o duplo. Esse tema tem se manifestado de várias formas nos textos literários: sósia, a sombra, o eco, gêmeos, a imagem obtida no retrato e o reflexo no espelho. Nosso objetivo é analisar o filme O Passageiro - Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, a partir da seguinte representação do duplo: o outro como sósia. O eu como duplo sob a forma de sósia é inaugurado pelo Anfitrião de Plauto. Lacan, inclusive, diz no Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, que foi Plauto quem introduziu sósia. Palavras-Chave: Estranho; duplo; psicanálise; literatura; cinema. Abstract This article is a result of the research that is being developed in the Doctorate of the Postgraduation Program in Psychoanalysis, at the State University of Rio de Janeiro / UERJ, about the uncanny and the doppelganger in literature and cinema. To articulate psychoanalysis, literature, and cinema, we choose Freud and Lacan's reflections on the uncanny and  the doppelganger. This theme has been  articulated  in literary texts with different names, such as: doppelganger, the shadow, the echo, twins, the image obtained in the picture and the reflection in the mirror. Our purpose  is to analyze Michelangelo Antonioni's The Passenger - Profession: Reporter (1975), from the  representation of  the doppelganger as someone who looks alike. The doppelganger was  inaugurated  by Plautus’ Amphitryon. Even Lacan said  in The Seminar, book 2: the Ego in Freud's Theory and in the Technique of  Psychoanalysis,  that was Plautus who introduced the concept of doppelganger. Keywords: Uncanny; doppelganger; psychoanalysis; literature; movie.  Universidade Federal do Ceará2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-143Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-1432179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235/73087Camargo, Selma de AbreuFerreira, Nadiá Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T14:58:29Zoai:periodicos.ufc:article/31235Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-02T14:58:29Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
O estranho e o duplo em o passageiro – Profissão: repórter
title The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
spellingShingle The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
Camargo, Selma de Abreu
Estranho
duplo
psicanálise
literatura
cinema. Uncanny
doppelganger
psychoanalysis
literature
movie.
O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃO
REPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSION
REPORTER
title_short The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
title_full The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
title_fullStr The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
title_full_unstemmed The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
title_sort The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
author Camargo, Selma de Abreu
author_facet Camargo, Selma de Abreu
Ferreira, Nadiá Paulo
author_role author
author2 Ferreira, Nadiá Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Selma de Abreu
Ferreira, Nadiá Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Estranho
duplo
psicanálise
literatura
cinema. Uncanny
doppelganger
psychoanalysis
literature
movie.
O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃO
REPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSION
REPORTER
topic Estranho
duplo
psicanálise
literatura
cinema. Uncanny
doppelganger
psychoanalysis
literature
movie.
O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃO
REPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSION
REPORTER
description Este artigo é uma decorrência da pesquisa que estamos desenvolvendo no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sobre o estranho e o duplo na literatura e no cinema. Para articular a psicanálise, a literatura e o cinema, escolhemos as reflexões de Freud e de Lacan sobre o estranho e o duplo. Esse tema tem se manifestado de várias formas nos textos literários: sósia, a sombra, o eco, gêmeos, a imagem obtida no retrato e o reflexo no espelho. Nosso objetivo é analisar o filme O Passageiro - Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, a partir da seguinte representação do duplo: o outro como sósia. O eu como duplo sob a forma de sósia é inaugurado pelo Anfitrião de Plauto. Lacan, inclusive, diz no Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, que foi Plauto quem introduziu sósia. Palavras-Chave: Estranho; duplo; psicanálise; literatura; cinema. Abstract This article is a result of the research that is being developed in the Doctorate of the Postgraduation Program in Psychoanalysis, at the State University of Rio de Janeiro / UERJ, about the uncanny and the doppelganger in literature and cinema. To articulate psychoanalysis, literature, and cinema, we choose Freud and Lacan's reflections on the uncanny and  the doppelganger. This theme has been  articulated  in literary texts with different names, such as: doppelganger, the shadow, the echo, twins, the image obtained in the picture and the reflection in the mirror. Our purpose  is to analyze Michelangelo Antonioni's The Passenger - Profession: Reporter (1975), from the  representation of  the doppelganger as someone who looks alike. The doppelganger was  inaugurated  by Plautus’ Amphitryon. Even Lacan said  in The Seminar, book 2: the Ego in Freud's Theory and in the Technique of  Psychoanalysis,  that was Plautus who introduced the concept of doppelganger. Keywords: Uncanny; doppelganger; psychoanalysis; literature; movie.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235
url http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235/73087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-143
Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-143
2179-1740
0102-1222
reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
collection Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@ufc.br||
_version_ 1797067735238180864