League of Legends and the vicious cycle of in the virtual environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koga, Daniela Yumi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Laurenti, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/41003
Resumo: Esta pesquisa empírico-exploratória teve o objetivo de investigar a “dependência de jogos” de uma perspectiva analítico-comportamental. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas com três voluntários do sexo masculino, maiores de dezoito anos, e que jogavam por dia, em média, pelo menos quatro horas ininterruptas o jogo League of Legends. A análise funcional mostrou que a alta frequência diária com que os participantes jogam, e os efeitos prejudiciais a ela associados, pode ser esclarecida pela inter-relação entre contingências de reforçamento positivo e negativo, que se dá na forma de um ciclo vicioso: quanto mais os participantes jogam mais reforçadores naturais e arbitrários produzem no contexto virtual e mais eventos aversivos sociais produzem no ambiente não-virtual, o que acaba fortalecendo o próprio jogar como esquiva do ambiente não-virtual. Com efeito, a “dependência de jogos” pode prescindir de explicações psicopatológicas, que recorrem a causas internas como ímpeto ou impulso.
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spelling League of Legends and the vicious cycle of in the virtual environmentLeague of Legends e o ciclo vicioso do jogar no ambiente virtual / League of Legends and the vicious cycle of in the virtual environmentEsta pesquisa empírico-exploratória teve o objetivo de investigar a “dependência de jogos” de uma perspectiva analítico-comportamental. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas com três voluntários do sexo masculino, maiores de dezoito anos, e que jogavam por dia, em média, pelo menos quatro horas ininterruptas o jogo League of Legends. A análise funcional mostrou que a alta frequência diária com que os participantes jogam, e os efeitos prejudiciais a ela associados, pode ser esclarecida pela inter-relação entre contingências de reforçamento positivo e negativo, que se dá na forma de um ciclo vicioso: quanto mais os participantes jogam mais reforçadores naturais e arbitrários produzem no contexto virtual e mais eventos aversivos sociais produzem no ambiente não-virtual, o que acaba fortalecendo o próprio jogar como esquiva do ambiente não-virtual. Com efeito, a “dependência de jogos” pode prescindir de explicações psicopatológicas, que recorrem a causas internas como ímpeto ou impulso.Universidade Federal do Ceará2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/4100310.36517/revpsiufc.11.1.2020.6Journal of Psychology; Vol 11 No 1 (2020): V.11, N.1, 2020 (JANEIRO-JUNHO); 81 - 94Revista de Psicologia; v. 11 n. 1 (2020): V.11, N.1, 2020 (JANEIRO-JUNHO); 81 - 942179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/41003/99823http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/41003/99844http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/41003/99861Copyright (c) 2020 Revista de Psicologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoga, Daniela YumiLaurenti, Carolina2021-06-14T10:47:03Zoai:periodicos.ufc:article/41003Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-14T10:47:03Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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