The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235 |
Resumo: | Este artigo é uma decorrência da pesquisa que estamos desenvolvendo no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sobre o estranho e o duplo na literatura e no cinema. Para articular a psicanálise, a literatura e o cinema, escolhemos as reflexões de Freud e de Lacan sobre o estranho e o duplo. Esse tema tem se manifestado de várias formas nos textos literários: sósia, a sombra, o eco, gêmeos, a imagem obtida no retrato e o reflexo no espelho. Nosso objetivo é analisar o filme O Passageiro - Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, a partir da seguinte representação do duplo: o outro como sósia. O eu como duplo sob a forma de sósia é inaugurado pelo Anfitrião de Plauto. Lacan, inclusive, diz no Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, que foi Plauto quem introduziu sósia. Palavras-Chave: Estranho; duplo; psicanálise; literatura; cinema. Abstract This article is a result of the research that is being developed in the Doctorate of the Postgraduation Program in Psychoanalysis, at the State University of Rio de Janeiro / UERJ, about the uncanny and the doppelganger in literature and cinema. To articulate psychoanalysis, literature, and cinema, we choose Freud and Lacan's reflections on the uncanny and the doppelganger. This theme has been articulated in literary texts with different names, such as: doppelganger, the shadow, the echo, twins, the image obtained in the picture and the reflection in the mirror. Our purpose is to analyze Michelangelo Antonioni's The Passenger - Profession: Reporter (1975), from the representation of the doppelganger as someone who looks alike. The doppelganger was inaugurated by Plautus’ Amphitryon. Even Lacan said in The Seminar, book 2: the Ego in Freud's Theory and in the Technique of Psychoanalysis, that was Plautus who introduced the concept of doppelganger. Keywords: Uncanny; doppelganger; psychoanalysis; literature; movie. |
id |
UFC-13_33f621a43d5cd749ea7e874b435c13ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/31235 |
network_acronym_str |
UFC-13 |
network_name_str |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporterO estranho e o duplo em o passageiro – Profissão: repórterEstranhoduplopsicanáliseliteraturacinema. Uncannydoppelgangerpsychoanalysisliteraturemovie.O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃOREPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSIONREPORTEREste artigo é uma decorrência da pesquisa que estamos desenvolvendo no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sobre o estranho e o duplo na literatura e no cinema. Para articular a psicanálise, a literatura e o cinema, escolhemos as reflexões de Freud e de Lacan sobre o estranho e o duplo. Esse tema tem se manifestado de várias formas nos textos literários: sósia, a sombra, o eco, gêmeos, a imagem obtida no retrato e o reflexo no espelho. Nosso objetivo é analisar o filme O Passageiro - Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, a partir da seguinte representação do duplo: o outro como sósia. O eu como duplo sob a forma de sósia é inaugurado pelo Anfitrião de Plauto. Lacan, inclusive, diz no Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, que foi Plauto quem introduziu sósia. Palavras-Chave: Estranho; duplo; psicanálise; literatura; cinema. Abstract This article is a result of the research that is being developed in the Doctorate of the Postgraduation Program in Psychoanalysis, at the State University of Rio de Janeiro / UERJ, about the uncanny and the doppelganger in literature and cinema. To articulate psychoanalysis, literature, and cinema, we choose Freud and Lacan's reflections on the uncanny and the doppelganger. This theme has been articulated in literary texts with different names, such as: doppelganger, the shadow, the echo, twins, the image obtained in the picture and the reflection in the mirror. Our purpose is to analyze Michelangelo Antonioni's The Passenger - Profession: Reporter (1975), from the representation of the doppelganger as someone who looks alike. The doppelganger was inaugurated by Plautus’ Amphitryon. Even Lacan said in The Seminar, book 2: the Ego in Freud's Theory and in the Technique of Psychoanalysis, that was Plautus who introduced the concept of doppelganger. Keywords: Uncanny; doppelganger; psychoanalysis; literature; movie. Universidade Federal do Ceará2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-143Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-1432179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235/73087Camargo, Selma de AbreuFerreira, Nadiá Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T14:58:29Zoai:periodicos.ufc:article/31235Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-02T14:58:29Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter O estranho e o duplo em o passageiro – Profissão: repórter |
title |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter |
spellingShingle |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter Camargo, Selma de Abreu Estranho duplo psicanálise literatura cinema. Uncanny doppelganger psychoanalysis literature movie. O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃO REPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSION REPORTER |
title_short |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter |
title_full |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter |
title_fullStr |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter |
title_full_unstemmed |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter |
title_sort |
The uncanny and the doppelganger in the passenger - Profession: reporter |
author |
Camargo, Selma de Abreu |
author_facet |
Camargo, Selma de Abreu Ferreira, Nadiá Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Nadiá Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Selma de Abreu Ferreira, Nadiá Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estranho duplo psicanálise literatura cinema. Uncanny doppelganger psychoanalysis literature movie. O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃO REPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSION REPORTER |
topic |
Estranho duplo psicanálise literatura cinema. Uncanny doppelganger psychoanalysis literature movie. O ESTRANHO E O DUPLO EM O PASSAGEIRO – PROFISSÃO REPÓRTER - THE UNCANNY AND THE DOPPELGANGER IN THE PASSENGER - PROFESSION REPORTER |
description |
Este artigo é uma decorrência da pesquisa que estamos desenvolvendo no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, sobre o estranho e o duplo na literatura e no cinema. Para articular a psicanálise, a literatura e o cinema, escolhemos as reflexões de Freud e de Lacan sobre o estranho e o duplo. Esse tema tem se manifestado de várias formas nos textos literários: sósia, a sombra, o eco, gêmeos, a imagem obtida no retrato e o reflexo no espelho. Nosso objetivo é analisar o filme O Passageiro - Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, a partir da seguinte representação do duplo: o outro como sósia. O eu como duplo sob a forma de sósia é inaugurado pelo Anfitrião de Plauto. Lacan, inclusive, diz no Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, que foi Plauto quem introduziu sósia. Palavras-Chave: Estranho; duplo; psicanálise; literatura; cinema. Abstract This article is a result of the research that is being developed in the Doctorate of the Postgraduation Program in Psychoanalysis, at the State University of Rio de Janeiro / UERJ, about the uncanny and the doppelganger in literature and cinema. To articulate psychoanalysis, literature, and cinema, we choose Freud and Lacan's reflections on the uncanny and the doppelganger. This theme has been articulated in literary texts with different names, such as: doppelganger, the shadow, the echo, twins, the image obtained in the picture and the reflection in the mirror. Our purpose is to analyze Michelangelo Antonioni's The Passenger - Profession: Reporter (1975), from the representation of the doppelganger as someone who looks alike. The doppelganger was inaugurated by Plautus’ Amphitryon. Even Lacan said in The Seminar, book 2: the Ego in Freud's Theory and in the Technique of Psychoanalysis, that was Plautus who introduced the concept of doppelganger. Keywords: Uncanny; doppelganger; psychoanalysis; literature; movie. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31235/73087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-143 Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 137-143 2179-1740 0102-1222 reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@ufc.br|| |
_version_ |
1797067735238180864 |