Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rimá, Jacqueline de Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garcia, Joana Coeli Ribeiro, Targino, Maria das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244
Resumo: Apresenta-se a “Gestão pública dos técnicos administrativos em educação” (GPTAE) à luz das comunidades de práticas virtuais como um grupo que, se utilizando dessa estratégia, amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (ebooks).
id UFC-15_4dc133b7d23c8e3f1cdcaec2ff8ca1d0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6244
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino SuperiorComunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE.Apresenta-se a “Gestão pública dos técnicos administrativos em educação” (GPTAE) à luz das comunidades de práticas virtuais como um grupo que, se utilizando dessa estratégia, amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (ebooks).Universidade Federal do Ceará2017-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso; Pesquisa documental, bibliográfica e observação participante.application/pdftext/htmlhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/624410.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017.6244Informação em Pauta; Vol 2 No 1 (2017): Informação em Pauta; 8-27Informação em Pauta; v. 2 n. 1 (2017): Informação em Pauta; 8-272525-346810.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30020http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30029Copyright (c) 2017 Informação em Pautahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRimá, Jacqueline de CastroGarcia, Joana Coeli RibeiroTargino, Maria das Graças2022-01-01T04:43:07Zoai:periodicos.ufc:article/6244Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-01-01T04:43:07Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
title Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
spellingShingle Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
Rimá, Jacqueline de Castro
Comunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE.
title_short Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
title_full Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
title_fullStr Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
title_full_unstemmed Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
title_sort Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
author Rimá, Jacqueline de Castro
author_facet Rimá, Jacqueline de Castro
Garcia, Joana Coeli Ribeiro
Targino, Maria das Graças
author_role author
author2 Garcia, Joana Coeli Ribeiro
Targino, Maria das Graças
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rimá, Jacqueline de Castro
Garcia, Joana Coeli Ribeiro
Targino, Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE.
topic Comunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE.
description Apresenta-se a “Gestão pública dos técnicos administrativos em educação” (GPTAE) à luz das comunidades de práticas virtuais como um grupo que, se utilizando dessa estratégia, amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (ebooks).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso; Pesquisa documental, bibliográfica e observação participante.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244
10.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017.6244
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244
identifier_str_mv 10.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017.6244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30020
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informação em Pauta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informação em Pauta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol 2 No 1 (2017): Informação em Pauta; 8-27
Informação em Pauta; v. 2 n. 1 (2017): Informação em Pauta; 8-27
2525-3468
10.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231542242639872