Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Bianchi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gastaldi, Renata Maioli Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690
Resumo: Este artigo visa discorrer sobre a masculinidade a partir de um discurso científico, tendo o ponto de vista biológico como um pano de fundo do nascimento da ciência e da moral moderna e também compreender como tais pontuações serviram de alicerce para a construção do masculino que se faz presente hoje. Utilizamos como instrumentos de análise apontamentos dos filmes Maria Antonieta e O Sorriso de Monalisa que demonstram valores historicamente sedimentados de uma época moderna sendo abalados. Neste sentido, tem-se o corpo como uma marca definidora de identidade. Conclui-se que repensar o masculino por essa via implica analisar a relação deste com o discurso biológico presente na construção da masculinidade e que produz efeitos ainda hoje na sociedade do século XXI. A possível quebra de paradigma aconteceu aos poucos ofertando um novo lugar para o masculino existir, possibilitando que o homem seja capaz de fazer suas próprias escolhas de identidade.
id UFC-13_cf5cc327c76e1287e04851067b58f825
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/40690
network_acronym_str UFC-13
network_name_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic worksNotas sobre o masculino no discurso da modernidade a partir de duas obras cinematográficas / Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic worksEste artigo visa discorrer sobre a masculinidade a partir de um discurso científico, tendo o ponto de vista biológico como um pano de fundo do nascimento da ciência e da moral moderna e também compreender como tais pontuações serviram de alicerce para a construção do masculino que se faz presente hoje. Utilizamos como instrumentos de análise apontamentos dos filmes Maria Antonieta e O Sorriso de Monalisa que demonstram valores historicamente sedimentados de uma época moderna sendo abalados. Neste sentido, tem-se o corpo como uma marca definidora de identidade. Conclui-se que repensar o masculino por essa via implica analisar a relação deste com o discurso biológico presente na construção da masculinidade e que produz efeitos ainda hoje na sociedade do século XXI. A possível quebra de paradigma aconteceu aos poucos ofertando um novo lugar para o masculino existir, possibilitando que o homem seja capaz de fazer suas próprias escolhas de identidade.Universidade Federal do Ceará2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/4069010.36517/revpsiufc.11.1.2020.17Journal of Psychology; Vol 11 No 1 (2020): V.11, N.1, 2020 (JANEIRO-JUNHO); 211 - 224Revista de Psicologia; v. 11 n. 1 (2020): V.11, N.1, 2020 (JANEIRO-JUNHO); 211 - 2242179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690/99834http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690/99886http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690/99891Copyright (c) 2020 Revista de Psicologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael BianchiGastaldi, Renata Maioli Rodrigues2021-06-16T12:32:32Zoai:periodicos.ufc:article/40690Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-16T12:32:32Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
Notas sobre o masculino no discurso da modernidade a partir de duas obras cinematográficas / Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
title Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
spellingShingle Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
Silva, Rafael Bianchi
title_short Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
title_full Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
title_fullStr Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
title_full_unstemmed Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
title_sort Notes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic works
author Silva, Rafael Bianchi
author_facet Silva, Rafael Bianchi
Gastaldi, Renata Maioli Rodrigues
author_role author
author2 Gastaldi, Renata Maioli Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Bianchi
Gastaldi, Renata Maioli Rodrigues
description Este artigo visa discorrer sobre a masculinidade a partir de um discurso científico, tendo o ponto de vista biológico como um pano de fundo do nascimento da ciência e da moral moderna e também compreender como tais pontuações serviram de alicerce para a construção do masculino que se faz presente hoje. Utilizamos como instrumentos de análise apontamentos dos filmes Maria Antonieta e O Sorriso de Monalisa que demonstram valores historicamente sedimentados de uma época moderna sendo abalados. Neste sentido, tem-se o corpo como uma marca definidora de identidade. Conclui-se que repensar o masculino por essa via implica analisar a relação deste com o discurso biológico presente na construção da masculinidade e que produz efeitos ainda hoje na sociedade do século XXI. A possível quebra de paradigma aconteceu aos poucos ofertando um novo lugar para o masculino existir, possibilitando que o homem seja capaz de fazer suas próprias escolhas de identidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690
10.36517/revpsiufc.11.1.2020.17
url http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690
identifier_str_mv 10.36517/revpsiufc.11.1.2020.17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690/99834
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690/99886
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/40690/99891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Psicologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Psicologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Psychology; Vol 11 No 1 (2020): V.11, N.1, 2020 (JANEIRO-JUNHO); 211 - 224
Revista de Psicologia; v. 11 n. 1 (2020): V.11, N.1, 2020 (JANEIRO-JUNHO); 211 - 224
2179-1740
0102-1222
reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
collection Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@ufc.br||
_version_ 1797067735326261248